Maria Montessori, uma importante educadora, influenciou a educação em um período de extrema rigidez das instituições escolares. Deu especial atenção à preparação do ambiente propício para o desenvolvimento infantil, à liberdade de ação das crianças pequenas e ao material a elas ofertado.
Em um ambiente de liberdade, desenvolveu o conceito de disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele que:
“O Projeto Alfabetização Móvel da UNESCO usou telefones celulares para complementar e dar apoio a um curso de alfabetização tradicional presencial, oferecido a 250 meninas adolescentes em áreas remotas do Paquistão. O analfabetismo é um problema crítico no Paquistão, com um impacto desproporcional sobre mulheres e meninas. Em termos nacionais, a taxa de alfabetização de homens adultos é de 69%, e de apenas 40% para as mulheres. Como as pesquisas educacionais mostram que as habilidades de leitura recém-adquiridas sofrem atrofia rápida sem uma prática consistente, os planejadores do projeto da UNESCO queriam um modo de apoiar remotamente as adolescentes, após a conclusão do curso. A única forma de comunicação com estudantes que viviam em aldeias sem computadores, ou sem conexões de internet confiáveis por linhas fixas, era por meio de telefones celulares. Instrutores do programa enviavam mensagens de texto às suas alunas, lembrando-lhes da necessidade de praticar a escrita ou pedindo que relessem trechos de um manual. Os instrutores também faziam perguntas às alunas, que as respondiam por mensagens de texto. Todas essas atividades e comunicação visavam a reforçar as habilidades de alfabetização que as meninas tinham adquirido durante o curso presencial. Antes que o projeto da UNESCO incorporasse os aparelhos móveis, somente 28% das meninas que completavam o curso de alfabetização recebiam nota “A" em um exame de acompanhamento. Entretanto, com o apoio dos aparelhos m veis, mais de 60% delas obtiveram “A". Com base nesse sucesso inicial, o projeto está sendo ampliado, alcançando agora mais de 2,5 mil alunas". (UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Paris: UNESCO, 2013). O uso dos celulares como possibilidade de acesso aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) foi recomendado pela UNESCO como uma forma de atingir pessoas alijadas dos processos educativos.
São empecilhos à generalização dessas práticas:
“Um currículo para a formação humana é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento. (...)" LIMA, Elvira Sousa. Currículo, Cultura e conhecimento. São Paulo, 2005. As alternativas abaixo, contém os principais itens necessários à elaboração de um currículo inclusivo e democrático, EXCETO:
Acerca dos conceitos que fundamentam o que define a alfabetização estética – ou educação estética –, assinale a alternativa que mais se adequa a essa definição:
Enquanto parte das hipóteses desenvolvidas por Emília Ferreiro, há as representações icônicas e não icônicas, que são descritos respectivamente, como:
A professora Márcia promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Desta forma a professora deve ter como um dos objetivos básicos propiciar:
Espera-se que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de:
Comparações entre os tempos escolares de diferentes gerações são bastante comuns e tendem, diante da velocidade das transformações do mundo de hoje, a ser cada vez mais frequentes. Mas será mesmo que a Educação era melhor? Apesar de a Educação não estar avançando na velocidade ideal e faltar muito a ser feito, temos, sim, o que comemorar dentro e fora da escola. Nesse sentido, é possível alegar que existem muitos desafios para serem superados. Nas assertivas abaixo há uma que não deve ser entendida como um desafio e sim como um avanço, assinale-a:
A alfabetização nos anos iniciais é importante proporcionar o acesso a diferentes tipos de materiais escritos. Esta diversidade proporciona a oportunidades para a mobilização de esquemas mentais e sensório-motores dos educandos, ampliando as situações de aprendizagem. O manuseio de materiais escritos, impressos ou digitalizados, sua análise e um ambiente propício são fundamentais para apropriação da norma escrita. Assim, o jornal é um meio pelo qual o aluno pode estabelecer relações entre os conteúdos e a realidade. É atualizado e apresenta uma visão do lugar num tempo específico em que a comunidade escolar está inserida. Sobre outras razões que incentivam a utilização do jornal nos anos iniciais, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam corretamente a sentença abaixo:
O estudo da ____________do ponto de vista___________________________e _____________________________ Começa pela descrição do______________________________, a partir do qual se discute os mecanismos fisiológicos envolvidos na produção da______________________.
Observe a figura abaixo:
Cagliari (2002) diz que se a criança aprendeu a língua oral consegue também aprender a escrita. Sendo assim é correto afirmar que:
A roda de leitores em que periodicamente as crianças tomam emprestado um livro da instituição para ler em casa deve fazer faz parte de uma atividade:
A alfabetização, em uma perspectiva de letramento, implica:
O aprendiz precisa avançar rumo a uma alfabetização em sentido lato, a qual supõe não somente a aprendizagem do sistema de escrita, mas também os conhecimentos sobre as práticas, usos e funções da leitura e da escrita, o que implica:
O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares.
Leia a relação abaixo, e assinale a alternativa que contempla ações que não correspondem aos cinco princípios centrais que orientam a proposta do PNAIC:
I - Currículo inclusivo, que defende o direito de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
II - Integração entre os componentes curriculares;
III - Seminários com participantes da formação para planejamento, execução e avaliação das atividades;
IV - Foco na organização do trabalho pedagógico;
V - Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;
VI - Jogos de alfabetização, baú da aprendizagem, livros didáticos, livros de literatura (PNBE) e obras complementares (PNLD);
VII - Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.
Não correspondem aos cinco princípios centrais que orientam a proposta do PNAI: