O imprudente condutor do caminhão de uma empresa responsável pela coleta de lixo em vias públicas colidiu e causou danos ao veículo de um particular. A empresa alegou que estava desempenhando um serviço público insalubre e se recusou a ressarcir o motorista do veículo particular.
Nessa situação, tendo em vista a responsabilidade civil da empresa,
Dentre os instrumentos de desenvolvimento de políticas públicas estão os consórcios. A Lei no 11.107, de 6 de abril de 2005, dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras providências.
Segundo essa lei, o consórcio público
A equipe de TIC do BCB necessita desenvolver uma API a ser utilizada em uma solução que o BCB vem desenvolvendo e que será disponibilizada pelo órgão. Como requisitos, tal API
deve apresentar: solicitações gerenciadas por HTTP; possibilidade de os clientes solicitarem recursos em qualquer ordem; e isolamento de cada solicitação em relação às outras
solicitações.
Considerando a situação hipotética anterior, julgue o item que segue, relativo a RESTful e GraphQL.
Na situação em apreço, caso seja necessário que a API consulte dados em uma base de dados relacional compatível com a linguagem SQL, poder-se-á utilizar a GraphQL para obter dados nos servidores em questão, uma vez que a GraphQL executa comandos SQL em arquiteturas RESTful diretamente no(s) sistema(s) de gerenciamento de banco de dados (SGBD) atrelado(s) à solução.
A área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Banco Central do Brasil (BCB) necessita disponibilizar determinado aplicativo para transações digitais que o BCB vem desenvolvendo, utilizando contêineres no Kubernetes junto ao seu provedor de nuvem. Existe o requisito de que essa aplicação seja gerida no modo serverless.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, julgue o próximo item, relativo a microsserviços e serverless.
Na orquestração de serviços em cluster kubernetes, um pod sempre será executado em um nó, ainda que seja em uma máquina física.
No que se refere a programação assíncrona, UX design e UI design, julgue o item a seguir.
Considerando-se que o trecho de código a seguir tenha sido desenvolvido em Python e que seja executado em um ambiente multithreading, é correto afirmar que este é um exemplo de programação assíncrona, uma vez que as três funções não dependem umas das outras para serem executadas, ainda que não possam ser executadas simultaneamente.
def a():
print(“Banco”)
def b():
print(“Central”)
def c():
print(“do Brasil”)
a()
b()
c()
Julgue o item a seguir, relativo a Python e Java.
Considere o seguinte código desenvolvido em Java.
public class Main {
public static void main(String[] args) {
int resultado = fun(3);
System.out.println(resultado);
}
public static int fun(int y) {
if (y > 1) {
return y + fun(y - 1);
} else {
return 0;
}
}
}
Ao ser executado, esse código apresentará o seguinte resultado.
6
Julgue o próximo item, relativo a tolerância a falhas e continuidade de operação, implantação e administração de serviços de nuvem e administração e gerenciamento de ambiente de virtualização.
A categoria de serviço em nuvem IaaS oferta uma plataforma robusta, flexível, que permite a execução e o desenvolvimento de serviços de aplicação (middleware), gestão de processos de negócio e serviço de banco de dados.
Julgue o item subsequente, relacionado à administração e à operação do Microsoft Windows Server e do Linux e a conceitos de LAN, WAN e SDN.
As principais desvantagens na implementação de uma rede SDN são alto custo de manutenção, baixa flexibilidade e escalabilidade, e alto grau de dificuldade de gerenciamento.
No que diz respeito à arquitetura de sistemas web, julgue o item a seguir.
No gRPC, o protocolo de transporte utilizado é o HTTP/2.
Julgue o próximo item, relativo a bancos de dados.
Quando utilizado o comando SELECT, podem-se incluir várias subqueries internas na mesma instrução.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Na identificação do signatário das comunicações oficiais, o cargo deve ser registrado no masculino (por exemplo, Ministro de Estado), ainda que seu ocupante seja do sexo feminino, uma vez que a designação da função exercida deve ser feita de modo impessoal.
Considerando o direito administrativo brasileiro, julgue os itens a seguir.
É vedada a cobrança de qualquer valor quando do fornecimento de informações previstas pela Lei n.º 12.527/2011 a cidadão interessado.
O desfazimento do ato administrativo devido ao descumprimento, pelo destinatário, das condições fundamentais para que continuasse a desfrutar de determinada situação jurídica configura a

Disponível em: <https://www.instagram.com/>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Ao ressaltar o apoio do BRB ao esporte, o texto, estrategicamente, coloca em evidência outra ação atribuída ao banco, que é a (o)
TEXTO I
Rafael Mateus Machado
- Ô, de casa!
Lá de dentro, um homem de cabelos cinzas e botas bem engraxadas apareceu na janela, acenou com as mãos mandando que ele entrasse. Dentro do destacamento, o amistoso policial disse ao rapaz para que tomasse assento. Pedro se sentou em um tamborete junto a uma espécie de balcão e ficou a observar por uma porta aberta o homem terminar de passar um café em um coador de pano. Derramou um pouco, atrapalhou-se com a garrafa, quase se queimou com o vapor e, por fim, o cheiro da bebida se espalhou pelos cômodos. Depois, já com dois copos nas mãos, voltou-se para o rapaz, entregou-lhe um e perguntou:
- E então? Em que posso te ajudar?
Pedro estranhou o tratamento daquele homem, com aquelas três divisas no braço. Como podia um policial ter aquela cara de homem feliz saindo do cabaré?! Pedro ignorava o fato de que, junto com o prefeito, o sargento mandava na cidade. Tinha um salário digno e conhecia todo o povo daquelas paragens. Pedro não sabia que normalmente quem procurava a polícia por aquelas bandas era um conhecido para dar um bom dia, trocar um dedo de prosa, beber um café ou deixar uma dúzia de ovos de presente. E era esse mar calmo que fazia do sargento um calmo capitão. Raramente tirava seu revólver do cinturão e, quando acionado, quando alguém brigava no bar, batia na mulher ou brigava com o vizinho por causa de divisa de terras, normalmente ele decidia as demandas com uma boa conversa.
Bastava o sargento chegar que os arrelientos amenizavam os ânimos para a contenda. Assim, como ninguém era bruto com o sargento, o sargento não era, a priori, bruto com ninguém. Pedro desconhecia o fato de que era bom ser da polícia. Como todo o mundo, havia construído um entendimento de que a Força Pública era formada por homens rudes, avessos aos bons modos e pouco afeitos aos sorrisos e às conversas. Como as demais pessoas, Pedro rotulava os homens da lei com base nos momentos em que eles estavam a lidar com homens rudes, desaparelhados de bons modos e por vezes violentos. O olhar incompleto e míope de toda a gente fazia com que pensassem que os policiais seriam uma coisa que não eram.
O sargento não era um sujeito religioso, mas entendia o caráter divino da autoridade. Sabia que deveria fazer o seu melhor com a sua farda. Entendeu isso ouvindo umas palavras do padre Juca na saída de uma missa de domingo: "Tudo que lhe é dado lhe será cobrado!".
E foi assim que Pedro conheceu o sargento Robson Aloísio: bebendo um café e sentado em um tamborete. Reconhecendo no policial um amigo, foi que Pedro contou algumas passagens de sua vida e disse a ele que estava cansado de correr riscos. Que não tinha vocação para desordeiro. E que, enfim, queria entrar para a polícia. O sargento riu. Era a primeira vez que ouvia alguém dizer que queria ser policial para não correr riscos.
(...)
Escutou do novo amigo as instruções para ser aceito na Polícia Militar. Tinha de voltar para o banco da sala de aula. Mas que não se preocupasse demais, pois a escola especial para adultos é mais ligeira do que a para as crianças. E ali mesmo naquela cidadezinha, havia uma escola assim. Ia ter que pegar diariamente a lotação da roça para a cidade. Era demorado e caro o transporte, mas temporário. Precisaria de algum dinheiro para se manter, já que havia acabado de abandonar o caminhão, o carvão e a estrada. Pensou nas possibilidades, traçou sua estratégia e concluiu que era possível. Antes de esvaziar a caneca de café já tinha feito todo seu plano. Restava a parte principal: executá-lo.
Machado, Rafael Mateus. O homem que enganava a morte. Maringá: Viseu, 2018. Páginas 183 e 184.
(Adaptado).
O texto I é um excerto do romance “O homem que enganava a morte”, obra ficcional que conta a trajetória do personagem Pedro em vários momentos de sua vida. Com base nas afirmações abaixo e conhecendo as principais características deste gênero textual, responda:
I. Forma literária narrativa escrita em prosa.
II. Exposição de tema com um ponto de vista prescritivo e injuntivo.
III. Pontos de vista com perspectiva em primeira e em terceira pessoa.
IV. História que pode variar entre diferentes períodos temporais.
V. Texto predominantemente argumentativo e dissertativo.