Andy Warhol criou um trabalho a partir de uma fotografia de Marilyn Monroe, reproduzindo, em sequência, a mesma imagem com variações de cor. A intenção do artista era mostrar que:
Partindo do princípio de que todos podem “criar”, pode-se afirmar que o ensino criativo em música consiste em:
A dança na escola poderá estimular a reflexão de que beleza e valor são conceitos subjetivos, que variam, para cada indivíduo ou grupo, de acordo com a percepção e a sensibilidade de cada um, através:
15 de Novembro
A Monarquia Não é por falar mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa.
A República Eu também!
(Revista FON-FON)
Mudanças políticas alimentaram grandes esperanças, mas as expectativas nem sempre são correspondidas. O diálogo publicado às vésperas do 20º aniversário da República, em 13 novembro de 1909, mostra que nem todos os brasileiros estavam satisfeitos como novo regime.
As insatisfações com a República ocorreram por meio de movimentos populares, durante a primeira década do século XX, na Capital Federal. Esses movimentos foram:
Em 14 de maio de 1948, é proclamado o Estado de Israel, tendo como primeiro ministro David Ben Gurion, do Partido Trabalhista. Nesse mesmo ano, eclode a primeira guerra árabe-israelense, dando início a uma série de conflitos que se mantêm até os dias atuais. Dentre esses conflitos, um particularmente despertou a opinião pública mundial para a causa palestina, que foi a Intifada, caracterizada:
Segundo Gardner (1987, p.87) , Nós somos todos tão diferentes em grande parte porque possuímos diferentes combinações de inteligência. De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, os indivíduos se diferem de acordo com o perfil particular de inteligência que apresentam durante a vida. Essa diferenciação:
A concepção de desenvolvimento que deriva da corrente filosófica Empirismo e que se preocupa em explicar os comportamentos observáveis do sujeito é chamada de concepção:
A ocupação territorial de Rondônia teve início no século XVIII, quando a Colônia portuguesa saiu à frente dos espanhóis para garantir o controle da região. O povoamento do território que se seguiu a partir daí NÃO teve como fator:
Entre os séculos V e VI d.C., o ostrogodo Teodorico, que
governou a Itália depois da queda do Império Romano do
Ocidente, se apresentou como o sucessor dos príncipes
romanos e como um novo Trajano. Três séculos mais tarde,
Carlos Magno gravou em seus sinetes o lema “Restauração do
Império Romano” e se fez coroar imperador em Roma, pelo
papa, na noite de natal do ano de 800. No século XII, o cronista
inglês Godofredo de Monmouth estabeleceu a descendência
dos ingleses de Eneias, o herói troiano relacionado à fundação
mítica de Roma. Assim como fizeram os Habsburgos, dinastia
que governou o Sacro Império Romano–Germânico e que se
proclamou a última descendente de Eneias.
Com relação à persistência do mito de Roma nos exemplos
citados, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vários renascimentos de Roma indicam que ela era
mitificada, sendo considerada a fonte do exercício da
soberania, modelo ideal a ser imitado.
II. As relações que os novos povos do Ocidente estabeleceram
com a memória perpetuada da Roma Antiga, eram
simbólicas.
III. Estas retomadas do mito de Roma se inspiravam em seus
atributos republicanos de potência militar, excelência
política e centralismo decisório.
Assinale:
“Ao iniciar a década de 1880, o abolicionismo entrou em uma
fase insurrecional. A princípio de forma quase espontânea,
depois de modo organizado. Surgiram sociedades secretas cujo
fito principal era instigar a rebelião das senzalas e promover a
fuga dos escravos. Entre tais organizações estão o Clube do
Cupim, em Recife, e os Caifazes, em São Paulo.”
(COSTA, Emília Viotti da. A Abolição. São Paulo: Editora UNESP, 2008, p. 111.)
0
As ações e sociedades mencionadas no texto confirmam e
reforçam a validade da tese de que a abolição da escravidão no
Brasil resultou, entre outros fatores, da
Os trechos a seguir foram selecionados da bula Romanus
Pontifex que, em 1455, o Papa Nicolau V emitiu para o Rei
Afonso V de Portugal.
4- (...) por outras cartas nossas concedemos ao dito rei Afonso
a plena e livre faculdade, entre outras, de invadir,
conquistar, subjugar quaisquer sarracenos e pagãos,
inimigos de Cristo, suas terras e bens, a todos reduzir à
servidão e tudo aplicar em utilidade própria e dos seus
descendentes. Por esta mesma faculdade, o mesmo D.
Afonso ou, por sua autoridade, o Infante legitimamente a
adquiriram mares e terras, sem que até aqui ninguém sem
sua permissão neles se intrometesse, o mesmo devendo
suceder a seus sucessores (...).
5- (...) vigorando até para quanto foi adquirido antes da data
daquela faculdade, como para quanto posteriormente pode
ou possa ser conquistado aos infiéis e pagãos províncias e
ilhas, portos e mares, incluindo ainda a conquista desde os
cabos Bojador e Não até toda a Guiné e, além dela, toda a
extensão meridional: tudo declaramos pertencer de direito
‘in perpetuum’ aos mesmos D. Afonso e seus sucessores
(...).
8- Poderão fundar nessas terras igrejas ou mosteiros, para lá
enviar eclesiásticos seculares e, com autorização dos
superiores, regulares das ordens mendicantes (...).
11- Se alguém, indivíduo ou coletividade, infringir estas
determinações, seja excomungado, só podendo ser
absolvido se, satisfeitos o rei Afonso e seus sucessores ou o
Infante, eles nisso concordarem.
(http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/1_Jesuitico/an
naes_da_biblioteca.htm)
Nos trechos selecionados, o pontífice estabelece para o reino
de Portugal, seu rei e sucessores,
As alternativas a seguir exemplificam formas de inserir o ensino de História da África e da cultura afro–brasileira nas escolas de Nível Fundamental e Médio, com base nos conteúdos e princípios da Lei n. 10.639/03, à exceção de uma. Assinale–a.
De acordo com Eric Hobsbawm, o anarquismo não teve grande
importância política nas primeiras décadas após a “Primavera
dos Povos”. Contudo, outros historiadores reconhecem que as
ideias anarquistas já tinham logrado obter adesões
significativas no movimento operário europeu e norte–
americano, às vésperas da virada do século.
Um dos fenômenos que evidencia a difusão de ideias e táticas
revolucionárias de inspiração anarquista é a visibilidade, cada
vez maior, de atentados contra chefes de Estado. Tratava–se de
recorrer à “propaganda pelo fato”, a exemplo do assassinato
Um professor de História propõe à turma uma pesquisa a partir
de registros documentais que circulam e estão facilmente
acessíveis por meio de uma rede social. O objetivo de tal
expediente é partir das experiências de vida cotidianas dos
alunos como um instrumento para estabelecer o diálogo com
os discentes em sua própria historicidade.
Um dos alunos, como resultado de uma breve pesquisa,
apresenta ao professor o material a seguir:
Analise os fragmentos a seguir.
I. “(...) tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o
desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos
males públicos e da corrupção dos Governos, resolveram
declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e
sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre
presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre
permanentemente seus direitos e seus deveres”.
(Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, 1789)
II. “Considerando que os povos (...) reafirmaram (...) sua fé nos
direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da
pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e
das mulheres, e que decidiram promover o progresso social
e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla
(...)”.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948)
Assinale a alternativa que identifica corretamente uma
semelhança entre os fragmentos acima.