No laboratório de controle de qualidade de uma indústria petroquímica, equivocadamente uma amostra de benzeno puro foi misturada à outra de hexano, também puro. Com o objetivo de determinar a composição molar da mistura, uma pequena amostra foi transferida para recipiente fechado e mantida a 25 ºC até que o equilíbrio líquido-vapor fosse estabelecido. Então, o vapor da mistura foi analisado por cromatografia gasosa, que indicou haver 25 %, em mol, de hexano. Considerando o sistema ideal e que a pressão de vapor do hexano puro é 135 mmHg e do benzeno é 95,1 mmHg, a 25 ºC, assinale a alternativa que contem a porcentagem molar de hexano no líquido em equilíbrio com o vapor a 25 ºC.
Uma amostra de 2,00 mL de uma solução de Fe2+ de concentração desconhecida foram adicionados a 1,00 mL de água destilada, 2,00 mL de solução diluída de H2O2 e 1,00 mL de alcalina de luminol. A medida da quimiluminescência desta amostra indicou um sinal integrado de 16,1. Quando, a uma outra alíquota de 2,00 mL desta amostra, foi adicionado 1,00 mL de solução de Fe2+ a 4,75.10-5 mol/L, e os mesmos volumes das soluções de H2O2 e luminol, o sinal integrado de quimiluminescência foi 29,6. Considerando que a intensidade da quimiluminescência aumenta linearmente com a concentração de Fe2+, determine a concentração deste íon na amostra inicial e indique a alternativa que apresenta o valor correto.
Analise as seguintes reações orgânicas e indique a alternativa que apresenta uma reação cujo produto apresentado é o esperado para a reação.
A labilidade dos complexos é uma propriedade importante que explica a troca de ligantes neste tipo de compostos. Sobre a labilidade de complexos, NÃO é correto afirmar:
O pentacloreto de fósforo é um sólido iônico composto de cátions PCl4+ e ânions PCl6- . Indique a alternativa que contém as formas geométricas do PCl4+ e PCl6- , respectivamente.
A reação entre metanol e ácido bromídrico segue o seguinte mecanismo:
A partir deste mecanismo, indique a alternativa que apresenta a lei de velocidade de formação do brometo de metila, d[CH3Br]/dt, por meio da citada reação.
Uma máquina de Carnot opera entre as temperaturas TQ = 900 K e TF = 400 K, sendo TQ a temperatura da fonte quente e TF a temperatura da fonte fria. A máquina realiza 800 J de trabalho em cada ciclo.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a energia liberada em forma de calor, em Joule, para a fonte fria a cada ciclo.
Um morador de Pirenópolis, ao entrar em um supermercado, viu, em um anúncio, que uma lâmpada do tipo X consome menos energia que outros tipos de lâmpadas. Querendo economizar energia, esse morador comprou uma lâmpada do tipo X de 12 W e, em casa, a utilizou para substituir uma lâmpada incandescente de 60 W. Com base nessa situação hipotética, a economia de energia elétrica, em 1 h, em kWh, foi igual a
Médicos e nutricionistas recomendam o consumo de alguns alimentos porque, em sua composição, são encontrados minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Entre eles, existe um mineral, presente em cereais integrais e vegetais verdes, que atua como componente de muitas coenzimas, sendo necessário para o funcionamento normal de nervos e músculos. Esse mineral é o
O gráfico acima representa as variações das concentrações dos hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH) durante um ciclo menstrual de 28 dias de uma mulher que não usa anticoncepcionais. A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal, que é uma mistura de derivados sintéticos de estrogênio e progesterona, os quais alteram as concentrações dos hormônios FSH e LH. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta a ação da pílula sobre o ciclo menstrual.
Com relação às propriedades da água e ao equilíbrio ácido-base, julgue o item a seguir.
Todo par ácido fraco/base conjugada pode agir mais eficientemente como tampão em valores de pH próximos à neutralidade (pH = 7).
Com relação à circulação extracorpórea (CEC), julgue o item a seguir.
A circulação extracorpórea, em um sentido mais amplo, compreende o conjunto de máquinas, aparelhos, circuitos e técnicas, mediante as quais se substituem definitivamente as funções do coração e dos pulmões, ficando esses órgãos excluídos da circulação.
Acerca do equilíbrio ácido-base e eletrolítico, julgue o próximo item.
As rotinas de trabalho em circulação extracorpórea incluíam, no seu início, a administração empírica de bicarbonato de sódio baseada apenas no tempo de duração da perfusão, por meio da observação de que, quanto mais alto o fluxo da perfusão, maior era o déficit de bases no sangue e mais baixo era o seu pH.
A respeito de ultrafiltração e circulação extracorpórea, julgue o item seguinte.
A ultrafiltração permite que a água, os eletrólitos e outras substâncias de alto peso molecular sejam removidos do plasma sanguíneo, ao passo que os elementos figurados do sangue, as proteínas e as demais substâncias de peso molecular baixo são retidos e permanecem em circulação.
A propósito de perfusato e hemodiluição, julgue o item subsequente.
Os dextrans têm pouco uso em perfusão, em razão do aumento de sangramento pós-operatório, em função de suas propriedades antiagregantes plaquetárias. Além disso, mascaram os resultados da determinação dos grupos sanguíneos.