Paciente do sexo masculino, 18 anos, dá entrada na emergência com relato de tentativa de autoexterminio com uso de duas cartelas, de paracetamol.
O antídoto indicado é:
Paciente do sexo masculino, 52 anos, com história prévia de hipertensão arterial e obesidade. Faz uso abusivo de bebidaalcoólica nos finais de semana. Tabagista e sedentário. Em uso delosartana e hidroclorotiazida. Procura atendimento naemergência com queixa de palpitações e desconforto torácico deinício súbito. PA= 130X70 mmHg, com ritmo cardíaco irregular.ECG com complexos QRS espaçados de forma irregularmenteirregular e ausência de onda P.
De acordo com as alterações descritas nesse eletrocardiograma, o diagnóstico é:
Paciente do sexo feminino, 23 anos, procura atendimento médico com queixa de emagrecimento e surgimento nos últimos meses de exantema descamativo amarelado nas sobrancelhas e no nariz. Teste rápido reagente para HIV. O diagnóstico desse exantema é:
Paciente do sexo masculino, 47 anos, com quadro de diplopia, disfagia e fraqueza. Os anticorpos contra o receptor de acetilcolina são positivos.
O diagnóstico é:
Marcelino foi aprovado no concurso de Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul, de modo que, no ato da posse, firmou compromisso de cumprimento das normas de conduta ética.
À luz do Código de Ética dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul (Resolução nº 252, de 21.07.2021), é correto afirmar que ele assumiu o compromisso de:
Paciente do sexo masculino, 25 anos, procura unidade básica de saúde porque gostaria de fazer profilaxia pré-exposição. Ele relata que tem uma a duas relações sexuais por mês, uma vez que seu parceiro, que é HIV positivo, com carga viral indetectável há mais de 2 anos, mora em outra cidade.
É correto afirmar que o paciente:
Gois (2014) afirma que, para realizar a análise de família, é importante localizar fatores diretamente associados à sua inserção social, ao acesso a direitos e à composição da condição protetiva, tais como:
Paciente do sexo feminino, 23 anos, foi mordida na mão esquerda por cachorro que pode ser observado.
A conduta correta é:
Em um de seus artigos, Roberto Cardoso de Oliveira escreveu:
“As relações entre essas populações significam mais do que umamera cooperação, competição e conflito entre sociedades emconjunção. Trata-se ̶ como tenho assinalado ̶de uma oposição ou, mesmo, uma contradição, entre os sistemas societários eminteração que, entretanto, passam a constituir subsistemas deum mais inclusivo que se pode chamar de sistema interétnico.”
O termo usado por Roberto Cardoso de Oliveira para designar a dinâmica entre sistemas societários descrita no trecho acima é:
Em seu artigo “Além da natureza e da cultura”, Philippe Descoladiscute alguns modos de identificação, entre os quais o animismo e o totemismo.
“Nos sistemas animistas, a continuidade das relações entre humanos e não humanos permitida por suas interioridades comuns supera as descontinuidades apresentadas por suas diferenças físicas. […] Em contraste, o totemismo australiano é uma estrutura simétrica caracterizada por uma dupla identidade interna a cada classe de seres – identidade ontológica dos componentes humanos e não humanos da classe devido ao compartilhamento de elementos de interioridade e fisicalidade e identidade das relações estabelecidas entre eles, seja de origem, afiliação, similaridade ou inerência à classe.”
O autor concebe esses modos de identificação como:
Suponha que uma população tenha altura média igual a 1,70 m com desvio padrão igual a 0,1 m.
Considere:

onde Fx é a função acumulada da distribuição normal padrão. O intervalo de confiança que contém aproximadamente 95% da população é:
Em um modelo de regressão linear múltipla da forma matricial Y=Xβ+€, a análise de resíduos contempla a realização de vários testes estatísticos ou mesmo inspeções visuais.
Nesse modelo, entre as opções destacadas, deve haver a presença de:
No campo 773 (entrada analítica) do MARC21, que é utilizado para permitir ao usuário localizar a obra física que contém a parte que está sendo catalogada, a relação hierárquica que se verifica é a:
Bernadete, de 65 anos, foi encaminhada à equipe de Serviço Social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para saber sobre a sua aposentadoria. Durante o atendimento, a assistente social verificou que Bernadete, apesar de ter o tempo de contribuição necessário para aposentadoria por idade, não possui qualidade de segurada, e, portanto, não teria direito à aposentadoria.
Com base no entendimento do Estatuto da Pessoa Idosa inerente à Previdência Social, é correto afirmar que:
A questão técnico-instrumental é um dos pontos de tensão no debate e no exercício profissional hoje em dia. Muito se deve àautonomia dada a esse aspecto do trabalho profissional, alçado em outras ocasiões ao patamar de metodologia da intervenção profissional. O debate atual sobre a instrumentalidade, capitaneado por Guerra (1995), aponta, no entanto, para uma outra direção.
Para essa autora, a instrumentalidade adquire o sentido de: