Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado

O IBGE apresenta Itaguaçu/ES com uma taxa de escolarização de 98,7% entre os 6 e 14 anos de idade (dados de 2010).

(Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/itaguacu/panorama, acessado em: 19/05/2024.)

Qual o nível de escolarização nesta faixa etária?

Primando pela melhoria do atendimento à população no campo da saúde pública, o(a) enfermeiro(a), enquanto agente de transformação social, busca a organização e a operacionalização do seu processo de trabalho a partir da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), determinada pela resolução n.º COFEN 358/2009. A SAE, a partir de métodos, diretrizes, normativas, instrumentos orientativos, torna possível a operacionalização do Processo de Enfermagem. Este é um instrumento metodológico que orienta o cuidado
profissional e a documentação necessária da prática, tornando evidente a contribuição da Enfermagem na atenção à saúde da população. O Processo de Enfermagem se organiza em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Dada a temática, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a etapa com sua descrição: 

Primeira coluna: etapa

(1) Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem).

(2) Diagnóstico de Enfermagem.

(3) Planejamento de Enfermagem.

(4) Implementação.

(5) Avaliação de Enfermagem.

Segunda coluna: descrição

(__)Processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados, que culmina com a tomada de decisão sobre as necessidades de cuidados de enfermagem, que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.

(__)Processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

(__)Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença. E de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

(__)Realização das ações ou intervenções determinadas.

(__)Determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. É o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a
realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. Dada essa temática, acerca do câncer de próstata, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os tópicos com seus exemplos correspondentes:

Primeira coluna: tópicos

(1) Sinais e Sintomas.

(2) Fatores de risco.

(3) Prevenção.

(4) Tratamento.

Segunda coluna: exemplos

(__)Idade, história de câncer na família, sobrepeso e obesidade.

(__)Alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; atividade física; não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

(__)Dificuldade de urinar; demora em começar ou terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

(__)Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal. Cirurgia e radioterapia podem estar associadas ou não.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

De acordo com a CF, a competência para autorizar o Presidente da República a decretar o estado de sítio, nos casos de declaração de estado de guerra, pertence

Impossibilitar a passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados, é infração média.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282