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No desenvolvimento do hábito da leitura voltado às crianças de com poucos anos de idade, ainda em processo de alfabetização e letramento, é sugerido sempre por especialistas uma prática:

Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

1ª Coluna:

1 - Hipótese Pré-silábica.

2 - Hipótese Silábica.

3 - Silábico-Alfabético.

2ª Coluna:

( ) Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema.

( ) Usa as letras do nome para escrever tudo.

( ) Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada.

( ) Compreende que a escrita representa os sons da fala.

( ) Usa as letras do nome para escrever tudo.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

Considerando a consciência fonológica capacidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do principio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra. De acordo com o contexto acima relacione as colunas referente aos tipos de consciência:

I - Consciência de Palavras:

II - Consciência de Sílaba:

III - Consciência Fonêmica:

( ) ela contribui, entre outros benefícios, para que a criança identifique as partes de que a palavra é formada.

( ) é a capacidade de dividir uma frase em palavras e organizá-las de uma forma que haja significado.

( ) representa o nível de consciência fonológica que tem o papel mais importante na aquisição da leitura e da escrita em Português.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Estudiosos da alfabetização desenvolveram e sugeriram vários métodos. Um dos métodos mais antigos que tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois de todas as suas combinações silábicas e em seguida as palavras, é denominado:


Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social

brasileira é marcada pela

Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos. Sobre os métodos analíticos é CORRETO afirmar:

O termo Alfabetização pode ser entendido em dois sentidos principais, no sentido stricto e no sentido lato. Sobre o sentido stricto é CORRETO afirmar:

Segundo Délia Lerner, o que se põe como necessário é o enfrentamento do real no intuito de formar alunos praticantes da cultura escrita. Para isso, é necessário redimensionar o ensino das práticas de leitura e escrita como práticas sociais. Para esse redimensionamento é preciso olhar e analisar cinco questões presentes na escola que estão assinaladas abaixo, com exceção da alternativa:

Para Emília Ferreiro o erro, enquanto parte do aprendizado da criança, deve ser considerado como uma ferramenta que evidencia e transparece informações vitais para que o pedagogo desenvolva seu trabalho, pois:

Ao se referir aos diferentes níveis e tipos de letramento que a criança pode atingir, Soares (2009) afirma que em relação à leitura e à escrita, esses níveis podem variar de acordo com as necessidades, demandas da criança e do seu meio, contexto social e cultural a que pertence.

Dessa forma, é correto afirmar que:

Maria Montessori, uma importante educadora, influenciou a educação em um período de extrema rigidez das instituições escolares. Deu especial atenção à preparação do ambiente propício para o desenvolvimento infantil, à liberdade de ação das crianças pequenas e ao material a elas ofertado.

Em um ambiente de liberdade, desenvolveu o conceito de disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele que:

“O Projeto Alfabetização Móvel da UNESCO usou telefones celulares para complementar e dar apoio a um curso de alfabetização tradicional presencial, oferecido a 250 meninas adolescentes em áreas remotas do Paquistão. O analfabetismo é um problema crítico no Paquistão, com um impacto desproporcional sobre mulheres e meninas. Em termos nacionais, a taxa de alfabetização de homens adultos é de 69%, e de apenas 40% para as mulheres. Como as pesquisas educacionais mostram que as habilidades de leitura recém-adquiridas sofrem atrofia rápida sem uma prática consistente, os planejadores do projeto da UNESCO queriam um modo de apoiar remotamente as adolescentes, após a conclusão do curso. A única forma de comunicação com estudantes que viviam em aldeias sem computadores, ou sem conexões de internet confiáveis por linhas fixas, era por meio de telefones celulares. Instrutores do programa enviavam mensagens de texto às suas alunas, lembrando-lhes da necessidade de praticar a escrita ou pedindo que relessem trechos de um manual. Os instrutores também faziam perguntas às alunas, que as respondiam por mensagens de texto. Todas essas atividades e comunicação visavam a reforçar as habilidades de alfabetização que as meninas tinham adquirido durante o curso presencial. Antes que o projeto da UNESCO incorporasse os aparelhos móveis, somente 28% das meninas que completavam o curso de alfabetização recebiam nota “A" em um exame de acompanhamento. Entretanto, com o apoio dos aparelhos m veis, mais de 60% delas obtiveram “A". Com base nesse sucesso inicial, o projeto está sendo ampliado, alcançando agora mais de 2,5 mil alunas". (UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Paris: UNESCO, 2013). O uso dos celulares como possibilidade de acesso aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) foi recomendado pela UNESCO como uma forma de atingir pessoas alijadas dos processos educativos.

São empecilhos à generalização dessas práticas:

“Um currículo para a formação humana é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento. (...)" LIMA, Elvira Sousa. Currículo, Cultura e conhecimento. São Paulo, 2005. As alternativas abaixo, contém os principais itens necessários à elaboração de um currículo inclusivo e democrático, EXCETO:

Acerca dos conceitos que fundamentam o que define a alfabetização estética – ou educação estética –, assinale a alternativa que mais se adequa a essa definição:

Enquanto parte das hipóteses desenvolvidas por Emília Ferreiro, há as representações icônicas e não icônicas, que são descritos respectivamente, como:

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