Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro,
aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado
em Vitória - ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.

O jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas. O referido código não distingue o trabalho em assessoria de imprensa nessa responsabilidade profissional.

No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro,
aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado
em Vitória - ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.

Os jornalistas que descumprirem o código de ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

Release é definido como o conjunto de material, geralmente reunido em uma pasta, caixa, sacola ou envelope enviado à redação ou distribuído aos jornalistas durante uma cobertura, lançamento, coletiva ou visita, com o objetivo de informar a respeito de determinado assunto.

A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Newspeg é a corrente teórica que aquilata a importância da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho, dos processos produtivos e das rotinas produtivas na formação da agenda jornalística.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.

Iceberg é a parte inicial de um texto que continua após uma grande foto.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.

Característica dos textos de revista de interesse geral, o sublead é um complemento do lead, que foi adotado por grande parte dos jornalistas brasileiros

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Mercado-alvo consiste em um grupo de compradores com necessidades e características comuns às quais a empresa decide atender.

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Nos canais de comunicação pessoal, duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente. Esses canais são eficientes, pois permitem um contato direto e um pronto feedback. A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente.

Stakeholder denomina indivíduos, grupos ou organizações que, direta ou indiretamente, podem ter interesses em relação à organização ou podem ser de alguma forma afetados por ela.

House organ é um periódico de comunicação institucional e ferramenta de relações públicas distribuído gratuitamente e dirigido exclusivamente ao público externo.

O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.

Um cliente contraiu empréstimo em uma instituição
financeira comprometendo-se a pagá-lo em 3 prestações mensais,
iguais, consecutivas de R$ 1.870,00, vencendo a primeira
prestação 1 mês após a tomada do empréstimo. A taxa de juros
compostos praticada pela instituição financeira foi de 2% ao mês.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir, supondo que
Imagem 019.jpg

Se o cliente decidir pagar o valor total do empréstimo na data do pagamento da segunda prestação, então o valor a ser pago será superior a R$ 5.600,00.

Uma dívida de R$ 1.000.000,00 deverá ser paga em
14 prestações anuais, iguais e consecutivas pelo sistema francês
de amortização à taxa de juros compostos de 5% ao ano.
A primeira prestação vence 1 ano após o acordo para pagamento
da dívida. A tabela de amortização a seguir apresenta
alguns valores, em reais, correspondentes a essa situação, em
que Imagem 020.jpgindicam, respectivamente, o valor da prestação,
os juros devidos, o valor da amortização e o saldo devedor no
n-ésimo ano (Imagem 021.jpg).

Imagem 022.jpg

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Imagem 027.jpg = R$ 62.815, 34.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes, considerando que, para avaliar a tese de que a probabilidade foi reduzida para 0,9p, será efetuada uma nova pesquisa com 900 pessoas selecionadas aleatoriamente entre aquelas que sofreram o primeiro infarto do miocárdio no período de cinco anos antes até cinco anos depois da publicação do veto.

Considere que outro grupo de cientistas defenda a tese de que a probabilidade de uma pessoa sofrer o primeiro infarto do miocárdio não dependa da publicação do veto. Nessa situação, segundo esses cientistas, a probabilidade de uma pessoa sofrer o primeiro infarto do miocárdio é superior a 0,96p.

Com relação ao texto, julgue os próximos itens, considerando que outras 900 pessoas tenham sido observadas em uma nova pesquisa, sendo Xa a quantidade de pessoas que sofreram o primeiro infarto do miocárdio no período de cinco anos antes da publicação do veto e Xb a quantidade de pessoas que sofreram o primeiro infarto do miocárdio no período até cinco anos após a publicação do veto.

A variância condicional Var ( Xa | Xb = x), em que 0 = x = 900, é superior a 1 e inferior a 900.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282