A anemia infecciosa equina (AIE) é uma doença infecciosa, provocada por vírus, que acomete os equinos, é transmitida por meio do sangue de um animal infectado, através da picada de insetos hematófagos ou por agulhas, arreios, leite, placenta, sêmen e pelo soro imune. Em relação ao texto, como se denomina qualquer objeto inanimado ou substância capaz de absorver, reter e transportar organismos contagiantes ou infecciosos, de um indivíduo a outro?
No Brasil, a Leishmaniose Visceral inicialmente tinha um caráter eminentemente rural e, mais recentemente, vem se expandindo para as áreas urbanas de médio e grande porte. Na área urbana, o cão é a principal fonte de infecção.
Sobre a Leishmaniose Visceral, é CORRETO afirmar que?
I- Define-se como área para investigação aquela que, a partir do primeiro caso canino (suspeito ou confirmado), estiver circunscrita em um raio de no mínimo 1 000 cães a serem examinados.
II- Os procedimentos de eutanásia são de exclusiva responsabilidade do médico veterinário, que, dependendo da necessidade, pode delegar sua prática a terceiros, que os realizará sob sua supervisão.
III- O poder público não deverá desencadear e implementar as ações de limpeza urbana em terrenos, praças públicas, jardins, logradouros, entre outros, destinando a matéria orgânica recolhida de maneira adequada.
A Instrução Normativa n° 62, de 29 de dezembro de 2011, classifica a "Granja Leiteira" como um estabelecimento destinado à produção, pasteurização e envase de leite Pasteurizado tipo A para o consumo humano, podendo, ainda, elaborar derivados lácteos a partir de leite de sua própria produção. Conforme a referida Instruçã Normativa, marque a alternativa que corresponde à(s) afirmativa( s) CORRETA(s):
I- Permite a denominação de venda com o leite pasteurizado tipo A integral, sem i desnatado e desnatado.
II- A ordenha, obrigatoriamente, deve ser feita em dependência apropriada, destinada exclusivamente a esta finalidade, e localizada afastada da dependência de abrigo e arraçoamento, bem como de outras construções para alojamento de animais.
Ill- Possuir, obrigatoriamente, equipamento para a ordenha mecânica em circuito fechado, não sendo permitida a ordenha manual ou ordenha mecânica em sistema semifechado, tipo "balde-ao-pé" ou similar.
De acordo com RIBEIRO (2013), do ponto de vista prático, o psicodiagnóstico deve envolver uma visão ornais possível compreensível e global da situação do cliente. Para a obtenção dessa visão completa devem-se seguir alguns passos. A partir desses passos assinale a segunda coluna de acordo com a primeira:
IS- Identificação do sujeito
MC- Motivo da consulta
HP- História do problema
TP- Testes psicológicos
( ) Nem sempre aquilo que o cliente traz como sendo sua queixa é, de fato, o seu problema básico.
( ) Dados e informações que não precisam ser colhidos no primeiro momento.
( ) A escolha de um deles dependerá do que o psicoterapeuta deseja observar/medir.
( ) Se tudo em algum lugar se encontra, é necessário ter uma visão de conjunto, de totalidade, uma ideia o mais possível completa da situação.
A sequência CORRETA é
A Política Nacional de Humanização (PNH) criada em 2003 pelo Ministério da Saúde surge como uma política que engloba as iniciativas já existentes no SUS visando ampliar a discussão sobre o conceito de humanização, tendo como princípio a indissociabilidade entre atenção e gestão. Assim, de acordo com essa política a humanização, deve-se aproximar de
Os movimentos reflexos são, em geral, visíveis em bebês mais novos. Diferentemente dos movimentos aleatórios, os reflexos são movimentos involuntários que o indivíduo faz em resposta a estímulos específicos. Normalmente desaparecem até o primeiro ano de vida, alguns persistindo até o final da vida. Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira em função do tipo de reflexo e sua resposta. (1) Reflexo de Babinski (2) Reflexo Moro (3) Reflexo Tonico-cervical (4) Reflexo Busca (5) Reflexo Palmar-mandibular ( ) Boca se abre, olhos se fecham. ( ) Braços estendidos, pernas flexionadas. ( ) Braços e pernas estendidos. ( ) Os dedos dos pés se estendem. ( ) Cabeça gira para o lado estimulado. A sequência CORRETA é
A obesidade infantil é um tema que deve fazer parte das discussões teóricas e práticas nas aulas de Educação Física e de outras disciplinas na escola. Sabemos que é muito difícil, fisiologicamente, alterar os componentes da composição corporal em aulas de Educação Física Escolar, realizadas 2 vezes por semana, com uma duração de 50 minutos cada uma, e com um número grande de alunos por turma. A educação física escolar tem que agir de forma inclusiva e oportunizando conteúdos que estimulem sua prática. Assinale a alternativa CORRETA abaixo:
Para compreendermos o desenvolvimento psicomotor é necessário que se entendam os componentes teóricos como lateralidade, equilíbrio, coordenação, tônus, etc... Assinale a alternativa CORRETA abaixo:
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação à função social da escola.
( ) A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tomar um cidadão, participativo na sociedade em que vive.
( ) A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência, das artes e das letras.
( ) Mesmo sem uma infraestrutura adequada para o recebimento dos alunos, a escola necessita cumprir com a sua função, seguindo um modelo segregado e homogêneo de educação.
( ) A escola representa a Instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber sistematizado. Nesse sentido, a sua função deve ser restrita ao ensino de matemática, português, história, geografia ciências naturais e demais disciplinas. As questões culturais, afetivas e históricas devem ficar a cargo da família.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA
Assinale a alternativa que completa o sentido do enunciado que segue: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes de
Os PCNs, ao tratar do ensino de História, afirmam que os conhecimentos históricos tornam-se significativos para os alunos quando contribuem para que eles reflitam sobre as vivências e as produções humanas, materializadas no seu espaço de convívio direto e nas organizações das sociedades de tempos e espaços diferentes. Associe as duas colunas, relacionando o ensino de história com: 1 Documentos 2 Problematizações 3 Leitura e interpretação de fontes bibliográficas 4 O tempo ( ) A abordagem dos conteúdos insere-se numa perspectiva de questionamentos da realidade organizada no presente, desdobrando-se em conteúdos históricos, que envolvem explicitações e interpretações das ações de diferentes sujeitos, da seleção e organização de fatos e da localização de informações no tempo histórico. ( ) São fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas e comparadas. ( ) Leitura crítica de produções de conteúdos históricos, distinguindo contextos, funções, estilos, argumentos, pontos de vista, intencionalidades. ( ) É um dos conceitos mais complexos de entendimento. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de abrangências que são consideradas, relacionadas às possibilidades de contornos que assume, tanto no campo da realidade natural e física como nas criações culturais humanas. A sequência CORRETA dessa associação é:
Assinale a alternativa em que o uso do por que é feito de forma INADEQUADA.
De acordo com a Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010: Art. 14. O poder público estimulará e apoiará ações socioeducacionais realizadas por entidades do movimento negro que desenvolvam atividades voltadas para a inclusão social, mediante:
Assinale a alternativa CORRETA, devido a ataques grandemente veiculados na mídia, a preocupação com a segurança vem sendo aumentada.
Ataques recentes como Wanna Cry e petya, impedem o usuário de acessar o computador, dados e demais informações, obrigando o próprio usuário realizar o pagamento por uma chave de resgate para acessar novamente os dados, esses ataques são categorizados como: