Um prédio está sendo construído para suprir as necessidades de um órgão público. O projeto executivo completo de arquitetura e engenharia foi desenvolvido por uma empresa projetista, cujo contrato encerrou-se antes do início da construção, e a obra foi contratada por empreitada por preço global. Depois de iniciada a obra, a construtora informou à contratante a existência de erros de projeto, causadores de significativas mudanças de quantidades e de troca de serviços.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item de acordo com a legislação vigente.
Mesmo com o contrato encerrado, a projetista tem a obrigação de corrigir os erros de projeto, devendo, ainda, ser sancionada e arcar com todos os possíveis custos oriundos dos referidos erros.
A tabela precedente apresenta uma composição do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) para o serviço de assentamento de guia (meio-fio) em trecho curvo, confeccionada em concreto pré-fabricado, sem os respectivos custos. A única diferença entre a composição desse serviço e o do assentamento de guia (meio-fio) em trecho reto são os coeficientes de pedreiro e servente, que passam a ser de 0,3320 cada.
Tendo como referência as informações apresentadas, julgue o item que se segue.
Para ajustar corretamente a composição do assentamento de guia em trecho reto, os seus coeficientes de argamassa e areia também deveriam ser reduzidos, proporcionalmente à redução de pedreiro e servente.
Para fins de orçamentação de uma obra, foi feita a cotação de um equipamento em cinco diferentes lojas. Os valores obtidos foram registrados na coluna B, da linha 2 à linha 6, de uma planilha elaborada em Excel, conforme ilustrado na figura anterior. Nas linhas 8 e 9 da coluna B dessa planilha, estão registradas, respectivamente, a média aritmética e a mediana dos preços cotados, calculadas usando-se comandos do próprio Excel.
A partir das informações precedentes, julgue o item que se segue, a respeito das fórmulas da ferramenta Excel.
A fórmula estatística permite o cálculo da mediana entre os preços cotados.
Julgue o item que se segue, relacionado ao gerenciamento de resíduos sólidos produzidos no ambiente hospitalar.
A legislação pertinente proíbe o encaminhamento de resíduos químicos para reciclagem, pois eles apresentam alto risco de contaminação.
Um incêndio ocorreu em uma fábrica têxtil de determinado município. O corpo de bombeiros, que foi acionado para combater as chamas no local, informou que o fogo atingiu um grande galpão, tendo destruído grande quantidade de malhas estocadas em um depósito e de produtos químicos que estavam estocados em um segundo depósito. Nesse evento, foram necessários 80 mil litros de água e três caminhões para conter as chamas e fazer o rescaldo do local.
Acerca dessa situação hipotética e de aspectos diversos relacionados ao combate a incêndios, julgue o próximo item.
O rescaldo é o procedimento de isolamento das áreas vizinhas ao incêndio para evitar a sua propagação.
O técnico de segurança do trabalho de um hospital fazia uma inspeção relacionada aos procedimentos de segurança e higiene ocupacional no ambiente de coleta e distribuição de resíduos hospitalares e, em determinado momento, ele percebeu que um empregado que manuseava sacolas de lixo sem usar luvas recomendadas pela equipe de segurança acabara de sofrer, em uma das mãos, uma perfuração por agulha suja de sangue. Em outro momento, esse técnico encontrou seringas e agulhas sujas de sangue acondicionadas inadequadamente, com riscos de perfuração para os trabalhadores da limpeza.
Com referência a essa situação hipotética e a aspectos a ela correlacionados, julgue o item seguinte.
Conforme classificação normativa dos riscos ambientais, a perfuração sofrida pelo trabalhador foi causada por um agente físico.
A respeito de primeiros socorros, julgue o item a seguir.
Os sinais e sintomas apresentados pela vítima de parada cardiorrespiratória incluem a inconsciência e a ausência de pulsação.
A respeito de equipamento de proteção individual (EPI), julgue o item que se segue.
O creme protetor de segurança, que objetiva a proteção dos membros superiores contra agentes químicos, não é considerado EPI.
A respeito do saneamento ambiental em serviços de saúde, julgue o seguinte item.
Embora seja composto por um conjunto de ações que visam preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores bem como o meio ambiente e os recursos naturais, o programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) é de implantação facultativa pelas empresas nacionais.
Julgue o próximo item, acerca de saúde e segurança do trabalho.
A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, à qual compete coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, é um órgão de âmbito estadual.
No que se refere ao planejamento estratégico, à administração por objetivos e ao processo decisório, julgue o item seguinte.
O planejamento estratégico enfatiza o longo prazo, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização.
Acerca da estrutura organizacional, dos tipos de departamentalização, da organização informal e da cultura organizacional, julgue o próximo item.
Entre as vantagens da departamentalização por projetos em uma organização incluem-se o foco na integração de esforços e o fato de que esse tipo de departamentalização constitui uma solução inteligente para produtos complexos.
Acerca da estrutura organizacional, dos tipos de departamentalização, da organização informal e da cultura organizacional, julgue o próximo item.
Valores compartilhados compõem um nível da cultura organizacional: são aqueles valores relevantes e importantes para os membros de uma organização que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.
Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
No âmbito da gestão de pessoas, os funcionários de uma organização são vistos como talentos fornecedores de competências fundamentais para o sucesso da organização em questão.
No que concerne à gestão de projetos e gestão de processos, julgue o item a seguir.
De acordo com o guia PMBOK, o plano de gerenciamento de projetos determina como um projeto será implantado, monitorado, controlado, e finalizado, de forma a promover a coordenação e integração dos diversos planos auxiliares, em um único plano abrangente.