Os incêndios em laboratórios químicos são muito comuns e devem ser combatidos com o uso de extintores adequados. Desse modo, considera-se que os extintores de
O ácido acético é muito utilizado nas aulas experimentais de química e pode ser encontrado no vinagre. Ao estudante de química de uma universidade, foi solicitado preparar uma solução contendo 0,760 mmol de ácido acético a partir de uma solução estoque 0,0380 mol.L-1 do mesmo ácido. Para tanto, é necessário ao estudante
Considere a figura a seguir.
Dos componentes potenciométricos do sistema representado pela figura, o potencial
Sólidos iônicos são muito manipulados em laboratórios químicos e possuem como modelo explicativo a regularidade das estruturas cristalinas. São exemplos desses sólidos:
A determinação de ânions cloreto na urina de um paciente do Hospital de Clínicas da UFU ocorreu por análise química de precipitação desse cloreto com solução aquosa de nitrato de prata. Para tanto, após coleta adequada, evaporou-se a urina e, no resíduo, adicionou-se água até o volume final de 1L. Uma alíquota de 25 mL foi transferida para um erlenmeyer, em que foram adicionados 50,0 mL de solução aquosa de nitrato de prata 0,120 mol/L. A partir dos procedimentos descritos, e com a finalidade de determinar a quantidade de cloreto na urina, o analista químico recomendou
Considere o espectro a seguir.
Os máximos de absorção, representados no espectro, estão relacionados
A segurança nos laboratórios químicos é de fundamental importância e deve ser conhecida por todos os seus usuários. A alternativa que melhor expressa cinco recomendações de segurança em laboratórios químicos é:
Em relação à Radiação Eletromagnética (REM), assinale a alternativa correta.
A tipologia de satélites que passa sobre (ou quase sobre) ambos os polos do planeta em cada uma de suas revoluções, tendo, portanto um plano orbital fixo e perpendicular à rotação do planeta, é denominada de satélite(s)
Em 15 de abril de 1999, a NASA lançou um satélite que continha a bordo o imageador Enhanced Thematic Mapper Plus (ETM+). Esse satélite denomina-se
A aquisição de fotografias aéreas é um processo que necessita de planejamento e
organização. Considere a figura a seguir, que representa os elementos de geometria básica
necessários para a aquisição de fotografias aéreas.
Na figura, os elementos indicados por PP referem-se à (ao)
Considere o conceito a seguir. Ponto (imaginário) interceptado por um eixo vertical (imaginário) traçado a partir da cabeça de um observador (localizado sobre a superfície terrestre) e que se prolonga até a esfera celeste. O conceito apresentado refere-se a:
Considere a descrição a seguir. Técnica que modifica, por meio de funções matemáticas, os níveis de cinza ou os valores digitais de uma imagem, de modo a valorizar certas informações espectrais e melhorar a qualidade visual da imagem, facilitando a análise do fotointérprete. A técnica descrita denomina-se
Existem tipos e modos diferentes de interpretação. Entre estes estão a interpretação
consecutiva e a interpretação simultânea. Sobre a interpretação simultânea, assinale a
alternativa correta.
Entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a interpretação consecutiva foi amplamente usada. Sobre esse tipo de interpretação, é correto afirmar que:
Existe uma flexibilidade da ordem das frases em Libras, pois as palavras podem ser ordenadas de modos diferentes nas sentenças. No entanto, pesquisas apontam que a ordenação mais básica é:
Considere a definição a seguir. Entender a mensagem na língua fonte, analisar e internalizar o significado na língua alvo, e expressar a mensagem na língua alvo. Em relação aos modelos propostos de processamento, no ato da tradução e interpretação, assinale a alternativa que se aplica à definição acima.
Historicamente a presença de intérpretes de língua de sinais começou a ser percebida nos anos 80, no Brasil. Esta se deu em que âmbito?
Nas regras de Libras, existe uma que determina o uso das duas mãos e a relação
entre elas na realização dos sinais: Simetria e Dominância.
De acordo com esta regra, assinale a alternativa em que todas as palavras aparecem
como exemplo de simetria na realização do sinal.
Em qual frase aparece o uso do classificador (CL), para representar a ação do sujeito na Língua de Sinais?
LIBRAS é a sigla utilizada para a Língua Brasileira de Sinais. A FENEIS sempre teve papel importante para que esta sigla fosse difundida e usada no meio acadêmico. O que significa a sigla FENEIS?
Considerando o conceito do instrumento administrativo
denominado Rotinas, leia as frases abaixo e a seguir
assinale a alternativa correta.
I. Descrição sistemática dos passos a serem dados para
a realização das ações componentes de uma atividade
e a sequência em que devem ser executadas.
II. Guia escrito, que fornece instruções gerais do serviço
de saúde.
III. Trata-se de um ato normativo, que contém as diretrizes
básicas para o funcionamento do serviço como filosofia,
objetivos do serviço, dimensionamento de pessoal e
descrição das linhas hierárquicas.
IV. Guia orientador, contendo informações gerais do
trabalho e de padrões comportamentais.
O sistema nervoso simpático é responsável pela resposta ao estresse, relacionado à resposta para fuga de algum perigo, como agitação e fuga. Esse sistema regula os órgãos internos como:
Considerando o medicamento Nitroglicerina, leia as
afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa
correta.
I. São efeitos colaterais: hipotensão postural, rubor
facial, taquicardia, choque, edema periférico, cefaleia,
náuseas, vômitos, fraqueza muscular e visão borrada.
II. Deve ser diluída com soro fisiológico 0,9%, soro
glicosado 5% ou bicarbonato de sódio.
III. É um vasodilatador venoso e arterial.
IV. É um inotrópico não digitálico, sendo uma droga
simpatomimética.
Os transtornos mentais são classificados conforme a existência de um conjunto de sintomas psíquicos ou alterações no comportamento, que, em geral, estão associadas a grande sofrimento psicológico e prejuízos no desempenho social e ocupacional da pessoa. É um exemplo de transtorno orgânico mental:
Considerando que a pressão venosa central (PVC) é
muito utilizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI),
leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa
correta.
I. A PVC consiste na pressão de enchimento do lado
esquerdo do coração, ou na pré-carga do ventrículo
esquerdo, e reflete a pressão diastólica final do ventrículo
esquerdo na ausência de lesão valvar tricúspide.
II. A PVC deve ser mensurada nos casos de hipotensão
sem resposta ao tratamento clínico, hipovolemia e
necessidade de drogas inotrópicas.
III. A PVC é um parâmetro que indica a função cardíaca
esquerda na ausência de disfunção cardiopulmonar, o
tônus vascular do paciente e sua resposta ao tratamento
e o estado de hidratação.
IV. A PVC é monitorizada continuamente por meio de
um cateter venoso central inserido comumente pela
veia subclávia, jugular interna ou jugular externa, que
desemboca na veia cava superior, sendo conectado a
um sistema transdutor de pressão.
De acordo com a visão geral do eu lírico, o que caracteriza “gente”, isto é, o ser humano em geral:
“Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.” O acento da palavra destacada ocorre pelo mesmo motivo em:
Houve uma união de preposição por combinação em: