O princípio básico da Administração, segundo o qual tudo o que ocorre dentro dos padrões normais não deve atrair em demasia a atenção do administrador e em que os desvios dos padrões normais devem ser reconhecidos e as devidas medidas adotadas, é o princípio:
De acordo com o conceito de racionalidade burocrática, uma organização é considerada racional
Sobre Administração Científica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Foi a primeira tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, sendo usada a observação e a mensuração. Contudo é muito criticada por pretender criar uma ciência sem o cuidado de apresentar comprovação científica de suas proposições e princípios. Seu método empírico e concreto traz um conhecimento alcançado pela evidência e baseia-se em dados singulares e observáveis.
( ) Henri Fayol (1841-1925) é considerado o fundador da Administração Científica, suas ideias foram publicadas no livro Administration Industrielle et Générale em 1916, Paris.
( ) A Organização Racional do Trabalho (ORT) foi a resposta às críticas, substituindo os métodos empíricos por científicos. Se fundamenta na: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Supervisão funcional; Desenho de tarefas e cargos; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de homo economicus; Condições Ambientais de trabalho; Padronização de Métodos e de Máquinas.
( ) Possui características próximas da Teoria das Relações Humanas; a observação metódica e paciente da execução de cada operação de uma determinada tarefa possibilitou eliminar desperdício e proporcionar mais tempo livre ao operário, fortalecendo a ênfase nas pessoas.
Assinale a sequência correta.
A teoria clássica da Administração traz em seu arcabouço de pensadores Taylor e Fayol. Taylor destacou-se como alguém preocupado com a administração ao nível de chão de fábrica. Já Fayol preocupava-se em
A evolução do pensamento administrativo está baseada em duas abordagens: a clássica e a contemporânea. No que se refere às abordagens, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
1) Clássica
2) Contemporânea
( ) Burocrática.
( ) Gestão Administrativa.
( ) Teoria da Contingência.
( ) Administração Sistemática.
( ) Teoria da Qualidade Total.
( ) Teoria dos Sistemas.
( ) Reengenharia.
( ) Administração Científica.
( ) Administração Quantitativa.
( ) Comportamento Organizacional.
( ) Organização inteligente.
( ) Relações Humanas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Em relação à evolução da administração, julgue o item
De acordo com a abordagem científica da administração, um dos males das indústrias na época era o desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
Com relação à compreensão sobre a evolução do pensamento administrativo, assim como suas teorias e abordagens, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta: I. A Teoria Clássica da Administração não se aplica aos dias atuais; seu valor é meramente teórico e histórico. II. As condições ambientais são suficientes para induzir o estado de motivação para o trabalho, considerando o papel dos fatores motivacionais. III. O valor dos resultados, a associação entre o desempenho e a recompensa e a associaçãoentre o esforço e o desempenho são os componentes principais da Teoria da Expectativa. IV. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contra os liderados, são exemplos de comportamentos de líderes autocráticos. V. Na passagem para o século XXI, o estudo da liderança focaliza o estilo motivacional, identificando um tipo de líder carismático que, além de ser inspirador, oferece recompensas materiais.
Em relação à evolução da administração, julgue o item
A corrente anatomista e fisiologista da organização, em que se inclui Fayol, tinha como preocupação básica aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e da disposição dos órgãos componentes da organização, em uma abordagem de baixo para cima (bottom‐up).
Henry Fayol defende a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, fazendo uma síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo. Para o autor, toda empresa desempenha seis funções básicas:
A abordagem indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras é denominada departamentalização por
Proposto em Maximiano, As competências gerenciais são classificadas em três categorias conhecimentos, habilidades e atitudes. Sobre conhecimentos é CORRETO afirmar:
Sobre Administração Científica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Foi a primeira tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, sendo usada a observação e a mensuração. Contudo é muito criticada por pretender criar uma ciência sem o cuidado de apresentar comprovação científica de suas proposições e princípios. Seu método empírico e concreto traz um conhecimento alcançado pela evidência e baseia-se em dados singulares e observáveis.
( ) Henri Fayol (1841-1925) é considerado o fundador da Administração Científica, suas ideias foram publicadas no livro Administration Industrielle et Générale em 1916, Paris.
( ) A Organização Racional do Trabalho (ORT) foi a resposta às críticas, substituindo os métodos empíricos por científicos. Se fundamenta na: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Supervisão funcional; Desenho de tarefas e cargos; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de homo economicus; Condições Ambientais de trabalho; Padronização de Métodos e de Máquinas.
( ) Possui características próximas da Teoria das Relações Humanas; a observação metódica e paciente da execução de cada operação de uma determinada tarefa possibilitou eliminar desperdício e proporcionar mais tempo livre ao operário, fortalecendo a ênfase nas pessoas.
Assinale a sequência correta.
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. A teoria administrativa que trata da Administração Científica tem como principal enfoque a racionalização do trabalho no nível operacional. Essa teoria tem como ênfase:
Um funcionário do curso de Administração de uma universidade comentou que o chefe de seu departamento conseguiu melhorar a produtividade do trabalho dos funcionários, utilizando técnicas de estudo de tempos e movimentos em que as tarefas foram divididas em seus movimentos básicos, e os diferentes gestos foram cronometrados para se determinar o modo mais eficiente de se completar cada uma delas.
Com base nessa descrição, constata-se que a gestão desse chefe foi embasada na abordagem