Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d

Acerca do pedido, da tutela provisória, da citação, da suspeição e dos recursos, julgue o item que se segue.

Ao reformar sentença que reconheceu a prescrição, o tribunal deve determinar a devolução do processo ao juízo de primeiro grau, para julgamento e instrução, se for o caso.

Acerca dos Regimes Contábeis e do Exercício Financeiro, considerando-se a contabilidade pública, assinale a proposição
CORRETA.

Merleau-Ponty (1994) sugere em sua teoria da expressão dois tipos de fala: aquela que ele denomina fala falada e a fala falante. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A primeira (fala falada) diz respeito a pensamentos já constituídos e já expressos dos quais podemos lembrar-nos silenciosamente e simplesmente evocá-los; são conceitos, formulações que não nos apresentam novidade, não têm sentido por si só.

( ) A segunda, a chamada fala falante, é aquela constituída no mesmo momento do pensamento, não são palavras novas (ou até podem ser), mas novas formulações com os símbolos que fazem parte do universo de comunicação.

( ) A fala falante, ou assim possível chamar de fala expressiva é a manifestação da aprendizagem. Por meio da fala falante se estabelece um novo uso ao que é habitual e esta situação sempre é mediada pelo outro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo

O brincar constitui-se em um conjunto de práticas, conhecimentos e fatos construídos e acumulados pelos sujeitos no meio em que estão inseridos e que facilitam a aprendizagem, ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano, dando a ele uma nova concepção de mundo. Diante disto, estudiosos contribuíram, ao longo dos tempos com suas teorias em relação à infância e a ludicidade, consequentemente abriram caminhos para a maior flexibilização e inovação dos modelos de educação infantil nas escolas. Sobre esse contexto e perspectivas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A brincadeira não chega a ser uma atividade que transforma o real, embora haja em dado momento, certa assimilação frente às algumas necessidades da criança e/ou em razão dos seus próprios interesses afetivos e cognitivos.

II. O jogo, devido à abrangência de significados, é uma forma de expressão da linguagem afetiva e refere-se àquele cuja estrutura é o símbolo.

III. O brincar pode ser visto como uma atividade que reflete os estados internos do sujeito diante de uma realidade vivida ou imaginada.

Ao observarmos as aulas de Educação Infantil é possível encontrar uma boa parte escolas que ainda não disponibilizam aos educando aulas recreativas, com atividades que valorizem o desenvolvimento psicomotor, o equilíbrio “[...]. Para Rousseau (1712-1771), recreação é a liberdade total da criança. [...] O aluno deve ser educado por, e para a liberdade. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiver vontade” (Portal Educação). Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282