“No nível mais elementar, ação refere-se simplesmente às
práticas dos seres humanos: o que eles fazem. Contudo, desde os
primórdios da sociologia, há também grande interesse na
constituição dos atores e na ação per se. Weber, por exemplo,
distinguia quatro diferentes tipos de ação social: a ação racional
com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação
afetiva e a ação tradicional".
(Adaptado de SCOTT, John (org). Sociologia: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Zahar,
2010, p.13)
Considere os comportamentos abaixo listados e classifique-os
com base na tipologia de ação social estabelecida por Weber.
1- Um engenheiro projeta a construção de uma ponte,
avaliando os meios e recursos necessários.
2- Um jogador de futebol agride o juiz durante uma partida, por
estar descontente com a arbitragem.
3- Um casal realiza a cerimônia de matrimônioem uma igreja,
mesmo não sendo devoto.
Os exemplos acima ilustram, respectivamente,
Um dos grandes problemas das ciências sociais está na busca da objetividade.
É CORRETO afirmar que tal problema é
Leia os fragmentos a seguir.
1- “Um sistema social é um modo de organização de elementos
de ação relativo a processos persistentes ou ordenados de
mudança dos padrões interativos de uma pluralidade de
atores individuais. Uma vez que um sistema social é um
sistema de processos de interação entre atores, é a estrutura
das relações entre os atores, enquanto envolvidos nos
processos interativos, que é essencialmente a estrutura do
sistema social".
2- “Posto que a fundação da física social completa o sistema das
ciências naturais, torna-se possível e mesmo necessário
resumir os diversos conhecimentos adquiridos, que atingiram,
então, um estado fixo e homogêneo, a fim de coordená-los,
apresentando-os como diferentes ramos de um tronco único,
ao invés de continuar considerando-os apenas como vários
corpos isolados".
3- “Não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou
representam, e tampouco dos homens pensados, imaginados
e representados para, a partir daí, chegar aos homens de
carne e osso; parte-se dos homens realmente ativos e, a partir
de seu processo de vida real, expõe-se também o
desenvolvimento dos reflexos ideológicos e dos ecos desse
processo de vida. (...) não é a consciência que determina a
vida, mas a vida que determina a consciência".
Assinale a opção que identifica corretamente as correntes
teóricas que cada fragmento representa.
O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método
de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de
1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo
influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.
Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise
as afirmativas a seguir.
I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema
de diferenças entre os seus diversos elementos considerados
em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista
Ferdinand de Saussure.
II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado
concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas
normas sociais, como o parentesco, por exemplo.
III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,
radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar
qualquer forma de análise que se refira a elementos internos
ao texto.
Assinale:
Entre os pensadores que antecederam ao desenvolvimento do pensamento científico
moderno na análise dos fenômenos sociais e que deram importantes contribuições para
esse desenvolvimento posterior ao seu tempo está John Locke.
É CORRETO afirmar que um dos pontos importantes levantados por ele, que será depois
encontrado na moderna pesquisa social é
“É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os
homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande
maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com
seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre
eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas
admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou
uma auto–absorção sonhadora”.
(GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A
Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.)
Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da
briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a
seguir.
I. A briga de galos é um costume insólito.
II. A briga de galos é um cálculo hedonista.
III. A briga de galos é um modelo total de vida social.
Assinale:
Analise o fragmento a seguir.
“Este conceito sociológico é utilizado para descrever as desigualdades presentes em qualquer sociedade, tendo sido concebido como “ uma desigualdade configurada entre agrupamentos sociais diferentes”. As diferenças sociais que se apresentam hierarquizadas com base em critérios de riqueza, poder e rpestígio, entre outros, se apoiam uma sobre a outra, sistematizando a sociedade ”.
O fragmento apresenta o conceito de:
Leia o fragmento a seguir.
“A imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas
familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as
observemos de modo renovado. Considere o simples ato de
tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele
possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais
diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é
muito mais importante do que o ato de consumir a bebida
propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma droga, por
conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência,
mas os viciados em café não são vistos pela maioria das
pessoas na cultura ocidental como usuários de drogas. Como o
álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a
maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades
que “toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da
cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão
interessados no porquê da existência de tais contrastes”.
(Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 24.
Grifos do autor.)
O exercício de análise baseado na imaginação sociológica,
proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de
uma orientação denominada
Leia o texto a seguir, que analisa um aspecto da convivência de diplomatas neófitos durante o período inicial de suas trajetórias na carreira, momento em que passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco:
“Vejamos, em primeiro lugar, o questão dos trajes. O regulamento do IRBr diz que as pessoas devem se vestir com traje “passeio completo”, nada mais. Não diz nada em relação a cabelos, acessórios, cores de vestimenta ou outros aspectos da apresentação física. Contudo, esse é um aspecto de grande relevância na casa. Há casos de alunos do IRBr que são repreendidos por vestir camisas escuras, gravatas “coloridas demais”, roupas muito apertadas ou decotadas, brincos ou colares muito grandes. Os casos de repreensão explícita por um superior hierárquico, no entanto, são bastante raros. A repreensão mais comum é silenciosa, feita com um olhar diferente, sentida nas pequenas coisas. Ademais, os próprios alunos controlam uns aos outros, fazendo comentários sobre as vestimentas alheis. É interessante como, principalmente entre os homens, um comentário sobre qualquer peça de vestuário gerava grande incômodo na pessoa. Ao cabo de dois meses no iRBr, é possível perceber um processo de homogeneização no vestuário dos alunos.”.
No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das
principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias,
julgue os itens subsequentes.
As teorias de médio alcance, associadas em especial a Robert Merton, visavam garantir um distanciamento necessário face à realização da pesquisa empírica, a fim de permitir o desenvolvimento do pensamento teórico.
A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do
Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha,
a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto
considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem
teórica, julgue os itens seguintes.
Conforme Max Horkheimer, o conceito de dialética constitui um elemento secundário da teoria da sociedade
Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia
surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O
caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um
entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto
e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao
nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas
sociologias.
Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Brasiliense, 1986 (texto com adaptações).
De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a
seguir.
O psicologismo está nas origens do pensamento sociológico e conforme o pressuposto de que parte, a vida social manifesta-se a partir da vontade dos indivíduos, fruto de um acordo que estabeleceram para contornar os inconvenientes de sua solidão.
De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem
abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos,
em proveito da elaboração de conhecimentos realmente
positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que
permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao
estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens
subsecutivos.
Com o estrutural-funcionalismo, a análise sociológica está em busca de causas sociais e extrassociais e de razões utilitárias e culturais dos fenômenos.
Nas questões sobre a epistemologia das Ciências Sociais, a obra “As regras do método sociológico” (Les règles de le méthode sociologique, França, 1895), assume importância basilar, visto que
Em seu mais amplo sentido filosófico, refere‐se à teoria do conhecimento proposta por Bacon, Locke e Newton e, nas Ciências Sociais, ficou associado a três princípios: o ontológico do fenomenalismo, o metodológico da unidade do método científico e o axiológico da neutralidade. O texto se refere ao