A Educação do Campo, em sua base de origem, é uma construção formada na experiência dos movimentos sociais em luta pela reforma agrária, que a partir de processos não escolares conformaram uma proposta de política pública, de formação integral de amplo alcance. Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação à Educação do Campo.
( ) A Educação do Campo, segundo Roseli Caldart (2012), nomeia um fenômeno da realidade brasileira atual, protagonizado pelos trabalhadores do campo e suas organizações, com o objetivo de incidir sobre a política de educação desde os interesses sociais das comunidades camponesas.
( ) Na sociedade capitalista, a escola tem favorecido os setores menos favorecidos. Sua participação na reprodução do capital vem ajudando a manter, dentre outras, a questão Agrária no país; esta que evidencia a apropriação privada da terra por uma maioria, que se tornou privilegiada.
( ) A ampliação da Educação do Campo, com o sentido estratégico que compõe sua origem, exige a participação efetiva e permanente dos Movimentos Sociais do Campo, que pela realização das lutas ressignifiquem e deem consistência aos conteúdos aprendidos e ensinados.
( ) A importância estratégia dos Movimentos Sociais nos processos educativos comprometidos com a transformação está associada ao papel da escola, considerando a sua participação no movimento que desencadeia mudanças na correlação de forças definidoras do desenvolvimento das energias produtivas e das relações de produção.
Marque a sequência CORRETA:
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos saberes da docência na área da educação do campo.
( ) Tardif (2006) salienta a importância do acolhimento da experiência coletiva e individual do professor para a construção dos saberes docentes. Para esse autor, os saberes docentes são incorporados às experiências coletiva e individual sob a forma de habitus e de habilidade de saber, saber fazer e saber ser, representando a cultura docente em ação.
( ) Um dos problemas que impossibilitam a incorporação da vida campesina, da identidade do campo, da vida, história, memória, saberes e lutas do sujeito do campo no interior da escola, como parte da práxis pedagógica, é o fato de o próprio docente não ter reconhecido o seu saber, suas memórias, sua vida e experiências, sua autoria e criatividade profissional, pois são regidos a uma conformação de identidade que o homogeneíza.
( ) O saber do cotidiano e da realidade, na qual está inserido o educando, não necessita fazer parte da formação do professor. Este é o único conhecimento que pode ficar ausente da formação. O conhecimento das políticas do campo é suficiente para dar a competência ao professor para atuar no meio socioeducativo dos educandos.
( ) A realidade de exclusão em que se situam, ainda hoje, os educadores do campo determina, de antemão, os limites do ensinar e do aprender nesse contexto.
Assinale a sequência CORRETA:
O estudo da língua portuguesa deve objetivar a amplidão de todas as competências que a atividade verbal prevê. Isso implica promover o desenvolvimento de capacidades para
I- ler e entender um texto, de qualquer dimensão, de qualquer gênero.
II- se expressar por escrito, conforme a solicitação do momento, de forma clara, precisa, coesa, coerente e relevante.
III- fazer uma prova, pontual, específica, limitada por um tempo e por uma série de outras determinações técnicas.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está (ão) CORRETA (s), apenas
A antiga lei que fixada as Diretrizes e Bases da educação, Lei nº 5.692/71, é considerada por especialistas como possuindo uma abordagem tecnicista, os motivos que justificam isso, por meio de seu texto legal, são:
Lev Vygotsky considerava o desenvolvimento da linguagem oral como:
A tendência pedagógica brasileira liberal que recebe o nome de Renovadora não diretiva, também é conhecida por:
De acuerdo con los PCNs, en la relación entre lengua extranjera y lengua materna en el aprendizaje, en líneas generales, lo que el aprendizaje de una lengua extranjera va hacer es:
I- Aumentar el conocimiento sobre lenguaje que el alumno construyó sobre su lengua materna, por medio de comparaciones con la lengua extranjera en varios niveles;
II- Posibilitar que el alumno, al envolverse en los procesos de construir significados en esta lengua, constitúyase en un ser discursivo en el uso de una lengua extranjera;
III- El alumno aprende lo que es interesante de acuerdo con su realidad y experiencia, por eso, en situaciones específicas, el aprendizaje no ocurre. Así, no es aconsejable incluir lengua(s) extranjera(s) y contenidos de acuerdo con la tradición e histórico social.
Está(n) correcta(s) la(s) afirmación(es):
“As leituras do professor são relevantes para a construção de sua identidade profissional, elemento constitutivo da profissão docente". (Kleiman, 2001 p. 119).
Do enunciado, pode-se depreender que
( ) as práticas e leitura do professor podem produzir efeitos significativos em seu desempenho profissional.
( ) a leitura é uma atividade dialógica intertextual que conduz à elaboração de redes de conhecimento que atuam no processo de constituição identitária do professor.
( ) o livro didático é importante e apenas ele preenche as necessidades de leitura do professor, atendendo os objetivos de seu plano de trabalho.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa e marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.
No MS-Excel se digitarmos na Barra de Fórmulas “=60/2*10+120” e apertarmos ENTER, qual será o resultado?
Cria um arco que pode ser definido a partir de três pontos ou de outros parâmetros, como, por exemplo, a localização do seu centro e o comprimento do raio. Dentro do AutoCad trata-se do comando:
É por meio da noção de produção de gêneros textuais que percebemos o papel dialógico e social da linguagem. Neste sentido, em relação ao gênero textual acima, analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para Falsa.
( ) Os gêneros textuais apresentam aspectos específicos que definem sua composição, esfera comunicativa e o contexto em que vai circular.
( ) O texto faz uma caracterização estereotipada e preconceituosa dos alunos que são falantes de variedades linguísticas estigmatizadas e diferentes da norma urbana de prestígio.
( ) O gênero textual humorístico (piada) não deve ser trabalhado em sala de aula, pois não propicia a interação verbal da linguagem.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.
“... conseguiram reverter com sucesso diabetes tipo 1 em cobaias (...)" (linhas 2 e 3). É correto afirmar que o termo destacado exerce função sintática de:
Assinale a alternativa incorreta. Segundo a Lei Orgânica de Anchieta - SC, os bens patrimoniais do Município, deverão ser classificados:
Constituído por um conjunto de corpos celestes que se encontram em seu campo gravítico, inclusive pelo astro Sol que o nomeia, o Sistema Solar é formado por: