A tomada de decisão é algo cotidiano nas organizações. Muito frequentemente, as decisões em uma organização são tomadas em acordo com o modelo racional, visando a maximização de um valor dentro de certos limites. O modelo de decisão racional é baseado em algumas premissas específicas. São premissas do modelo racional de tomada de decisão, EXCETO:
No campo de estudo denominado Comportamento Organizacional, as investigações sobre atitudes têm buscado compreender como elas afetam o trabalho. Sobre atitudes no âmbito do comportamento organizacional, é correto afirmar:
Conhecer uma organização é conhecer a sua cultura. A missão, os valores sociais, a filosofia, o comportamento das pessoas, entre outros, são aspectos que fazem parte da cultura de uma organização. Cada organização possui características únicas que moldam suas interações sociais e profissionais, ou seja, cada uma tem a sua própria cultura. São considerados aspectos formais da cultura organizacional, EXCETO:
Suprir a organização de recursos necessários para o seu pleno funcionamento é uma das funções precípuas do setor de compras. Muitos são os benefícios decorrentes do funcionamento estruturado de um processo de compras, sendo o principal a redução de custos inerentes à negociação de preços. São considerados os principais objetivos do setor de compras, EXCETO:
Cada organização, assim como cada pessoa, possui um
conjunto de crenças, de hábitos, de valores ou de
atitudes que influenciam diretamente as suas ações
cotidianas e moldam a sua forma de agir ou de se
relacionar. Nas empresas, a cultura organizacional é
expressa pela maneira como são feitos seus negócios,
como clientes e funcionários são tratados, ou ainda, o
grau de autonomia ou liberdade que os funcionários
possuem em suas respectivas unidades. Toda cultura
organizacional se apresenta em três diferentes níveis.
Relacione adequadamente os três níveis da cultura
organizacional dos seus respectivos componentes.
1- Artefatos.
2- Valores compartilhados.
3- Pressuposições básicas.
( ) Constitui o nível mais íntimo, profundo e oculto da
cultura organizacional. São as crenças
inconscientes, percepções e sentimentos.
( ) São relevantes e importantes para as pessoas e
que definem as razões pelas quais as pessoas
fazem o que fazem. Compreendem as filosofias, as
estratégias e os objetivos.
( ) É o mais superficial, visível e perceptível. São
coisas concretas que cada um vê, ouve ou sente.
São produtos, serviços e padrões de
comportamento.
A sequência está correta em
Analise a frase a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ________________ é a gestão de negócios públicos ou particulares.
Eficácia é um conceito muito usado nas empresas. Assinale abaixo a alternativa que não tem relação com eficácia.
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Desempenho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço intelectual ou físico.
II. Motivação para o trabalho é o processo pelo qual o esforço ou ação que leva ao desempenho profissional de uma pessoa é impulsionado por certos motivos.
Estão corretas as afirmativas:
Há teóricos que imaginam sistemas organizacionais funcionalmente
tão perfeitos que o ser humano nem precisa mais
ter autonomia. Tais teóricos focam suas análises no aperfeiçoamento das regras e nas estruturas internas da organização. Para eles, a partir do momento que a organização tem
estruturas adequadas que funcionam bem e otimizam a
produção, todos os outros problemas se resolvem, incluindo
aqueles relacionados ao comportamento humano e à
competitividade. Tais teóricos acreditavam que o aperfeiçoamento
cada vez maior dos sistemas e dos métodos de
produção garantiriam por si só os resultados desejados,
pois trabalhava-se com o pressuposto da racionalidade absoluta.
Pode-se considerar que tais teóricos pertenciam ao
denominado movimento de administração:
Na administração de conflitos, quando cada parte envolvida no conflito abre mão de alguma coisa de valor, ocorre um processo denominado:
É uma das responsabilidades da administração da produção:
A administração financeira é uma das áreas que compõem uma organização. Essa área tem interface direta com a área de
Uma área jurídica de uma organização, considerando a posição e a função adequadas, deve estar
Sobre as Organizações em Rede é possível afirmar:
Os contratos administrativos possuem peculiaridades em relação aos contratos regidos exclusivamente pelo Direito Privado, entre os quais as denominadas cláusulas exorbitantes, tais como