Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Plano de Aula: O planejamento de aula é considerado uma peça chave para o alcance de qualquer objetivo profissional. Ele é responsável por nortear a realização de suas atividades, bem como de suas ações, sendo imprescindível na carreira de um professor.
Ao elaborá-lo, é importante que preze pela clareza e objetividade, que o atualize periodicamente, que tenha conhecimento dos recursos disponíveis da escola, que saiba sobre as principais características de seus alunos, que aposte em metodologias diversificadas e inovadores e que tenha flexibilidade para lidar com imprevistos no ambiente escolar. Avalie os elementos de um plano de aula descritos
abaixo, e correlacione as colunas:

( I ) Tema
( II ) Objetivos
( III) Conteúdos
( IV ) Duração
( V) Recursos
(VI) Metodologia
(VII) Avaliação

(__) Para obter êxito em suas aulas, defina quais materiais serão utilizados. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.

(__) Para que o tema em questão seja bem trabalhado, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. Se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.

(__) Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo.

(__) Escolha um nome interessante, que estimule o interesse do aluno, e faça relações com o seu conteúdo.

(__) O que você deseja ensinar aos seus alunos ao abordar determinado assunto? Pensando assim, pode ser mais fácil pontuar os objetivos específicos de cada aula.

(__) Para que você não se perca em meio aos conteúdos a serem passados em sala de aula, estipule um período para abordar cada um deles, de modo que consiga fechar o seu raciocínio em tempo hábil. Evite que sejam acumulados conteúdos. Caso a sua programação esteja muito extensa, procure reduzi-la ou dividi-la.

(__) É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido anteriormente.

Marque a alternativa CORRETA da sequência de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282