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Provas: FGV - 2014 - SUSAM - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

“No nível mais elementar, ação refere-se simplesmente às

práticas dos seres humanos: o que eles fazem. Contudo, desde os

primórdios da sociologia, há também grande interesse na

constituição dos atores e na ação per se. Weber, por exemplo,

distinguia quatro diferentes tipos de ação social: a ação racional

com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação

afetiva e a ação tradicional".

(Adaptado de SCOTT, John (org). Sociologia: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Zahar,

2010, p.13)

Considere os comportamentos abaixo listados e classifique-os

com base na tipologia de ação social estabelecida por Weber.

1- Um engenheiro projeta a construção de uma ponte,

avaliando os meios e recursos necessários.

2- Um jogador de futebol agride o juiz durante uma partida, por

estar descontente com a arbitragem.

3- Um casal realiza a cerimônia de matrimônioem uma igreja,

mesmo não sendo devoto.

Os exemplos acima ilustram, respectivamente,

Um dos grandes problemas das ciências sociais está na busca da objetividade.

É CORRETO afirmar que tal problema é

Provas: FGV - 2014 - SUSAM - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Leia os fragmentos a seguir.

1- “Um sistema social é um modo de organização de elementos

de ação relativo a processos persistentes ou ordenados de

mudança dos padrões interativos de uma pluralidade de

atores individuais. Uma vez que um sistema social é um

sistema de processos de interação entre atores, é a estrutura

das relações entre os atores, enquanto envolvidos nos

processos interativos, que é essencialmente a estrutura do

sistema social".

2- “Posto que a fundação da física social completa o sistema das

ciências naturais, torna-se possível e mesmo necessário

resumir os diversos conhecimentos adquiridos, que atingiram,

então, um estado fixo e homogêneo, a fim de coordená-los,

apresentando-os como diferentes ramos de um tronco único,

ao invés de continuar considerando-os apenas como vários

corpos isolados".

3- “Não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou

representam, e tampouco dos homens pensados, imaginados

e representados para, a partir daí, chegar aos homens de

carne e osso; parte-se dos homens realmente ativos e, a partir

de seu processo de vida real, expõe-se também o

desenvolvimento dos reflexos ideológicos e dos ecos desse

processo de vida. (...) não é a consciência que determina a

vida, mas a vida que determina a consciência".

Assinale a opção que identifica corretamente as correntes

teóricas que cada fragmento representa.

O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método

de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de

1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo

influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.

Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise

as afirmativas a seguir.

I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema

de diferenças entre os seus diversos elementos considerados

em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista

Ferdinand de Saussure.

II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado

concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas

normas sociais, como o parentesco, por exemplo.

III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,

radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar

qualquer forma de análise que se refira a elementos internos

ao texto.

Assinale:

Entre os pensadores que antecederam ao desenvolvimento do pensamento científico

moderno na análise dos fenômenos sociais e que deram importantes contribuições para

esse desenvolvimento posterior ao seu tempo está John Locke.

É CORRETO afirmar que um dos pontos importantes levantados por ele, que será depois

encontrado na moderna pesquisa social é

É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou uma auto–absorção sonhadora”. (GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.) Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a seguir.
I. A briga de galos é um costume insólito.
II. A briga de galos é um cálculo hedonista.
III. A briga de galos é um modelo total de vida social.
Assinale:

Analise o fragmento a seguir.
Este conceito sociológico é utilizado para descrever as desigualdades presentes em qualquer sociedade, tendo sido concebido como “ uma desigualdade configurada entre agrupamentos sociais diferentes”. As diferenças sociais que se apresentam hierarquizadas com base em critérios de riqueza, poder e rpestígio, entre outros, se apoiam uma sobre a outra, sistematizando a sociedade ”.
O fragmento apresenta o conceito de:

Leia o fragmento a seguir.
“A imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado. Considere o simples ato de tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é muito mais importante do que o ato de consumir a bebida propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma droga, por conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência, mas os viciados em café não são vistos pela maioria das pessoas na cultura ocidental como usuários de drogas. Como o álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades que “toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão interessados no porquê da existência de tais contrastes”.
(Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 24. Grifos do autor.)
O exercício de análise baseado na imaginação sociológica, proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de uma orientação denominada

Leia o texto a seguir, que analisa um aspecto da convivência de diplomatas neófitos durante o período inicial de suas trajetórias na carreira, momento em que passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco:
“Vejamos, em primeiro lugar, o questão dos trajes. O regulamento do IRBr diz que as pessoas devem se vestir com traje “passeio completo”, nada mais. Não diz nada em relação a cabelos, acessórios, cores de vestimenta ou outros aspectos da apresentação física. Contudo, esse é um aspecto de grande relevância na casa. Há casos de alunos do IRBr que são repreendidos por vestir camisas escuras, gravatas “coloridas demais”, roupas muito apertadas ou decotadas, brincos ou colares muito grandes. Os casos de repreensão explícita por um superior hierárquico, no entanto, são bastante raros. A repreensão mais comum é silenciosa, feita com um olhar diferente, sentida nas pequenas coisas. Ademais, os próprios alunos controlam uns aos outros, fazendo comentários sobre as vestimentas alheis. É interessante como, principalmente entre os homens, um comentário sobre qualquer peça de vestuário gerava grande incômodo na pessoa. Ao cabo de dois meses no iRBr, é possível perceber um processo de homogeneização no vestuário dos alunos.”.

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das

principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias,

julgue os itens subsequentes.

As teorias de médio alcance, associadas em especial a Robert Merton, visavam garantir um distanciamento necessário face à realização da pesquisa empírica, a fim de permitir o desenvolvimento do pensamento teórico.

A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do

Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha,

a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto

considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem

teórica, julgue os itens seguintes.

Conforme Max Horkheimer, o conceito de dialética constitui um elemento secundário da teoria da sociedade

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia

surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O

caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um

entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto

e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao

nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas

sociologias.

Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,

Brasiliense, 1986 (texto com adaptações).

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a

seguir.

O psicologismo está nas origens do pensamento sociológico e conforme o pressuposto de que parte, a vida social manifesta-se a partir da vontade dos indivíduos, fruto de um acordo que estabeleceram para contornar os inconvenientes de sua solidão.

De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem

abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos,

em proveito da elaboração de conhecimentos realmente

positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que

permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao

estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens

subsecutivos.

Com o estrutural-funcionalismo, a análise sociológica está em busca de causas sociais e extrassociais e de razões utilitárias e culturais dos fenômenos.

Nas questões sobre a epistemologia das Ciências Sociais, a obra “As regras do método sociológico” (Les règles de le méthode sociologique, França, 1895), assume importância basilar, visto que

Em seu mais amplo sentido filosófico, refere‐se à teoria do conhecimento proposta por Bacon, Locke e Newton e, nas Ciências Sociais, ficou associado a três princípios: o ontológico do fenomenalismo, o metodológico da unidade do método científico e o axiológico da neutralidade. O texto se refere ao