Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144616 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue o seguinte item.

No último parágrafo do texto, a fala do personagem poderia ser usada para exemplificar uma situação em que o aluno já tenha desenvolvido a competência de utilizar diferentes recursos linguísticos conforme as condições de produção/recepção, já que esse personagem demonstra conhecer várias formas de veicular a mesma informação utilizando diferentes variedades linguísticas.

Considerando essas informações e os diversos aspectos a elas relacionados, julgue o item que se segue.

Apesar da grande contribuição da alquimia para a ciência, as primeiras transformações químicas conduzidas pelo ser humano aconteceram apenas com o surgimento da química moderna.

A equação a seguir sintetiza a reação de combustão entre o salitre, o enxofre e o carvão, substâncias presentes na pólvora.

Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

Sendo a pólvora formada somente por salitre, enxofre e carvão, na mesma proporção molar da reação apresentada, a queima de 10,0 g de pólvora produzirá mais de 3,0 g de sulfeto de potássio (K2S).

Considere as reações I, II e III a seguir.

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.

De acordo com a teoria da ligação de valência, nas moléculas de metano e de água ocorre a hibridização para se formar um orbital híbrido do tipo sp3 , o que leva as duas moléculas a terem arranjos eletrônicos tetraédricos.

Considere que, para determinar a concentração de uma solução de H 2S, um químico tenha misturado uma alíquota de 20,0 mL dessa solução com 20,0 mL de uma solução-padrão de NaOH (aq) 0,430 mol/L. Após a reação de neutralização, ele determinou o excesso de NaOH na solução resultante por meio da titulação dessa solução com 20,0 mL de uma solução-padrão de HC 0,100 mol/L, usando fenolftaleína como indicador.

Considerando essas informações e que a viragem do indicador fenolftaleína ocorra na faixa de pH entre 8,2 e 9,8, julgue o item que se segue.

No ponto de viragem da fenolftaleína, durante a titulação que envolve as soluções de NaOH e HC, haverá um pequeno excesso de NaOH em relação ao HC.

A tabela periódica e o modelo atômico evoluíram gradualmente ao longo do tempo, até as versões atuais. A figura precedente mostra uma ilustração bastante utilizada na representação de um átomo e que se baseia no modelo atômico de Bohr. Com relação à tabela periódica, aos modelos atômicos e aspectos a eles relacionados, julgue o próximo item.

As primeiras propostas de tabela periódica baseavam-se na massa atômica dos elementos como critério de alocação dos elementos ao longo da tabela, o que causava algumas incoerências que, mais tarde, foram sanadas com a adoção do número atômico como critério.

A tabela periódica e o modelo atômico evoluíram gradualmente ao longo do tempo, até as versões atuais. A figura precedente mostra uma ilustração bastante utilizada na representação de um átomo e que se baseia no modelo atômico de Bohr. Com relação à tabela periódica, aos modelos atômicos e aspectos a eles relacionados, julgue o próximo item.

Com exceção do hélio, os gases nobres possuem oito elétrons de valência e, por esse motivo, não são capazes de compartilhar elétrons para formar ligações covalentes.

Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando as reflexões contemporâneas sobre classes sociais e estilo de vida, julgue o item subsequente.

A sociologia de Pierre Bourdieu tem como o cerne a distinção entre diversas formas de capital: o principal objetivo do autor é identificar o modo como se correlacionam essas formas para constituir a mais importante entre elas, que ele denomina capital fundamental.

Em relação aos tipos de servidores, analise as proposições abaixo.

1) Um servidor web é um programa responsável por aceitar requisições SMTP de clientes, geralmente de navegadores, e enviar mensagens POP3, incluindo dados, que são páginas web.

2) O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários. Os usuários podem acessar os arquivos diretamente no servidor de arquivos.

3) O servidor de banco de dados concentra todas as gravações e consultas de dados em disco. Esse servidor é responsável por passar para o disco todos os dados vindos de Alarmes, Históricos e Fórmulas, e pela visualização desses dados.

4) Um servidor de e-mail é um conjunto de máquina, sistema operacional e MTA (Mail Transfer Agent). O MTA é um programa que usa o protocolo TFTP para se comunicar com outros servidores de e-mail e enviar ou receber mensagens. O MTA se comunica com clientes em nível de usuário.

5) O servidor de impressão é responsável por controlar as tarefas de impressão enviadas para as impressoras locais e de rede, pelas diferentes máquinas que compartilham a impressora.

Estão corretas, apenas:

No período da gestação, ocorrem diversas alterações anatomofisiológicas no corpo da mulher, sendo uma delas, o amolecimento do colo do útero. Assinale a alternativa correta que indica o nome desse fenômeno (amolecimento do colo do útero na gestação):

PART II – Answer question according to the instructions. Choose the best alternative in order to complete the sentences. There is only one possibility.

Choose the alternative with the adjectives that correspond to the nouns in bold:

“Being human is an emotional experience – we all have our moments of happiness, sadness, anger, depression, anxiety, and a host of other feelings."

Marque a alternativa INCORRETA sobre os quatro campos de aplicação da Psicologia do Esporte apontado por Samulski:

Dado seu tema central, o recurso linguístico utilizado para promover a progressão temática do texto é a

No Texto 2, em “A arca de Noé, o dirigível/ Não voam, nem se pode flutuar”, a expressão “o dirigível” tem função

O Texto 3 representa a imagem da sociedade, ao passo que o Texto 4 representa a imagem de uma parcela da sociedade, o eleitorado. Há uma distinção substancial entre as duas imagens. Essa distinção é dada

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282