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Leia o texto a seguir.

"(...) estava o terreno coalhado de moribundos e feridos inimigos. Vários dos nosso soldados, ébrios da pólvora e do fogo, queriam acabá-los. Horrorizados, debalde esforçavam-se nossos oficiais em lhes arrancar as vítimas às mãos, exprobrando-lhes a indignidade de semelhante chacina."

TAUNAY, Alfredo d'Escragnolle. A retirada da Laguna: episódio da Guerra do Paraguai. São Paulo: Melhoramentos, 1929, pp. 90-91.

No período de 1864 a 1870, o Brasil se envolveu num conflito que marcou a história latino-americana , a Guerra do Paraguai.

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos, pode-se afirmar que

A Constituição Federal, em vigor, determina direitos para as pessoas que são presas. Os itens abaixo propõem-se a descrever alguns desses direitos.

Leia-os e marque a opção correta.

I. O direito de permanecer calado.
II. O direito à identificação dos responsáveis por sua prisão.
III. O direito à assistência de advogado.

No Brasil, o reconhecimento dos direitos humanos ainda é muito restrito.

Marque a única situação em que podemos considerar que existe o reconhecimento de direitos humanos.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS ( ) a identificação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. ( ) a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. ( ) a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos. ( ) a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Portaria n° 399/2006 do Ministério da Saúde, o trabalho na área da saúde do idoso deve seguir as seguintes diretrizes:

I. Promoção do envelhecimento ativo e saudável.

II. Atenção não integral à saúde da pessoa idosa.

III. Estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção.

IV. A vedação da implantação de serviços de atenção domiciliar.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. De acordo com a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS, as atribuições e responsabilidades dos Gestores Municipais são

I. desenvolver ações educativas que possam interferir no processo saúde-doença da população e na melhoria da qualidade de vida.

II. apoiar a realização de pesquisa na área de gestão estratégica e participativa.

III. assumir responsabilidade pela coordenação e execução das atividades de educação e comunicação, no âmbito local.

IV. promover ações de informação e conhecimento acerca do SUS, junto à população em geral.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei



I. incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.



II. fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.



III. participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.



IV. colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Segundo a NR 10, especificamente em relação à segurança em projetos elétricos, indique a alternatica CORRETA.

Dentre as doenças de notificação compulsória, no Estado de São Paulo, temos

A esterilização por agentes químicos, como o glutaraldeído e formaldeído, pode ser utilizada nas seguintes situações:

O volume a ser administrado por via intradérmica

(ID) não deve ultrapassar

Um dos cuidados na técnica para aferição de Pressão Arterial é

Entende-se risco(s) ocupacional(ais) específico(s)

Na UFPR Litoral, a intenção do processo educativo é o desenvolvimento integral, em uma perspectiva emancipatória e de protagonismo de seus sujeitos e de suas coletividades. Sobre o processo educativo na UFPR Litoral, considere as seguintes afirmativas:
1- A UFPR Litoral tem o compromisso de centralizar seus esforços formativos prioritariamente nos aspectos técnicos de cada profissão.
2- Para a UFPR Litoral, o desenvolvimento integral significa trabalhar a formação técnica no diálogo com a formação humana.
3- Na UFPR Litoral, o compromisso com a formação emancipatória significa proporcionar condições para alunos e comunidade vivenciarem a autoaprendizagem e o autogerenciamento, como forma de superar a condição de dependência.
4- É compromisso da UFPR Litoral realizar a formação técnica, mas também a formação dos aspectos sociais, afetivos e da autonomia.

Assinale a alternativa correta.

O texto a seguir é referência para as questões de 21 a 23.

We are accustomed to thinking of military success as determined by quality of weaponry, rather than by food supply. But a clear example of how improvements in food supply may decisively increase military success comes from the history of Maori New Zealand. The Maori are the Polynesian people who were the first to settle New Zealand. Traditionally, they fought frequent fierce wars against each other, but only against closely neighboring tribes. Those wars were limited by the modest productivity of their agriculture, whose staple crop was sweet potatoes. It was not possible to grow enough sweet potatoes to feed an army in the field for a long time or on distant marches. When Europeans arrived in New Zealand, they brought potatoes, which beginning around 1815 considerably increased Maori crop yields. Maori could now grow enough food to supply armies in the field for many weeks. The result was a 15­year period in Maori history, from 1818 until 1833, when Maori tribes that had acquired potatoes and guns from the English sent armies out on raids to attack tribes hundreds of miles away that had not yet acquired potatoes and guns. Thus, the potato’s productivity relieved previous limitations on Maori warfare, similar to the limitations that low­productivity corn agriculture imposed on Maya warfare. (Diamond, J. (2006). Collapse. London: Penguin.)

Why does the text mention the Maya?

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