Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, julgue os itens a seguir.
Em situações em que se exija agilidade na comunicação, deve-se evitar o uso de memorandos, já que sua tramitação, por envolver diversos setores do órgão público expedidor, prejudica a celeridade do processo.
Julgue os itens a seguir, relativos aos atos administrativos.
A revogação do ato administrativo, quando legítima, exclui o dever da administração pública de indenizar, mesmo que esse ato tenha afetado o direito de alguém.
Em relação a serviços públicos e à disciplina legal sobre as empresas públicas, julgue os itens a seguir.
Por expressa determinação constitucional, devem, obrigatoriamente, ser diretamente prestados pelo Estado os serviços postal, de aproveitamento energético dos cursos de água e de transporte ferroviário e aquaviário entre portos brasileiros e fronteiras nacionais.
Julgue o próximo item, relativo a Poder Judiciário e funções essenciais à justiça.
Considere que determinado sindicato pretenda ajuizar ação possessória para garantir o livre acesso de empregados e clientes às agências bancárias, fechadas devido à greve realizada por empregados de um banco privado. Nessa situação, de acordo com o STF, a competência para julgar a ação é da justiça comum estadual, por tratar de matéria concernente ao direito civil.
A respeito dos direitos e garantias fundamentais e da aplicabilidade das normas constitucionais, julgue os itens subsequentes.
Considere que Marcos, cidadão brasileiro, com vinte anos de idade, pretenda se eleger na próxima eleição, pela primeira vez, vereador de determinado município e que seu irmão adotivo seja atualmente vereador do referido município. Nessa situação, Marcos é considerado relativamente inelegível.
No tocante aos princípios e garantias institucionais do MP, julgue os próximos itens.
A autonomia administrativa do MPU, assegurada constitucionalmente, compreende a possibilidade de, mediante atos normativos internos, criar e extinguir cargos e serviços auxiliares.
A equação para a transmissão de calor por condução unidimensional no regime permanente é dada pela seguinte equação:
qk = - kA dT
dx
Sendo qk o calor transmitido por condução por unidade de tempo.
É correta a afirmação de que o qk existente no segundo membro da equação, representa o(a):
A alimentação de energia elétrica de uma indústria gráfica é feita através de sistema trifásico de 380V, oriundo do transformador da concessionária de energia elétrica local. Portanto, a alimentação de tomadas e lâmpadas, feitas com um fio fase e um fio neutro, estão, em volts, na tensão de:
O atrito entre partes móveis é um parâmetro crítico. Assim, foi desenvolvida uma técnica de avaliação das condições de desgaste dos componentes de uma máquina, por meio da quantificação da concentração de material particulado e observação das características morfológicas dessas partículas em suspensão no lubrificante. Trata-se da técnica denominada:
Muitas transformações de fases que ocorrem nas ligas metálicas envolvem difusão atômica no estado sólido. Considere as afirmativas I, II e III apresentadas a seguir, relativas aos mecanismos de difusão no estado sólido em ligas metálicas:
I. Os átomos, em geral, têm maior facilidade de difusão no ferro CFC do que no ferro CCC, devido ao fato deste ultimo apresentar menor fator de empacotamento atômico.
II. Solutos intersticiais se movimentam por difusão com maior facilidade que os substitucionais. No ferro a difusão do carbono é mais fácil do que a dos elementos substitucionais.
III. A difusão ocorre mais facilmente pelo interior dos grãos do que pelos seus contornos, pois a região do contorno de grão possui menor nível de energia disponível para a ativação da difusão.
É correto afirmar que APENAS a afirmativa:
Uma prensa hidráulica é constituída de dois êmbolos sendo que o diâmetro do êmbolo maior é 40% superior ao diâmetro do outro êmbolo. Admitindo que o óleo hidráulico utilizado para a transmissão de força é incompressível e que uma força F foi aplicada no êmbolo de menor diâmetro, surgirá, como consequência, uma força no êmbolo de maior diâmetro que vale:
O northbridge (Ponte Norte) é tradicionalmente um dos dois chips que constituem o chipset numa placa-mãe de PC, sendo o outro a southbridge (Ponte Sul). O northbridge geralmente lida com a comunicação entre:
É um conjunto de orientações descrevendo as melhores práticas para um processo integrado do gerenciamento de serviços em TI e conhecido tecnicamente através da sigla:
É uma plataforma de software que está revolucionando o mercado global de aplicativos para celulares. É a primeira plataforma de aplicativos para telefones celulares de código aberto que se fez notar pelos maiores mercados mundiais de telefonia celular. Estamos falando do:
Programas cujo objetivo é abrir portas do protocolo de rede dos computadores para que o invasor tenha acesso ao sistema. Funciona simulando um padrão cliente- servidor, onde o servidor é um computador infectado onde um pequeno programa é instalado e fornece uma porta secreta para futuros acessos não autorizados. Estamos falando dos: