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Esclarecemos que o Ministério da Educação mantém articulação com diversos organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), sobretudo devido à participação em programas e projetos em áreas prioritárias ao desenvolvimento e à melhoria dos sistemas educacionais dos países.

Cada um dos itens que se seguem apresenta um trecho de texto

reproduzido da Internet (http://portal.mec.gov.br), e adaptado para

constituir parte de uma correspondência oficial do tipo ofício,

devendo ser julgado certo se estiver de acordo com os requisitos

gramaticais para esse tipo de correspondência, ou errado, em caso

contrário.

Até que enfim os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010, por escola, serão divulgados em 15 dias. Essa divulgação permitirá a avaliação normal, do mesmo jeito dos anos anteriores, ou acrescida dos dados de proporção por escola. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), informará a relação, por escola, de alunos que fizeram o exame. Dessa forma, as famílias poderão avaliar o desempenho real das escolas de seus filhos.

Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à
educação básica brasileira, julgue os próximos itens.

A Prova Brasil é o exame realizado anualmente pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram seus estudos no ensino médio público.

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base
legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais
e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

A oferta do ensino médio a todos que o demandarem, inclusive na forma de cursos e exames supletivos, é atribuída legalmente aos estados e ao Distrito Federal, em caráter de prioridade.

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e
formação de profissionais para a educação básica, avaliação,
currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

Cumpre a determinação legal vigente sobre o tempo de trabalho escolar a escola cujas atividades se desenvolvem por meio de aulas com 50 minutos de duração durante 200 dias letivos.

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da
psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.

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Considerando o texto acima, bem como elementos gerais dos estilos
de época da literatura brasileira, julgue os itens de 85 a 90.

Uma das técnicas básicas da literatura pós-modernista, encontrada em diversos textos brasileiros, é a do pastiche, a qual substitui a noção de paródia típica do Modernismo.

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e
formação de profissionais para a educação básica, avaliação,
currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

Aos estabelecimentos de ensino fundamental que já utilizam a progressão regular por série proíbe-se a adoção, no ensino fundamental, do regime de progressão continuada.

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Según el texto, juzgue los ítems subsiguientes.

Se puede inferir que para los años 50 era muy difícil una pareja divorciarse y que dos homosexuales no podían unirse en matrimonio.

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Juzgue los ítems de 111 a 115 de acuerdo con el texto de arriba.

El profesor puede influir en las estrategias que un estudiante debe desarrollar.

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Con base en el texto anterior, juzgue ítems de 106 a 110.

El concepto de competencia es muy amplio e incluye elementos tradicionales de aprendizaje como saber vocabulario, pero también engloba conceptos de cómo comportarse ante un contexto social determinado.

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Juzgue los ítems siguientes de acuerdo con el texto de arriba.

El vocablo “artilugio” (L.6) significa en el texto lo mismo que ardid.

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En conformidad con las ideas y estructuras del texto de arriba,
juzgue los ítems de 89 a 98.

El vocablo “estorba” (L.27) es reemplazable por moleste sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.

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En conformidad con las ideas y estructuras del texto de arriba,
juzgue los ítems de 89 a 98.

La expresión “salvo que” (L.11) es sustituible por a no ser que sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.

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En conformidad con las ideas y estructuras del texto de arriba,
juzgue los ítems de 89 a 98.

El elemento “le” en “no se le ocurre” (L.10) hace referencia a la tercera persona del singular y desempeña la función de sujeto.

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