En relación a las ideas y estructuras lingüísticas del texto 6A5AAA, juzgue lo siguiente ítem.
El adverbio de tiempo “a menudo" (ℓ.1) puede sustituirse por muy de vez en cuando sin que se produzca un cambio semántico.
Em muitas ocasiões nos dirigimos a um sujeito singular e usamos o verbo na 1° pessoa do plural com a intenção de ser um participante ativo, de se colocar no lugar do interlocutor, ironizar ou diminuir a responsabilidade, envolvendo uma pluralidade fictícia. Existe também uma outra modalidade na qual um autor ou orador (de qualquer profissão) refere-se a si mesmo na 1° pessoa do plural . Exemplos dessas modalidades em espanhol seriam:
- Así que, ¿Vestimos negro para la festa esta noche?
-Desarrollamos un extenso programa social durante nuestro gobierno.
Assim, consecutivamente poderíamos dizer que as modalidades demonstradas são:
Em " Quando cheguei aqui na Alemanha notei essa diferença antes mesmo de ter amigos com filhos."(segundo parágrafo), as palavras grifadas denotam, respectivamente, a ideia de
No verso “Eu moro em qualquer lugar", os termos em destaque se referem:
Nas orações:
I- E no chão só vou me atirar.
II- Quem sabe um dia eu volte...
III- Comeram todos os doces, às escondidas.
A alternativa que apresenta advérbio (locução adverbial) de modo é:
Quanto à microestrutura textual, pode-se dizer que alguns elementos linguísticos, embora não sejam classificados como conjunções, têm papel importante na articulação das orações, funcionando como operadores argumentativos. Observe o que se afirma sobre algumas partículas presentes no texto REFLEXÃO SOBRE BULLYING da página anterior e marque ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso.
( ) “Justamente" (L.5) é um advérbio de tempo, que junto à expressão “nesse dia", remete à data comemorativa do combate ao bullying.
( ) “Afinal" (L. 08; 10) é um advérbio de caráter avaliativo que tem importante função comunicativa, pois chama a atenção para a pergunta enunciada, imprimindo subjetividade ao texto.
( ) “Também" (L.17) é um advérbio de inclusão, que no contexto de uso, favorece a inferência de que muito mais do que é enunciado na oração deixou de ser ensinado.
( ) “Agora" (L.19) é um advérbio de tempo, que acumula, no contexto de uso, outra função a de marcador discursivo, de valor adversativo, ou conclusivo, servindo para chamar a atenção para a pergunta enunciada.
A sequência CORRETA é
Leia o texto para responder à questão.
Sempre se imaginou que o uso exagerado de smartphones e tablets, com o corpo curvado e a atenção sugada pela tela, pudesse fazer _________ para o corpo. Estudos recentes constatam: faz sim. Uma das pesquisas revela um malefício surpreendente: _________ o eletrônico acelera o surgimento de rugas no pescoço. Criou-se até um termo, tech neck (neck é pescoço, em inglês), para designar os _________ que resultam da postura equivocada. Um trabalho coordenado pela Universidade Chung-Ang, da Coreia do Sul, mostrou que mulheres a partir dos 29 anos apresentaram vincos na região do pescoço – enquanto o natural seria depois do 40. O ponto em comum entre as pessoas investigadas: o _________ uso dos eletrônicos.
(Taís Botelho. Erga a cabeça! Veja, 16.08.2017. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a preposição em destaque forma expressão cujo sentido é de modo.
Considere os trechos abaixo retiradas do texto:
1 - “Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: 'Qual a qualidade da minha vida?'." (quinto parágrafo)
2 - “Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: 'Porque sem dinheiro não se vive'." (segundo parágrafo)
3 - “Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade."
(terceiro parágrafo)
4 - “O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso lugar na vida, o que vale e o que não vale, qual é o próprio sentido da existência." (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.
( ) Em 1, a pergunta funciona como complemento verbal de “indagamos".
( ) Em 2, a oração introduzida por “Porque" funciona como explicitação do conteúdo expresso pelo substantivo “resposta".
( ) Em 1 e 2, o sinal de dois-pontos é usado para introduzir um discurso direto, reproduzindo a fala de alguém.
( ) Em 3, as palavras introduzidas por dois-pontos são adjetivos que qualificam “Essencial".
( ) Em 4, o sinal de dois-pontos é usado para introduzir um discurso indireto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Ainda que, ao longo do século 20 − e mesmo no início do 21 − , o termo “república" tenha sido utilizado na autodenominação de regimes políticos autoritários, de modo geral a ideia contemporânea de república aproxima-se da de democracia, posto que está associada à soberania popular, exercida por meio da participação em eleições regulares, livres, competitivas e extensivas a todos os postos politicamente relevantes.
Afirma-se com correção sobre o que se tem acima (parágrafo 1):
Observe a frase a seguir e indique a informação acrescentada pelo emprego do advérbio "AINDA". "cansam-se, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste."
De acuerdo con las ideas y estructuras gramaticales del texto, juzgue los siguientes ítems.
La expresión “sin duda" (l.3) es reemplazable por indudablemente sin alteración gramatical en el texto.
(...) como esse poder delegado está sendo exercido, (l. 12-13)
A palavra destacada é classificada gramaticalmente como:
Marque a alternativa incorreta quanto à classificação do termo em destaque.
Julgue os itens seguintes em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto.
A inserção do conector “contudo”, entre vírgulas, após a forma verbal “É” (linha 4) manteria a correção gramatical do texto e evidenciaria a relação de sentido estabelecida entre os dois primeiros períodos do primeiro parágrafo do texto.