DevOps é a fusão das primeiras letras de duas funções distintas dentro da TI: desenvolvedores (responsáveis por escrever software) e a equipe de operações (responsável por manter a infraestrutura na qual o software é desenvolvido e implantado). Já o DevSecOps, é uma combinação das primeiras letras de “desenvolvimento”, “segurança” e “operações”.
A esse respeito, analise os itens a seguir.
I. DevSecOps é uma extensão da mudança cultural em direção ao DevOps, incorporando todos dentro da organização, incluindo partes interessadas nos negócios, segurança, arquitetos, proprietários de produtos e engenheiros de desenvolvimento e de operações.
II. DevOps é a colaboração de pessoal e processos de desenvolvimento e operações para formar uma única equipe de entrega ágil composta por partes interessadas, clientes, engenheiros e testadores. Essa equipe trabalha em conjunto para fornecer software e infraestrutura em ritmo acelerado por meio de um pipeline automatizado de CI/CD.
III. É natural supor que o DevSecOps una engenheiros de requisitos, de dados e de redes com DevOps em uma única equipe. No entanto, a segurança é criada por um grupo multidisciplinar de indivíduos externos à organização, cada um com uma função específica, testar falhas e explorar vulnerabilidades em sistemas e bancos de dados.
Está correto o que se afirma em:
Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade, assinale a opção correta a respeito do balanço patrimonial.

Suponha que uma população formada por 600 mil pessoas se encontre distribuída em cinco estratos, conforme o quadro precedente, que mostra, ainda, o desvio padrão da variável de interesse. Para a estimação da média populacional dessa variável de interesse mediante amostragem estratificada com alocação
ótima de Neyman, o estrato que deve contribuir com o maior número de unidades amostrais é o
Antes de se iniciar a Terraplenagem, são efetuados os chamados Serviços Preliminares, de modo a deixar a área a ser trabalhada livre e desimpedida.
Nesse contexto, chama-se destocamento a:
Em caso de extinção do índice de reajuste pactuado no contrato, para realizar seu cálculo a Fiscalização deve provocar a deliberação:
Situação hipotética 1A3-I
Em uma agência de inteligência, em certo momento, havia 90 casos a serem investigados — 78 deles envolviam roubos e 63 envolviam assassinatos. 30 agentes, trabalhando 6 horas por dia, conseguiram, em 40 dias, reduzir para 70 o número total de casos a serem investigados.
Na situação hipotética 1A3-I, o percentual de casos a serem investigados que remanesceram após os 40 primeiros dias de trabalho dos agentes é
A função Novo Slide, na faixa de opções do PowerPoint, permite escolher
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o atributo segundo o qual a redação oficial deve ser elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos é denominado
O NATM – New Austrian Tunneling Method é uma técnica de projeto e construção de túneis, introduzida a partir de 1950. Sobre ela, considere as afirmativas a seguir.
I. Por melhor que seja a programação de investigações geológico-geotécnicas, o projeto sempre será alterado durante a execução do túnel.
II. O projeto da execução de um túnel pelo NATM deve prever o acompanhamento da escavação por monitoração.
III. O revestimento de primeira fase só deve ser aplicado após a estabilização das deformações.
Está correto o que se afirma em:
Com relação à execução de concreto asfáltico usinado a quente, indique as afirmativas a seguir que estão corretas.
I. O cimento asfáltico deve estar, no momento da mistura com os agregados, com uma viscosidade, preferencialmente, entre 75 e 95 SSF.
II. Os agregados, no momento da mistura com o cimento asfáltico, devem estar com uma temperatura de 10ºC a 15ºc abaixo da temperatura do ligante betuminoso.
III. Após a distribuição do concreto asfáltico na pista, a temperatura de rolagem é a maior que a mistura asfáltica possa suportar.
Na elaboração de um projeto de túnel pelo NATM, é correto afirmar que as cambotas são:
Em um projeto de fundações profundas para pontes, é indispensável a existência de uma peça estrutural denominada bloco de coroamento, que tem como função:
A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica de confiança composta por diversos entes que viabilizam a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão.
O ente responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora (AC) que tem por objetivo o recebimento, a validação, o encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes é:
Um DBA necessita fazer backups no SGBD MariaDB, porém existem diversos recursos e formas de se executar essas ações, analise os itens a seguir.
I. O programa mariadb-dump executa um backup lógico no MariaDB. É a maneira mais flexível de realizar backup e restore de dados, é uma boa opção quando o tamanho dos dados é relativamente pequeno. Para conjuntos de dados grandes, o arquivo de backup pode ser grande e o tempo de restauração demorado.
II. O programa mariadb-hotcopy é um fork do Percona XtraBackup com suporte adicional para compactação e criptografia de dados. O programa está disponível na versão MariaDB 10.1 ou posterior.
III. O programa mariadb-backup realiza um backup físico e funciona apenas para fazer backup de tabelas MyISAM e ARCHIVE. Ele só pode ser executado na mesma máquina que o local dos diretórios do banco de dados.
Está correto o que se afirma em:
Com relação à tolerância a falhas, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A tolerância a falhas é a capacidade de um sistema de continuar funcionando mesmo quando ocorrem falhas em seus componentes.
( ) A redundância é uma técnica comum usada para aumentar a tolerância a falhas em sistemas críticos.
( ) A tolerância a falhas é uma técnica que garante que um sistema nunca falhe.
As afirmativas são, respectivamente: