Analise as afirmativas a seguir considerando a abordagens sobre redes sociais. I.No âmbito do que podemos reconhecer como redes sociais, as redes on‐line ganham crescente interesse enquanto objeto de estudo sociológico e se seguirmos as indicações feitas por Robert Weiss sobre os tipos existentes de solidão, é possível afirmar que o uso de sítios de relacionamentos diminui a solidão social e aumenta significativamente a solidão emocional. II.Em muitas interpretações a respeito das redes sociais, o termo tem sido naturalizado e associado apenas às tecnologias da informação. No entanto, em uma visão mais abrangente, ele pode ser analisado a partir da noção de rede considerando três possíveis abordagens inspiradas nas leituras de J. A. Barnes e J. Clyde Mitchell: a abordagem metafórica, a analítica e a tecnológica. III.De acordo com A. Colonomos, o debate sobre redes no campo das ciências sociais ao iniciar‐se traz em seu bojo a oposição entre estruturalismo e individualismo metodológico e, por sua vez, a sociologia de redes transnacionais aponta uma mudança de paradigma e indica a relativização dos espaços internos na gênese dos movimentos sociais. Assinale
As alternativas a seguir exemplificam aplicações do método Survey, à excecão de uma. Assinale-a.
Segundo Pierre Bourdieu, habitus é definido como
Nas sociedades globalizadas, multiculturais e informatizadas, os movimentos sociais tendem a se tornar mais diversificados e complexos. No século XXI, emerge uma nova configuração da sociedade civil organizada, que tende a ser uma sociedade de redes organizacionais, com novos tipos de ações coletivas.
(Adaptado de SCHERER-WARREN, Ilse. "Das mobilizações às redes de movimentos sociais", in Sociedade e Estado. Brasília, v. 21, n. 1, 2006). As alternativas a seguir caracterizam aspectos dos novos tipos de ações coletivas dos movimentos sociais, das redes de mobilização e das associações civis contemporâneas, à excecão de uma. Assinale-a:
Na obra a Era dos Extremos, Hobsbawm, analisando o século XX, chega a afirmar que vivemos uma época de maior concentração da riqueza praticada, especialmente, pela concentração dos lucros e gerenciamentos nas mãos dos grandes monopólios comerciais e, inversamente, nunca se produziu tanta gente faminta como na atualidade. Essa realidade de pobreza é percebida, inclusive, nos principais centros capitalista, onde o autor afirma que os mais ricos e desenvolvidos se viram mais uma vez acostumando-se com a visão diária de mendigos nas ruas, e com o espetáculo mais chocante de desabrigados protegendo-se em vãos de portas e caixas de papelão, quando não eram recolhidos pela polícia. A existência de grupos sociais que acumulam a riqueza gerada pela sociedade é identificada desde o final da era primitiva, sendo, entretanto, diversos os olhares teóricos sobre essa realidade. De acordo com essas informações, analise as seguintes frases sobre as teorias existentes sobre as desigualdades sociais: I - Segundo Locke, o homem era o primeiro proprietário de si mesmo, podendo, por isso, assumir a atitude de apropriar-se da natureza por meio do trabalho. Entretanto, os indivíduos perderiam a liberdade na medida que tivessem propriedade a zelar, sendo aí o início das desigualdades entre os indivíduos; II - As raízes das desigualdades sociais estariam presentes, na concepção de Rousseau, a partir do surgimento da propriedade privada. Nesse sentido, a igualdade, na visão do autor, não estaria pautada pelos fundamentos jurídicos, ou seja, não é a igualdade legal que garantirá a igualdade entre os indivíduos; III - Na época medieval, muitas teorias centradas na concepção da igreja afirmavam que a existência de pobres na sociedade era decorrente do pecado. E isso seria uma situação irreversível, sendo apenas em um outro plano espiritual a possibilidade de uma vida melhor; IV - Na teoria de Marx aparece o conceito de classes sociais para afirmar a existência das desigualdades sociais, contra a concepção burguesa de igualdade a partir da lei. Segundo o autor, as sociedades dividem os indivíduos em grupos sociais a partir da posse dos meios de produção, sendo o grupo proprietário o que domina economicamente e politicamente o conjunto da sociedade. Após a análise dessas frases, aponte a alternativa correta:
A respeito da Sociologia brasileira, julgue os itens a seguir. I – Sérgio Buarque de Holanda formulou a famosa tese a respeito da cordialidade do brasileiro. A ideia de cordialidade apresentada não significa propriamente “boas maneiras” ou “bondade”. Significa total falta de compromisso com normas sociais objetivas/pragmáticas, a subversão das regras em nome de interesses individuais mais imediatos – comportamentos em total sincronia num ambiente em que prevaleceria o personalismo. II – Casa Grande e Senzala é um marco na Sociologia brasileira, ao abordar as relações entre os portugueses, negros e índios, senhores e escravos, na formação da sociedade brasileira e na constituição de seus traços culturais mais fortes caracterizados pela miscigenação. III – Pensar a sociedade brasileira requer apoiar-se, quase que exclusivamente, em toda a formulação teórica europeia, sobretudo na tradição filosófica clássica, uma vez que os traços culturais do Brasil são definitivamente herdados do velho continente, o que implica na importação crescente de modelos e concepções que já foram consolidados no exterior. IV – Os Donos do Poder representa importante obra da Sociologia brasileira, na qual são apontados os motivos e causas do subdesenvolvimento nacional, denunciando especialmente os problemas da pobreza, da fome e da subnutrição no nordeste do Brasil. V – Gilberto Freyre é considerado um dos mais importantes sociólogos brasileiros, especialmente por sua contribuição sobre a cultura indígena e os conflitos raciais. É correto afirmar que:
As instituições sociais em geral estão da base dos processos de socialização dos indivíduos e se diferem umas das outras por desempenharem funções específicas. Acerca das instituições sociais, é correto afirmar que:
De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem
abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos,
em proveito da elaboração de conhecimentos realmente
positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que
permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao
estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens
subsecutivos.
A função social de um fenômeno depreende-se das relações que este mantém com outros aspectos que o originam.
A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do
Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha,
a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto
considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem
teórica, julgue os itens seguintes.
A distinção entre a teoria tradicional e a teoria crítica reporta-se, em grande medida, ao aspecto da matematização e formalização do conhecimento que caracterizam o método tradicional.
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a
temática da educação, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, o ensino de sociologia no ensino médio surgiu antes dos cursos superiores de ciências sociais, o que explica, parcialmente, as discussões recentes sobre o conteúdo e a nomenclatura dessa disciplina quanto à sua inclusão no ensino médio.
Ao investigar metodicamente os problemas da vida social, o sociólogo contribui para distinguir entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico.
As alternativas a seguir apresentam corretamente os temas e procedimentos de pesquisa das principais correntes sociológicas, à exceção de uma. Assinale–a:
O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião
dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma
pesquisa de opinião na escola perguntando aos entrevistados
qual a importância do sistema de cotas na educação brasileira.
O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo bairro, a
partir de um questionário, em que o entrevistado deverá
responder se é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o
terceiro grupo promoverá um encontro para discutir o tema
das cotas a partir de um vídeo.
As pesquisas são, respectivamente,
(...) Diferentemente das outras disciplinas escolares, a
Sociologia não chegou a um conjunto mínimo de conteúdos
sobre os quais haja uma unanimidade, sequer há consenso
sobre alguns tópicos ou perspectivas (...). Essa aparente
desvantagem da Sociologia em relação a outras disciplinas
escolares – não ter um corpus definido e consensual – pode
revelar uma vantagem (...) a não existência de conteúdos
consagrados favoreceria uma liberdade do professor não
permitida em outras disciplinas (...).
(BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Sociologia, 2002.)
As opções a seguir descrevem particularidades do ensino da
Sociologia em sintonia com o texto dos PCNs, à exceção de
uma. Assinale–a.
Sobre os tipos de entrevista na pesquisa social, assinale a afirmativa correta.
Em todas as sociedades complexas, diferentes classes ou estratos sociais são observados. Partindo desta constatação, as alternativas a seguir apresentam funções da pesquisa de estratificação, à exceção de uma. Assinale‐a: