Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. Tal definição, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, refere-se ao:
Sobre as infrações e penas disciplinares previstas para os servidores públicos, de acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo,
No estudo de Melo e Morais (2019), a avaliação do clima escolar revelou que as dimensões com maior influência sobre o
sucesso no Enem foram ‘Aprendizagem’ e ‘Regras’, temas que contemplam questões relacionais, mostrando-se importantes tanto quanto na conquista de
, considerando dados contextuais.
Completam, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
Uma característica recorrente do gênero “crônica” que pode ser observada no texto é
O cérebro e a aprendizagem estão intimamente relacionados, de modo que é necessário ao professor entender que
A Resolução CNE no 01/2021, que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, estabelece como uma de suas diretrizes a Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, que
Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental, passando pelos PCN para o Ensino Médio (2000, 2002), pelas Orientações Curriculares Nacionais (2006) e pelos currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação, percebe-se na política curricular da Educação Física a influência das diversas tradições acadêmicas oriundas dos movimentos renovadores. Mais recentemente, na BNCC, observa-se que as instituições “filantrocapitalistas” exerceram influência na produção e legitimação, enquanto as editoras dos livros didáticos têm participado ativamente da implementação.
(Adaptado de: NOVAES, R. C. et al. Educação Física escolar S. A.: mudanças e subjetividades na norma corporativa. Educ. Soc.,Campinas, v. 42, e233849, 2021)
A partir do exposto, é correto afirmar:
Leia o excerto abaixo.
Tratar a educação física escolar como um “espaço” para vivência do lazer é tanto entender o lazer de uma maneira restrita, quanto desconsiderar os esforços que buscaram dar à educação física ao longo de complexas disputas, um lugar de respeito e produção de conhecimentos. Isso não quer dizer que o lazer não deva perpassar os saberes organizados dentro da configuração da educação física escolar, muito pelo contrário, as discussões e possibilidades de reflexão que se fará a partir dos conteúdos desenvolvidos são de fundamental importância para uma melhor compreensão da realidade e posicionamento diante da sociedade.
(SILVA, T. F. Lazer, Escola e Educação Física Escolar. Licere, Belo Horizonte, v.14, n.1, p. 01-17, mar/2011. p. 08-09)
A partir desse raciocínio, embora comuns, são INADEQUADAS as seguintes abordagens do lazer nas aulas de Educação Física:
Leia o excerto abaixo.
Pensar a Educação Física na área das Linguagens implica tomar a cultura corporal como um sistema de representação com uma forma específica de linguagem: a linguagem corporal e que é diferente em cada prática. Ela é enredada em meio à cultura mais ampla e à história e seus sistemas de representação, que impõem significados. Inexiste, portanto, um sentido único, imutável e universal para cada prática corporal. Por ser arbitrária, a definição dos seus significados está totalmente sujeita à negociação de sentidos em um determinado momento social e histórico. Com isso, pode-se dizer que as suas representações (prática e praticantes) estão sempre abertas à mudança.
(NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas
de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. In: MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A.
(Orgs.). Linguagens na Educação Física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 21-40. p. 26)
O raciocínio acima permite afirmar que
A partir da compreensão do currículo e da escola como um mecanismo que atua na fabricação de corpos e certos tipos de pessoas, a pedagogia pode ser concebida como um saber que atua na formação de sujeitos obedientes, dóceis, e as práticas pedagógicas na Educação Física, ao estabelecerem relações com o corpo, acentuam e propiciam uma ação mais incisiva com o disciplinamento dos sujeitos ou pedagogização dos corpos. [...] O governo dos corpos é, portanto, um exercício complexo de poder cuja ação incide sobre os outros na forma de governo sapiente e legal operado por procedimentos, técnicas, práticas, instituições, regras, disciplinas, prescrições, cálculos, estatísticas, legislações, normas, etc., e que, articulado com o conjunto de forças, objetiva a obediência da criança e o exercício inquestionável da autoridade do adulto.
(Adaptado de: COSTA, A. R.; KUHN, R.; ILHA, F. R. S. O governo dos corpos e a regulação das liberdades infantis. Porto Alegre:
Movimento, v. 25, e25083, p. 08-09, 2019)
De acordo com o excerto acima, é correto afirmar que o
Uma partícula em movimento retilíneo possui velocidade dada por v(t) = 5 + 3t2, com unidades no Sistema Internacional de Unidades. No instante t = 0, a partícula encontrava-se a 15 m da origem, no sentido positivo. A aceleração e a posição da partícula no instante t = 4 segundos são, respectivamente, em m/s2 e m:
Entre as transformações históricas ocorridas na sociedade medieval europeia no período conhecido como Baixa Idade Média (do século XI ao século XV) tem-se:
Considere as afirmações sobre as grandes navegações iniciadas no século XV:
I. As grandes navegações atlânticas foram estimuladas pela busca de novas rotas para as Índias e para o Oriente, visando combater o monopólio das cidades italianas e as dificuldades impostas pelos Otomanos.
II. O pioneirismo dessas navegações coube à Espanha e à França, cujas monarquias, temporariamente unidas por elos da Dinastia Bourbon, estiveram vivamente empenhadas na
III. O conhecimento científico e a técnica presentes nas navegações portuguesas tiveram relação com as trocas culturais decorrentes da ocupação árabe da Península Ibérica, o processo de formação do Estado nacional português e a expertise no comércio de especiarias.
IV. A Inglaterra, com sua tradição de pirataria, esteve entre as potências que lideraram as grandes navegações, sendo responsável pela descoberta e exploração do norte do continente americano, além da primeira circum-navegação do globo, com Francis Drake.
Está correto o que se afirma APENAS em
O Movimento Abolicionista foi resultado de uma grande mobilização social pelo fim da escravidão no Império do Brasil, e pode ser caracterizado como um movimento
Se a Ilíada e a Odisseia podiam ser devidamente consideradas como fontes essenciais da história da Grécia Antiga, em contrapartida,
negava-se todo valor à tradição oral africana, essa memória dos povos que fornece, em suas vidas, a trama de tantos
acontecimentos marcantes. Ao escrever a história de grande parte da África, recorria-se somente a fontes externas à África,
oferecendo uma visão não do que poderia ser o precursor dos povos africanos, mas daquilo que se pensava que ele deveria
ser.
(M’BOW, Amadou-Mahtar. Prefácio. In: MOKHTAR, Gamal (ed). História Geral da África: África antiga. Brasília: Unesco, 2010, v. 2, p. XXI)
O trecho acima
Preenche corretamente a lacuna II em You can
an afternoon familiarising yourself… :
Here is ...... surface map showing the advancing cold air moving across the country. Preenche corretamente a lacuna:
Have you met Steve? He’s an old friend ...... . Preenche corretamente a lacuna:
De acordo com a teoria da tectônica de placas há cerca de uma dúzia de grandes placas e uma série de outras menores. Muitas feições geológicas desenvolvem-se por meio da interação das placas em seus limites. Em um dos tipos de limites denominados convergentes, as placas
Analise as regionalizações propostas ao longo do século XX.
As regiões delimitadas em cada um dos mapas apresentavam como objetivo comum
Observe o mapa abaixo.
À luz da geopolítica, em vigor até a metade do século XX, o título adequado para o mapa é:
Desde o início do século III, uma crise generalizada se abateu sobre as instituições romanas. Embora poderoso, o Estado não conseguiu preservar a unidade política e administrativa do imenso território, habitado por povos de origens e culturas diversas, propiciando a crise e a queda do império romano.
Sobre os fatores que propiciaram a crise e a queda do Império Romano, analise as afirmativas a seguir.
I. As sucessivas lutas pelo poder entre chefes militares e o Senado minaram a coesão político-militar do exército.
II. As invasões bárbaras contribuíram para a crise e a queda do Império Romano.
III. O Império do Oriente recebeu o golpe fatal em 476, ano em que foi deposto Rômulo Augústulo, seu último soberano.
Está correto o que se afirma em
O Iluminismo também é chamado de movimento das luzes, filosofia das luzes, ou ilustração. O século XVIII é denominado século das luzes. Sobre o Iluminismo, analise as afirmativas a seguir.
I. O Iluminismo não pode ser classificado como uma revolução cultural.
II. Os iluministas passaram a procurar no universo da razão as explicações para os fenômenos do mundo físico e social.
III. O pressuposto básico do Iluminismo era o senso comum.
IV. No pensamento iluminista, um determinado pressuposto, para ser considerado verdadeiro, deveria ser analisado racionalmente.
Está correto o que se afirma em
A Antiguidade Oriental foi marcada pelo desenvolvimento de civilizações hidráulicas, dentre as quais podemos mencionar o Egito. Esta civilização se tornou um dos principais centros políticos e econômicos do mundo antigo, despertando cobiça e ambição em outros povos. O historiador grego Heródoto, ao refletir sobre a civilização egípcia, teria dito a frase, que se tornou célebre “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Tal expressão constitui uma tentativa de depreciar a civilização egípcia, pois:
Entre os séculos IV e XIV, a Europa viveu a Idade Média, período de forte presença material e espiritual da Igreja Católica. Este período foi chamado por muitos pensadores modernos como “Idade das Trevas” ou “Noite de Mil Anos”. Estes julgamentos sobre a Idade Média carregam consigo algumas veracidades e algumas mentiras, inclusive criadas no sentido de diminuir a importância do período.
Dentre as veracidades e mentiras inseridas nas expressões anteriormente mencionadas, tem-se corretamente a seguinte sequência:
Entre os séculos IV e XIV, a Europa viveu a Idade Média, período de forte presença material e espiritual da Igreja Católica. Este período foi chamado por muitos pensadores modernos como “Idade das Trevas” ou “Noite de Mil Anos”. Estes julgamentos sobre a Idade Média carregam consigo algumas veracidades e algumas mentiras, inclusive criadas no sentido de diminuir a importância do período.
Dentre as veracidades e mentiras inseridas nas expressões anteriormente mencionadas, tem-se corretamente a seguinte sequência:
Considerando que a Idade Média é reconhecida como um período “mágico”, devido à forte presença da espiritualidade católica e do teocentrismo, analise as afirmativas a seguir.
I. O teocentrismo dificultou o aparecimento da ciência, uma vez que tudo era visto como vontade divina e aqueles que questionavam eram perseguidos pela igreja católica, que controlava toda a produção de saberes.
II. A peste negra dizimou cerca de um terço da população europeia, o que reduziu a fome no período da crise medieval.
III. As cruzadas eliminaram os muçulmanos e estabeleceram o domínio católico na terra santa.
Está correto o que se afirma em
A Idade Moderna (séculos XV – XVIII) inaugurou formas políticas e econômicas muito diversas do que se observou no contexto da Idade Média. No que tange à política, o absolutismo monárquico representou a centralização do poder nas mãos dos reis, em detrimento da nobreza.
São teóricos fundadores do pensamento absolutista: