São propriedades dos documentos de arquivo:
Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação diretamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas. Em uma escola o tipo de arquivo que se destina a abrigar os documentos dos alunos que frequentaram e concluíram, ou por qualquer motivo, interromperam as atividades escolares, cuja consulta é esporádica, é o:
O prazo máximo de restrição de acesso à uma informação secreta é de:
O prazo máximo concedido a um órgão público para que se manifeste em relação a um pedido de informação é:
São consideradas espécies de arquivos públicos, EXCETO:
Com relação à educação patrimonial, julgue o item subsequente.
O Projeto Interação foi especialmente importante para a educação patrimonial no Brasil, pois contestava a uniformidade e a homogeneização da cultura, em favor do reconhecimento das diferenças culturais.
Com relação à educação patrimonial, julgue o item subsequente.
A política de educação patrimonial do IPHAN está estruturada em três eixos de atuação: gestão segmentada das ações educativas; inserção do tema patrimônio cultural na educação informal; e instituição de marcos programáticos no campo da educação patrimonial.
Acerca da gestão eletrônica de documentos arquivísticos e de sistemas informatizados de gestão arquivística, julgue o item subsecutivo.
Uma vez que cada instituição possui uma realidade arquivística específica, não é possível padronizar normas para uso de sistemas informatizados de gestão de documentos.
A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.
As políticas de acesso aos documentos e às informações foram impulsionadas pela evolução tecnológica observada nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, com a reconfiguração de diversos processos e o levantamento de novos questionamentos.
Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
O Compromisso de Brasília recomenda a elaboração de leis defensivas sobre a questão dos cemitérios, de túmulos históricos e artísticos e de monumentos funerários.
No que se refere ao arquivo, analise os itens a seguir: I – Utilizado somente para fins de pesquisa. II – Documentos particulares ou de qualquer instituição pública ou privada que tenham sido considerados importantes. III – Deve ser preservado na sua totalidade sem destruição, rasura ou mutilação.
Os arquivos que custodiam documentos em diferentes tipos de suportes, como os mapas e as fotografias, são denominados:
A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.
O usuário cujo pedido de acesso a documentos de determinada instituição seja negado não terá direito de apresentar recurso contra a negativa à instituição mantenedora do acervo.
A manutenção das instituições arquivísticas e dos documentos arquivísticos requer uma série de intervenções, que vão desde a construção (ou adaptação) de instalações para o seu funcionamento até o acondicionamento dos documentos físicos e em outros suportes. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.
O profissional responsável pelo acondicionamento de determinado documento ou acervo documental deve conhecer o acervo em tratamento e os documentos a serem preservados, além de ter ciência de que seu objetivo é guardar e proteger os documentos e facilitar seu manuseio, observados os critérios estabelecidos.
Com relação à educação patrimonial, julgue o item subsequente.
A criação do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC) foi uma iniciativa de Mário de Andrade e constitui um dos marcos da história da educação patrimonial brasileira.