Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A Educação do Campo, em sua base de origem, é uma construção formada na experiência dos movimentos sociais em luta pela reforma agrária, que a partir de processos não escolares conformaram uma proposta de política pública, de formação integral de amplo alcance. Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação à Educação do Campo.

( ) A Educação do Campo, segundo Roseli Caldart (2012), nomeia um fenômeno da realidade brasileira atual, protagonizado pelos trabalhadores do campo e suas organizações, com o objetivo de incidir sobre a política de educação desde os interesses sociais das comunidades camponesas.

( ) Na sociedade capitalista, a escola tem favorecido os setores menos favorecidos. Sua participação na reprodução do capital vem ajudando a manter, dentre outras, a questão Agrária no país; esta que evidencia a apropriação privada da terra por uma maioria, que se tornou privilegiada.

( ) A ampliação da Educação do Campo, com o sentido estratégico que compõe sua origem, exige a participação efetiva e permanente dos Movimentos Sociais do Campo, que pela realização das lutas ressignifiquem e deem consistência aos conteúdos aprendidos e ensinados.

( ) A importância estratégia dos Movimentos Sociais nos processos educativos comprometidos com a transformação está associada ao papel da escola, considerando a sua participação no movimento que desencadeia mudanças na correlação de forças definidoras do desenvolvimento das energias produtivas e das relações de produção.

Marque a sequência CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282