Considere a combustão completa de dois mols de um dos compostos presentes na gasolina, o octano. Qual a quantidade mínima em mol de gás oxigênio necessária para esse processo?

O técnico de laboratório precisará preparar a solução solicitada a partir do reagente ácido clorídrico PA 37% (massa/massa). Quanto de reagente, em mililitros, será necessário para o preparo da solução?
Dados: densidade ácido clorídrico= 1,20 g/mL;
Massas molares (g/mol): H= 1; Cl= 35,5
Uma das alternativas energéticas disponíveis no mundo, a energia nuclear levantou diversas questões relacionadas à sua utilização de forma segura. Ainda hoje, o uso de energia das centrais energéticas que utilizam a energia termonuclear é motivo de polêmica e protestos vindos de diversas partes da sociedade. Com relação à geração de energia nuclear, podemos afirmar, exceto:
Em relação ao equilíbrio químico

pode-se afirmar:
São vários os interdiscursos que “dialogam" no artigo de opinião de Frei Betto, como fonte de evidências para sua argumentação. Abaixo se apontaram alguns deles, com uma exemplificação. Assinale a opção em que NÃO haja correspondência entre a nomeação e a exemplificação:
São figuras de linguagem identificáveis no fragmento acima, EXCETO:
Leia atentamente a tirinha de Mafalda, personagem de Quino que, há mais de 50 anos, traz à tona questões que estão na pauta das discussões em nossa sociedade. Nesta, em especial, o tema é afim ao tratado nos dois textos lidos.
Sobre ela, são feitas afirmações, a seguir, referentes tanto ao conteúdo quanto à forma do texto verbal. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Atente para a semântica introduzida pelos conectivos (palavras ou locuções) destacados e assinale a afirmação INCORRETA:
What is the relation between machines and human labor, according to the authors of the study?
What is one of the consequences of technological progress pointed by the study?
Considerando a NBR 10004:2004, que classifica os resíduos sólidos, no que se refere à periculosidade dos resíduos identifique com V as afirmativas Verdadeiras e com F as Falsas:
( ) Um resíduo sólido inflamável é classificado como perigoso.
( ) Sucata de materiais ferrosos e não ferrosos são classificadas como resíduos perigosos.
( ) Resíduos de plástico polimerizado são classificados como perigosos.
( ) Resíduos de papel e papelão são classificados como não perigosos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Considerando as tipologias especiais de ambiente, podemos definir os Terrenos Cársticos como
Considerando o enquadramento dos corpos d'água e das bacias hidrográficas em classes de qualidade, é INCORRETO afirmar:
Considerando a Decisão Normativa COPAM nº 217/2017, para uma subestação de energia com tensão de 150 kV que ocupa uma área de 2 ha, para fins de licenciamento ambiental, é CORRETO afirmar:
Considerando os processos de tratamento de água de mananciais superficiais, a etapa que tem o objetivo de remover os sólidos presentes na água é: