Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Atualmente os jovens utilizam as tecnologias para ter acesso a uma quantidade cada vez maior de informações, embora alguns estudos mostrem que eles utilizam de forma ineficiente. Sobre o uso das tecnologias, podemos afirmar que

“Aprovada como a mais recente solução para atender à demanda na formação de professores e para o aprimoramento da Educação no País. [...] Alicerçada no acelerado avanço tecnológico, vai revolucionar a estrutura do sistema de ensino” (PALHARES, 2007) Trata-se de (Assinale a opção correta.)

A obrigatoriedade do ensino é um dos instrumentos que contribui com a sua democratização. A Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – apresenta, em seu artigo 21, a seguinte composição ou níveis da educação escolar:

I. educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;


II. educação superior.

Qual nível da educação escolar é obrigatório hoje no Brasil e qual a legislação que a garante?

As discussões em torno das questões do financiamento da educação, durante a CONAE 2010, levaram a definição de algumas prioridades a serem incluídas no novo Plano Nacional de Educação, para que a educação como direito social, preconizada na Constituição de 1988, seja ofertada com qualidade. Entre elas:

A atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, regulamentada pelo decreto n.º 6.571, de 17 de setembro de 2008, fere o direito da família da pessoa com deficiência em relação à escolha do programa educacional almejado para o atendimento educacional de seu filho. Isso se deve a este decreto

O reuso da água em edificações é possível, desde que o sistema seja projetado com observância das recomendações técnicas específicas. Dentre estas, devem-se evitar a mistura com a água tratada e não permitir o uso da água reutilizada para fins potáveis. Com relação às águas cinzas de uma edificação, pode-se afirmar que

Dadas as sentenças abaixo,

I. Memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas.

II. Layout inicial do canteiro de obras, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência.

III. Programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.

é correto afirmar que, de acordo com a NR-18, é(são) documento(s) integrante(s) do PCMAT

Os serviços de impermeabilização representam uma pequena parcela do custo e do volume de uma obra, quando devidamente planejados. O sistema de impermeabilização normalmente executado contra a umidade do solo é o

. Define-se por patologia das construções:

Na aquisição de concreto usinado para uma obra, o contratante e a fiscalização devem exigir que conste na nota fiscal de venda:

I. O local e data em que a contratada adquiriu o agregado graúdo.

II. A resistência característica.

III. Dimensão máxima do agregado graúdo.

IV. O fator água/cimento.

V. O consumo mínimo de cimento.

Estão corretos os itens

Segundo a Lei n.º 8.666, de 1993, que institui normas para licitações e contratos da administração pública, são modalidades de licitação:

Com relação ao lançamento e adensamento do concreto são feitas as seguintes inferências:

I. Não deixar acumular concreto em determinados locais da fôrma.

II. Lançar em camadas horizontais de 15 a 30 cm, a partir das extremidades para o centro das fôrmas.

III. Lançar nova camada após o início de pega da camada inferior.

IV. Realizar a vibração em excesso.

V. Iniciar o adensamento logo após o lançamento.

Estão corretos os itens

Uma dívida no valor de R$ 3.600,00 foi amortizada em 8 parcelas mensais, com taxa de 4% ao mês pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) e a primeira prestação foi paga ao completar 30 dias da data do empréstimo. O saldo devedor, logo após o pagamento da quarta prestação, era de

Se um determinado país tem amplas relações (comerciais e financeiras) com a economia internacional é denominado nos livro-textos de uma economia aberta, pois fluxos de mercadorias e capitais são mais comuns por suas fronteiras. Assim, das opções abaixo, qual é a mais correta para indicar os destinos da poupança nacional de uma economia aberta?

Senhoriagem foi uma palavra designada originalmente para explicar a taxa cobrada por soberanos pela cunhagem de moedas de ouro e prata. Num sistema de pagamentos nacional, onde se adota a moeda fiduciária, o termo serve para explicar

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282