Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 61 a 75 de 137 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 61 a 75
Questões por página:
Q660341

O planejamento do ensino se consubstancia nos planos de aula ou ensino, que devem ser elaborados pelos docentes, levando em consideração o contexto da escola, o perfil dos alunos, as orientações curriculares emanadas pelos órgãos centrais e as possibilidades de recursos didáticos disponíveis. A ausência ou desconhecimento dessas variáveis pode comprometer os planos de aulas e, por via de consequência, o sucesso do processo ensino e aprendizagem. Um plano de aula NÃO pode deixar de conter

Carregando...
Q709322

Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?

Carregando...
Q746913

Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem:

Carregando...
Q697844

Celso Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias:

I. Conceituais. 1. Habilidades, hábitos, aptidões, etc.

II. Procedimentais. 2. Relativos a informações, fatos, imagens, etc.

III. Atitudinais. 3. Disposições, interesses, posturas, etc.

Relacione a categoria (coluna da esquerda em números romanos) com sua respectiva definição (coluna da direita em números cardinais):

Carregando...
Q751549

Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.

A proposta geral das experiências de aprendizagem que são oferecidas pela Escola, incorporada em quase todos os componentes curriculares e que dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais, chama-se:

Carregando...
Q748440

"O planejamento, mais que predizer o futuro, se constitui em uma aposta, um cálculo que preside à ação, para criar o futuro desejado, a partir das possibilidades que vislumbramos, sem a garantia de que tenhamos o controle sobre esse futuro."

Considere:

I. definição das intencionalidades indicando o rumo a seguir.

II. definição dos pontos de chegada.

III. decisão sobre como e com o que caminhar, como superar ou contornar os obstáculos, as limitações.

IV. construção das orientações normativas.

V. são os passos a dar na caminhada.

No planejamento estratégico os termos: políticas, diretrizes, objetivos, metas e estratégias correspondem, correta e respectivamente, a

Carregando...
Q677923

Sobre projetos societários, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q670345

Na formulação de um projeto de trabalho, o aspecto que indica o que pode ser esperado com a intervenção do assistente social é enunciado através do(a):

Carregando...
Q629752

Na definição de um projeto de ação, elaborado coletivamente é preciso levar em conta os limites e constrangimentos, assim como:

Carregando...
Q621800

Quanto às competências de planejamento e organização do trabalho escolar, é correto afirmar que o Diretor:

1 promove eventual realização de diagnóstico da realidade escolar, avaliação institucional e compreensão dos seus desafios e oportunidades, como subsídios para a elaboração de planos de melhoria.
2 estabelece na escola a prática do planejamento como um processo fundamental de gestão, organização e orientação das ações em todas as áreas e segmentos escolares, de modo a garantir a sua materialização e efetividade.
3 promove e lidera a elaboração participativa, do Plano de Desenvolvimento da Escola e o seu Projeto Político-Pedagógico.
4 orienta a elaboração de planos de ação segundo os princípios e normas do planejamento, como instrumento de delineamento de política e estratégia de ação.
5 reforça e orienta a prática de planejamento em diversos níveis e âmbitos de ação como instrumento de orientação do trabalho cotidiano, de modo a dar-lhe unidade, organização, integração e operacionalidade.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q607932

O ato de planejar é um ato decisório de maior importância e efetivado dentro de um projeto coletivo institucional. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) O planejamento permite a reflexão sobre as atividades anteriores, considerando o diagnóstico realizado, para melhor desempenho educacional.

( ) O planejamento do ensino, ou seja, o planejamento da atividade docente propriamente dita, necessita ser precedido de um Projeto Pedagógico e de um Projeto Curricular Institucional.

( ) O planejamento não é um ato de preencher formulários, mas sim um ato de decisão na prática docente para o alcance dos objetivos da aprendizagem.

( ) O planejamento isolado e diversificado de cada professor possibilita a formação de um corpo, individual e semelhante que é fundamental e necessária dentro da escola.

( ) O planejamento considera os resultados da aprendizagem para verificar se a didática e os procedimentos utilizados em sala de aula foram adequados

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Carregando...
Q457026

A respeito do planejamento como processo técnico-político e das

dimensões de concepção, operacionalização e avaliação de planos,

programas e projetos, assessoria e consultoria em serviço social,

julgue os itens subsequentes.

No último século, a expansão de modelos e métodos de avaliação no Brasil e na América Latina se deu a partir dos anos 70, com maior ênfase nas décadas de 80 e de 90, sob a hegemonia de uma ótica gerencial-tecnicista.

Carregando...
Q457014

Acerca da dimensão investigativa, do processo de planejamento e

da intervenção profissional, julgue os itens subsecutivos.

A análise de políticas sociais sob o ponto de vista do método dialético deve priorizar a relação da política social com as questões estruturais da economia em detrimento das posições assumidas pelas forças políticas.

Carregando...
Q520726

Vários são os tipos ou critérios de classificação de materiais, determinados em função das informações gerenciais desejadas pelo gestor de materiais. A possibilidade de fazer ou comprar é um desses critérios e tem por objetivo prover a informação de quais materiais poderão ser produzidos internamente pela organização e quais deverão ser adquiridos no mercado. As categorias de classificação podem ser assim listadas: . materiais a serem produzidos internamente; . materiais a serem adquiridos; . materiais a serem recondicionados (recuperados) internamente; . materiais a serem produzidos ou adquiridos (depende de análise caso a caso pela organização). A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
Podem ser apontadas como desvantagens da verticalização: I. perda de flexibilidade;
II. maior investimento (custos maiores);
III. dependência de terceiros.
Pode-se afirmar que:

Carregando...
Q489592

No que se refere ao planejamento para intervir na realidade social, julgue os itens subsecutivos.

O planejamento se restringe às decisões técnicas relacionadas

à elaboração de um plano, o qual se limita à identificação do

que deve ser realizado para a mudança de determinada

realidade.

Carregando...
GABARITO:

  • 61) A
  • 62) A
  • 63) B
  • 64) A
  • 65) E
  • 66) A
  • 67) B
  • 68) B
  • 69) D
  • 70) A
  • 71) B
  • 72) Certo
  • 73) Errado
  • 74) D
  • 75) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282