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Detrminado órgão público realizou uma pesquisa de satisfação dos funcionários. Os resultados indicam que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o motivo dessa situação – afinal, os salários estão de acordo com os praticados no mercado, os funcionários têm estabilidade no emprego e o relacionamento com as chefias é bom.

Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:

Quanto aos conceitos e características das organizações formais, avalie as afirmativas a seguir, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Estrutura formal é aquela deliberadamente planejada e oficialmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.

( ) Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.

( ) O planejamento representa o estabelecimento de objetivos e resultados, bem como das estratégias e meios mais adequados para se alcançar uma situação futura pretendida.

( ) A direção representa o acompanhamento, o controle e a avaliação dos resultados apresentados em relação aos objetivos e aos resultados esperados.

Assinale a sequência correta.

Henri Fayol, durante o século 19, através da observação dos fatos e na condução de experiências, desenvolveu um modelo administrativo baseado em 14 princípios de gestão. Em relação a estes princípios, marque a alternativa que defina um destes de forma incorreta.

Segundo Taylor, as indústrias de sua época sofriam de três males: vadiagem sistemática dos operários; desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo para sua realização; falta de uniformidade nas técnicas e nos métodos de trabalho. Para correção desses males, Taylor sugere o scientific management ou Administração Científica, que ficou conhecida como:

“_____I_____ em lugar de empirismo. ______II______ em vez de discórdia. Cooperação e não _____III____. Rendimento _____IV_____ em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem, a fim de alcançar maior ________V_______."

A alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto, tornando-o verdadeiro, é:

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.

O feedback é uma ferramenta dispensável no processo de trabalho coletivo, uma vez que cada servidor precisa de cumprir apenas o que foi solicitado pelo gestor para alcançar os resultados desejados.

Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.

COLUNA I

1. Administração de cúpula de produção e administração setorial

2. Administração estratégica

3. Administração funcional

4. Administração de supervisão

COLUNA II

( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.

( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.

( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.

( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.

Assinale a sequência CORRETA.

Analise as posturas apresentadas abaixo:

I. Trabalhe em equipe: coopere com os outros colegas e mantenha relacionamentos positivos e produtivos com outros funcionários, sejam eles do mesmo grupo ou de diferentes setores.

II. Seja gentil, atencioso e disposto.

III. Procure ser inflexível em suas posturas e opiniões.

IV. Utilize gírias e diminutivos para criar um vínculo de proximidade com a pessoa atendida.

V. Durante o atendimento ao público, atenda telefonemas particulares ou seu celular.

VI. Evite falar alto no seu trabalho.

São posturas éticas e que devem ser adotadas em um ambiente de trabalho:

O campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de melhorar a eficácia de empresa, é denominado:

Quando analisamos as diferentes teorias da Administração, percebemos maneiras distintas de compreender o indivíduo. Nesse sentido, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras “V" ou falsas “F" e assinale a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A Escola de Relações Humanas teve o grande mérito de revelar uma maior complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações, o qual não depende apenas de estímulos econômicos, como diziam os teóricos da Escola Clássica, mas é também influenciado por fatores de ordem social e afetiva.

( ) Os autores da Escola de Relações Humanas têm em comum com os autores clássicos a consideração do homem como um ser passivo, que reage de forma padronizada aos estímulos aos quais é submetido na organização.

( ) O conceito de homem complexo vai além do conceito de “homo social", desenvolvido pela Escola de Relações Humanas. O homem complexo tem necessidades múltiplas, não só as de associação e filiação a grupos informais, como propunha essa escola.

( ) São características do homem social, conforme a Escola de Relações Humanas, necessidades múltiplas e complexas, desejos de autodesenvolvimento e realização e autonomia de pensamento.

( ) O conceito de homem complexo, que embasou o movimento de humanização do trabalho, foi criticado, uma vez que, embora ampliasse a compreensão do indivíduo em comparação às teorias anteriores, pressupunha que o ser humano buscasse sua realização e construísse sua identidade necessariamente nas relações de trabalho.

Considerando os tipos de resistência a mudança, assinale a alternativa que se relaciona com os aspectos psicológicos e emocionais dessa conduta.

A percepção de que o hospital tem diversas áreas e departamentos, mas que precisam funcionar em harmonia para que os resultados sejam alcançados, se relaciona com a capacidade cognitiva de enxergar a instituição como um todo e as relações entre as partes. Isso envolve o pensamento gerencial e analítico, o processamento das informações e a capacidade de planejamento. Enxergar as situações, os padrões amplos e subjetivos, implica conhecer onde um departamento se ajusta na organização como um todo e como a organização se encaixa no negócio ampliado, na comunidade e no ambiente social. Esse conceito refere-se a

São técnicas ou ferramentas utilizadas por empresas para melhor conhecer os seus clientes e o mercado consumidor, exceto:

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Considere que uma determinada empresa faça questão de ostentar, nas suas instalações físicas, nos veículos e nos uniformes dos empregados, a representação gráfica de sua marca, na forma de um trevo de quatro folhas, sendo, assim, reconhecida pelos seus clientes, fornecedores e pela sociedade em geral. Essa circunstância

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

No que se refere aos mecanismos primários de implementação da cultura organizacional, devem-se observar as regras e os rituais, as histórias e os mitos organizacionais, o design e a estrutura organizacionais e os sistemas e os procedimentos organizacionais.

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