O surgimento do interesse científico e as etapas de consolidação da Sociologia no Brasil implicaram uma combinação de causas provenientes de contatos sociais, conflitos e acomodações de culturas e povos diversos. Para efeito de explicação didática, o desenvolvimento das etapas da sociologia no Brasil pode ser resumido em três períodos: a) Período dos pensadores sociais (sociologia de cátedra); b) Período da Sociologia científica/ênfase à pesquisa macrossociológica I; c) Período da Sociologia científica II/momento de crise e diversificação da sociologia. Em linhas gerais, as etapas em questão correspondem respectivamente ao final do XIX até 1925; 1935-70; 1980/90. (LIEDKE FILHO, Enno D. A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. sociologias, Porto Alegre, ano 7, nº 14, jul/dez 2005, pp. 376-437 ([DOSSIÊ A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios]).
De acordo com a classificação elaborada e datada pelo autor, a produção sociológica do último período foi caracterizada, sobretudo, pelo:
Supondo que a variável escolhida de uma pesquisa seja nominal e a população finita de 600 indivíduos (em que 60% dos indivíduos são mulheres). Deseja- se trabalhar com um a de 5% e um erro amostral de 7%. Lembre-se:
1,96, calcule o tamanho da amostra aproximado.
Considere a amostra aleatória de tamanho n = 4, [20, 25, 24, 22], obtida de uma distribuição N(µ, σ2).
Nesse caso, as estimativas UMVU (Estimador não viciado de variância uniformemente mínima) e EMV (Estimador de Máxima Verossimilhança) dos parâmetros µ e σ 2 são, respectivamente:
Uma variável aleatória X tem função geradora de momentos dada por:
mx ( t ) =
, para t < λ
O valor de E(X2) é:
Um hospital está preocupado com a quantidade de atendimento aos acidentados de trabalho. Sabe-se que o tempo do atendimento dos acidentes de trabalho tem uma distribuição normal com desvio padrão de 24 horas/homens por semana. Para uma analise detalhada, tomou-se uma amostra de 16 hospitais e observaram-se, para essa amostra, os seguintes números de horas/homem atendidos nos acidentes de trabalho:
15; 4; 5; 19; 17; 16; 4; 14; 16; 20; 18; 8; 7; 5; 8; 16.
Construa um intervalo de confiança para o número médio de horas/homem para o atendimento de acidentes de trabalho. Responda, considerando o intervalo, se é necessário preocuparse, sabendo que o hospital pode atender 1hora/homens semanal nos acidentes de trabalho.
Dado: Use coeficiente de confiança de 95% cujo valor equivale 1,96.
Marque a alternativa CORRETA.
A Norma Operacional Básica NOB/SUAS disciplina a gestão pública da política de assistência social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição da República de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e as legislações complementares a ela aplicáveis. Seu conteúdo estabelece:
I. Caráter do SUAS e funções da política pública de assistência social para extensão da proteção social brasileira;
II. Níveis de pactuação do SUAS , instâncias de controle social, liberação que compõem o processo democrático de gestão do SUAS;
III. Financiamento
IV. Regras de transição.
Está(ão) correta(s) APENAS as afirmativas:
Em seu artigo 23, capítulo II, a Constituição determina que é competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, cuidar da saúde e assistência públicas, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiências.
Dado esse contexto, é INCORRETO afirmar que:
Implantado na década de 90, o modelo do sistema descentralizado e participativo previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em seu artigo 6º, pautou-se na visão da forma de incorporação dos beneficiários de maneira pontual e segmentada.
Dado esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
O Serviço Social latino-americano está reconstruindo uma face acadêmica, profissional e social renovada, cujas origens remontam ao movimento de reconceituação. Dessa forma, tem construído coletivamente o projeto social que tem em vista, EXCETO:
O Serviço Social surge como resultado do conjunto de mudanças ocorridas nas esferas das relações e processos de trabalho e dos novos arranjos e desenhos do Estado, das políticas sociais e dos próprios movimentos sociais.
Em relação ao exposto é CORRETO afirmar que:
A respeito de ato administrativo, assinale a opção correta.
Os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil incluem
Assinale a opção correta a respeito de sentença e coisa julgada.
A respeito do juiz, do Ministério Público (MP), do acusado, do defensor e dos assistentes e auxiliares da justiça, assinale a opção correta.
Uma pessoa recebeu, por doação, uma fazenda, com o encargo de construir, nessa propriedade, uma creche para crianças carentes da região, tornando possível às suas mães o acesso ao trabalho remunerado. Nessa situação, o donatário assumiu obrigação