Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Estado tem como principal função a promoção e a regulação da justiça social, da igualdade entre regiões e da viabilidade econômica, social, política, ambiental, cultural e territorial. Nesse sentido, as esferas governamentais utilizam o orçamento como ferramenta do alinhamento entre os Municípios, os estados e a União na gestão pública. Sobre o processo de planejamento orçamentário, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O orçamento público tem como objetivo principal o alinhamento entre as necessidades sociais e as ações de curto, médio e longo prazos do Estado.

( ) O orçamento público é elaborado em duas etapas distintas: elaboração do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual.

( ) O processo de planejamento municipal inicia-se, para os municípios com mais de 50 mil habitantes, com o Plano Diretor.

( ) A Lei de Diretrizes Orçamentárias deve conter as metas e as prioridades para o exercício financeiro subsequente, as orientações à elaboração da Lei Orçamentária Anual, as disposições sobre alteração na legislação tributária e o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras de fomento.

A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é

Assinale a alternativa CORRETA acerca da organização político-administrativa brasileira.

Observe as frases abaixo e as palavras em destaque em cada uma delas. Assinale a alternativa que apresenta uma informação VERDADEIRA.

I - O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar. (Carlos Drummond de Andrade)

II - Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. (Carlos Drummond de Andrade)

III - Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer. (Carlos Drummond de Andrade)

Seja a fração 734⁄1000. Assinale a alternativa que corresponde à representação decimal dessa fração.

Segundo dados da Embrapa, 2017, os maiores produtores de grãos do Brasil são respectivamente:

Com um documento aberto no Microsoft Word, se quisermos copiar o formato de uma parte do texto para várias outras partes neste mesmo texto, qual das opções representa as ações ou recursos que devemos utilizar:

Como se chama o primeiro leite que desce nas mamas logo após o parto, que será o leite mais importante para o bebê?

Os profissionais que compõe a equipe mínima da ESF, incluindo a equipe da saúde bucal é composta por:

A imunização é entre todas as medidas de prevenção conhecida como a de maior eficácia, por manter por longos períodos de tempo e até para a vida toda a imunidade contra determinadas doenças. Em relação ao calendário vacinal, a vacina da febre amarela deve ser aplicada na idade de:

Nos termos das disposições constitucionais, legais, e do entendimento jurisprudencial sobre o Controle de Constitucionalidade no direito brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:

Sobre a Fazenda Pública em juízo e temas correlatos, aponte a assertiva CORRETA

Acerca do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, julgue as assertivas a seguir:

I- É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver, simultaneamente, efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito e risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

II- Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas.

III- O amicus curiae pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Está CORRETO o que se afirma em

A palavra HÁBITO é iniciada com H. Quais das palavras abaixo NÃO deve ser iniciada com a letra H?

Um jovem atleta possui 3 agasalhos, 8 camisas e dois pares de tênis. De quantas maneiras diferentes poderá se vestir utilizando um agasalho, uma camisa e um par de tênis?

Com relação à criação do município de Alto Bela Vista é CORRETO: I – Em 1953 era criado o Distrito de Volta Grande, mas em 09 de dezembro de 1992, o Prefeito Municipal do Município mãe altera a denominação do Distrito para Alto Bela Vista. II – Alto Bela Vista era o distrito mais antigo do município de Concórdia, até a emancipação. III – A instalação do Município ocorreu em 1º de janeiro de 1997, quando assumiu o 1º Prefeito Municipal Senhor Milton Vitor Rosset e o vice Senhor Henrique Alberto Tessmann.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282