Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 180 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale o trecho que apresente um advérbio de tempo destacado:

As frases abaixo apresentam um problema em sua estruturação: o advérbio (ou locução) sublinhado já tem seu significado contido no verbo que o acompanha; assinale a exceção:

As locuções adverbiais modificam o sentido atribuído pelo verbo. Assim, assinale a alternativa cujo fragmento transcrito do texto NÃO destaca um exemplo desse tipo de locução.

No contexto em que estão empregadas no segundo parágrafo, as palavras muito, até e principalmente expressam, correta e respectivamente, as noções de

Para responder à questão, leia o texto abaixo:

A expressão “todas as noites” indica uma circunstância de:

Em “Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído.” (2º§), percebe-se que as orações são:

Considere o trecho abaixo para responder à questão seguinte.

"muita coisa ainda precisa ser feita para que a população se sinta segura." (1º§)

Atente para a análise da classe gramatical do vocábulo destacado em “muita coisa"(1º§). Em seguida, assinale a alternativa em que se destaca um exemplo de palavra de mesma classificação morfológica.

Provas: IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Supervisor Escolar IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Técnico Educacional em Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Terapeuta Ocupacional em Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Médico Veterinário IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Farmacêutico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Nutricionista IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Contador IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Assistente Social de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Psicólogo de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Odontólogo IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Biomédico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Fonoaudiólogo 20h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Psicólogo Clínico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Fisioterapeuta IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro 20h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro Obstetra IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Terapeuta Ocupacional IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Médico em Segurança do Trabalho IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Educador Físico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Matemática IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Educação Física IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - História IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Biologia IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Líbras IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II 40h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Língua Portuguesa IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II 30h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Língua Estrangeira Inglês
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Advérbios

Texto para responder à questão.

No fragmento “A moça aproximou-se (1) após esperar alguns minutos (2) na fila da tarde de autógrafos na livraria e disparou, (3) com um sorriso entredentes, (4) à queima-roupa", as expressões numeradas, antes de cada uma delas, mostram, respectivamente, circunstâncias de:

Para a questão, leia o poema abaixo.

A palavra “hoje” indica uma circunstância de:

Para responder à questão, leia o texto abaixo.

A expressão “todas as noites” indica uma circunstância de:

Leia a crônica de Ivan Angelo, para responder à questão.

A alternativa que indica corretamente, entre parênteses, a circunstância adverbial presente na expressão destacada é:

Marque a alternativa que descreve o emprego do termo destacado em “Aqui se estrepou."

Em vista disso, inteligência e sabedoria são dois conceitos interessantes. Assim, poderemos ter uma ideia mais precisa e útil do que realmente são. Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional e moldar uma personalidade virtuosa. Isso vai um passo além do cognitivo e do emocional".

O conectivo sublinhado acima que tem seu valor semântico indicado INADEQUADAMENTE é:

Observe a palavra em destaque na seguinte oração: ―Lentamente percorreu as sombras, detendo-se mais na cadeira, onde as roupas jogadas criavam formas que não lhe eram familiares.‖ O vocábulo em destaque às vezes gera algumas dúvidas, pois há uma forma semelhante, ou seja, aonde. Apesar da semelhança gráfica e fonética há uma diferença semântica que não deve ser menosprezada. Nesse sentido, observe as frases abaixo e assinale aquela que possuir um equívoco quanto ao uso de onde ou aonde.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282