Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 137 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q689820

A partir das construções teóricas sobre o planejamento realizadas por Baptista, julgue o próximo item.

A fase de implementação caracteriza‐se por ser a etapa de buscar, formalizar e agregar recursos humanos, financeiros, físicos e institucionais que possibilitem a concretização do projeto.

Carregando...
Q755272

Os objetivos determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e o aluno e também a gama de habilidades e hábitos a serem construídos.

J.C. Libâneo. Didática. Cortez, 1994 (com adaptações).

Considerando o texto acima e os elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a alternativa que apresenta os níveis de abrangência dos objetivos gerais.

Carregando...
Q729171

Segundo Luckesi (1994) existem “diversas tendências teóricas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana. Desse modo, estaremos aprofundando a compreensão da articulação entre filosofia e educação, que, aqui, atinge o nível da concepção filosófica da educação, que se sedimenta em uma pedagogia." Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas de acordo com o papel da escola, para cada tendência pedagógica.

I. _________________________. A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem.

II. ________________________. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento.

III. ______________________. Num sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, por meio de técnicas especificas. A educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.

IV. ______________________. Acentua-se nessa tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

Carregando...
Q715643

Julgue o item que se segue, a respeito da estrutura física hospitalar.

Nas enfermarias de pediatria e ginecologia, é obrigatório espaço para poltrona de acompanhante ao lado do leito. O mesmo deve acontecer no caso de alojamento conjunto — mãe e filho(a) — na pediatria: deve-se reservar espaço para o berço da criança ao lado da cama da mãe.

Carregando...
Q682897

No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.

Embora o monitoramento não seja um modelo de avaliação, ele contribui para melhorar a função gerencial e assegurar a eficiência e produtividade de um programa.

Carregando...
Q713096

O reconhecimento da necessidade de uma ação sistemática perante questões ligadas às pressões ou aos estímulos determinados por situações que, em um momento histórico, colocam desafios por respostas mais complexas que aquelas construídas no imediato da prática, desencadeia o processo de

Carregando...
Q689331

A chefia imediata de Pedro solicita que ele emita um documento de avaliação do projeto social desenvolvido pelo seu setor. Como coordenador do projeto, Pedro considera que esse documento deve conter os seguintes itens:

I. a determinação da função de cada sujeito social envolvido multidisciplinarmente na equipe;

II. a descrição dos dados antes, durante e depois da intervenção;

III. a explicitação dos parâmetros predeterminados e das metas definidas em termos de espaço, volume e tempo.

É correto o que está contido em:

Carregando...
Q689329

Ieda é uma assistente social que trabalha no setor de Programas Sociais de determinada empresa. Nesse setor, chegam sempre muitas demandas de projetos de intervenção.

Para que Ieda identifique as prioridades de intervenção de maneira racional e objetiva, deve utilizar dois critérios básicos:

Carregando...
Q732844

O trabalho pedagógico se materializa por meio de ações como o planejamento da escola em geral e do currículo, no processo de ensinar e aprender e na avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDU-CAÇÃO BÁSICA, 2013). De acordo com Franco (2015), as lógicas de ensinar e de aprender não são lineares, nem paralelas, isso é, são lógicas que se embatem que se contradizem e que se fundem em alguns momentos. Para a autora, os processos de concretização das tentativas de ensinar-aprender ocorrem por meio das práticas pedagógicas. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta:

Carregando...
Q716920

O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar‐se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.



Carregando...
Q738532

O planejamento educacional, de modo geral, possui pelo menos três dimensões. Analise as alternativas a seguir e assinale a opção CORRETA que se refira às estas dimensões.

Carregando...
Q637462

O planejamento deve servir para:

I- Fugir da rotina, da repetição mecânica das aulas;

II- Implementar a improvisação perene.

Sobre os itens acima:

Carregando...
Q670859

A importância e, consequentemente, a organização da área de aquisições e compras de uma empresa estão diretamente ligadas à participação no custo do produto ou serviço vendido, dos itens comprados. Analise as assertivas a seguir com relação às atividades de aquisição nas organizações e responda, em seguida, quais delas são verdadeiras. I. O sinal da demanda é uma forma sob a qual a informação chega à área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial. II. O planejamento das necessidades de materiais é uma técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de um certo produto. III. Em razão da importância crítica que a negociação de pagamentos e prazos de entrega representa para a empresa, as atividades de aquisição devem sempre ficar sob a responsabilidade do dono da empresa. Esta correto o que se afirma em:

Carregando...
Q756116

Por meio da análise das competências e atribuições do assistente social, é possível constatar a relevância do planejamento no exercício profissional. Com relação a esse assunto, julgue o próximo item.

Plano, programa e projeto são documentos decorrentes da ação de planejamento. O plano é um documento mais abrangente, que delineia as diretrizes, as linhas políticas, as estratégias, os objetivos e as metas de um planejamento.

Carregando...
Q715642

Julgue o item que se segue, a respeito da estrutura física hospitalar.

Planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde são atividades regulamentadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Carregando...
GABARITO:

  • 31) Certo
  • 32) C
  • 33) C
  • 34) Errado
  • 35) Certo
  • 36) E
  • 37) D
  • 38) A
  • 39) E
  • 40) B
  • 41) D
  • 42) C
  • 43) D
  • 44) Certo
  • 45) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282