“Brasília faz parte do Planalto Central, Centro-Oeste do Brasil, onde se encontram as cabeceiras de afluentes de três dos
maiores rios brasileiros: o Rio Maranhão (afluente do Rio Tocantins), o Rio Preto (afluente do São Francisco) e os rios São Bartolomeu e Descoberto (tributários do Rio Paraná). [...] O período com mais chuvas, geralmente fortes e de curta duração, é entre o fim da primavera e o fim do verão, de outubro ao início de maio, quando a umidade relativa do ar é mais alta (com mais de 70%) e deixa a cidade mais verde.”
Disponível em: https://www.df.gov.br. Acesso em: 23 mar. 2022.
A respeito do Distrito Federal e da região em que se localiza, julgue o item a seguir.
No Planalto Central, o cultivo de milho, soja e algodão, juntamente com a pecuária extensiva, é favorável e tem destaque na economia, devido ao relevo plano que favorece a mecanização da agricultura.
Quanto ao programa Microsoft Word 2013, versão em português do Brasil para Windows 10, julgue o item a seguir.
O botão “Inserir Campo de Mesclagem” está localizado na guia “DESIGN”.
Em relação ao LibreOffice Writer versão 6.0.0.1, instalação padrão em português do Brasil para Windows 10, julgue o seguinte item.
A combinação de teclas utilizada para deixar um texto em negrito corresponde a “Ctrl+N”. (O caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação).
Entre as diversas atribuições da Polícia Penal, é possível destacar:
• realizar rondas periódicas no estabelecimento penal;
• realizar as atividades de escoltas internas e externas;
• efetuar recambiamento de presos foragidos das unidades do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, que se encontram em outros estados da federação.
Considerando o exposto e as situações que possam surgir no exercício da profissão, julgue o item a seguir.
Em uma conversa sobre a ronda, Tibúrcio faz uma afirmação que confunde Torquato: “É falso dizer que alguma pessoa presa estava fora de sua cela.”. O que Tibúrcio quis dizer é que “Nenhuma pessoa presa estava dentro de sua cela.”.
Julgue o item seguinte acerca do direito administrativo.
O Diretor de determinada unidade prisional nomeou sua filha, Mestre em Direito, para o exercício de cargo em comissão de assessoramento sob sua subordinação hierárquica. À luz do entendimento do STF, a referida nomeação é compatível com o ordenamento jurídico, com fundamento no princípio da eficiência.