Acerca dos elementos que integram o estudo social, assinale a opção correta.
O planejamento, na perspectiva lógico-racional, refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Em consonância com a PNAS/NOB, assinale a opção correta.
Acerca da intersetorialidade, assinale a opção correta.
Com relação às formas de violência e às reflexões realizadas a esse respeito, assinale a opção correta.
A Constituição Federal de 1988 introduziu no Brasil o conceito de Seguridade Social, nele incluindo a saúde, a previdência e a assistência social. A Lei Orgânica da Assistência Social, Lei Federal n.º 8.742/93, introduz uma nova forma de discutir a Assistência Social, substituindo a visão centrada na caridade e no favor. De acordo com previsões contidas no artigo 4.º da LOAS, dentre outros, destacam-se como princípios da Assistência Social a:
I. habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;
II. supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;
III. promoção da integração ao mercado de trabalho;
IV. definição dos níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais;
V. universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
VI. igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
Está correto apenas o contido em
A adoção de criança e adolescente só poderá ser feita nos termos da lei, de que se conclui que será ela sempre judicial, cuja competência é do Juízo da Infância e da Juventude.
De acordo com o artigo 39 do ECA, a adoção é medida___________ e____________,a qual se deve recorrer apenas quando______________os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectiva- mente, as lacunas do texto.
Nas últimas décadas, as famílias brasileiras vêm se modi- ficando e se reconfigurando, o que impossibilita pensar a família com base em um modelo único ou ideal, como o tradicional casal com filhos. As alterações na família fazem parte e estão relacionadas às transformações contemporâneas da sociedade. Destacam-se como algumas características de uma nova configuração das famílias brasileiras, que teve início nos anos 1990, a redução do número de filhos, o predomínio das famílias nucleares;
I. o aumento significativo das famílias monoparentais, com predominância das mulheres como chefes;
II. a omissão da figura masculina da família na educação dos filhos;
III. o aumento das famílias recompostas;
IV. o aumento de pessoas que vivem sós;
V. a interferência dos meios de comunicação na formação dos filhos.
Está correto apenas o contido em
As Ciências Humanas, ao buscarem elaborar uma imagem científica do ser homem, estão buscando construir ______________ para sua existência. Contudo, para além da descoberta das estruturas ______________ da existência natural dos homens e da abertura de espaços para a intervenção técnica sobre elas, destaca-se, nas Ciências Humanas, uma imagem da ______________ de sua própria existência, com o objetivo de lhes possibilitar o domínio de elementos que contribuam para torná-la cada vez mais adequada, no plano de sua expansão especificamente humana.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Como profissão interventiva no âmbito das chamadas expressões da questão social, o reconhecimento profissional, no Serviço Social, advém da resolutividade dessa intervenção, o que exige respostas em nível imediato, emergencial, uma vez que atende a questões que, pelo nível de tensão que provocam, põem em risco a ordem vigente. Nessas respostas, impera a exigência de atendimento às demandas que chegam à profissão, de modo que se aspira ao alcance dos fins, mas não se impõe, na mesma medida, em nível imediato, uma reflexão ético-política sobre os meios utilizados para isso. A ruptura entre meios e fins resulta em uma prática
Pensar o projeto profissional do Serviço Social supõe articular a dupla dimensão: de um lado, as condições macrossocietárias que tecem o terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão, seus limites, e possibilidades que vão além da vontade do sujeito individual; de outro lado, as respostas
Julgue os itens a seguir, relacionados a perícias e a laudos
médico-legais.
Para a confirmação da causa morte de uma vítima fatal de eletroplessão o perito deve identificar, nessa vítima, a marca elétrica de Jellinek, que consiste em uma queimadura bem definida na pele.
No que se refere à perícia médico-legal, julgue os itens
subsequentes.
A verificação da presença de hímen íntegro e complacente em jovem vítima de suposto abuso sexual, é suficiente para que o perito médico-legista conclua que não houve conjunção carnal.
No que se refere à perícia médico-legal, julgue os itens
subsequentes.
O relatório médico-legal, uma descrição minuciosa de uma perícia médica, denomina-se laudo, quando é escrito pelo próprio perito, e auto ou depoimento oral, quando é ditado ao escrivão.
No que concerne à interceptação telefônica, julgue os itens
subsequentes.
Autorizada, a interceptação telefônica será conduzida pela autoridade policial, em autos apartados, com ciência do Ministério Público, que poderá acompanhar a sua realização. Cumprida a diligência, o resultado deverá ser encaminhado ao juiz, com auto circunstanciado contendo o resumo das operações realizadas.