Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado

Leia o texto para julgar o item 6:

A Lei nº 13.146, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Para fins de aplicação desta Lei, considera-se como 
definição de tecnologia assistiva:
(Fonte: BRASIL, 2015, p. 2. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2015/Lei/L13146.html. Acesso em agosto de 2021). 

Tecnologia assistiva ou ajuda técnica refere-se aos produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Leia o texto, a seguir, para resolver as questões 11 e 12:

Uma das regras da sintaxe da Língua Portuguesa é a de que verbos concordam com o sujeito, nas frases. Contudo, para aqueles verbos aos quais não são atribuídos sujeito, os chamados verbos impessoais, a flexão verbal não segue esta regra. Entre os verbos que formam este grupo, os verbos impessoais, estão: “Haver
e Fazer”.

A partir do texto, julgue a flexão do verbo haver no item 11 e do verbo fazer no item 12:

Houve vezes em que a seca e o calor estiveram extremamente intensos na nossa cidade. 

Leia o texto, organizado em duas partes para julgar os itens 44 e 45:

Parte- 1. O documento “Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no 
processo de alfabetização”, apresenta reflexões sobre o ensino e aprendizagem das letras enquanto uma tarefa sutil, porém, complexa porque exige conhecimentos linguísticos, como os conceitos que envolvem “O que é letra?”, para que os alunos compreendam o funcionamento do ____________________________.

 Parte- 2. Podemos afirmar que quando um aluno, do processo de alfabetização, não identifica as formas das letras, bem como não as diferencia ou seja, ele não faz a _______________________, ele também não vai realizar sem erros a _________________________ (o valor que cada letra tem dentro do sistema de escrita) o que dificulta e problematiza a apropriação da leitura e da escrita, a aprendizagem da Língua Portuguesa.

Documento: Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no processo de alfabetização.Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oeH0NeKvHEvpeTbTxXbbiw6KowbhZvd4/view?usp=sharing. Acesso em: 17/08/2021

A partir da leitura do trecho, julgue os itens 44 e 45:

Parte –1. O termo: sistema de escrita alfabética (SEA), completa corretamente a lacuna.

“As crianças brasileiras devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender essa obrigatoriedade — a matrícula cabe aos pais e responsáveis —, as redes municipais e estaduais de ensino têm até 2016 para se adequar e acolher alunos de 4 a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentação e material didático também será estendido a todas as etapas da educação básica.”
Fonte: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/18563-criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade

Considerando o que está previsto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB e Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue os 
itens 48 a 50: 

Todas as crianças que têm 3 (três) anos em janeiro, mas fazem aniversário até 31 de março devem ser obrigatoriamente matriculadas na Educação Infantil. 

Em relação a prismas e pirâmides, julgue os itens 24, 25 e 26:

Prisma de base triangular possui 9 arestas, 6 vértices e 5 faces.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282