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In questions 46 to 50 you will be analyzing a series of reading activities that an EFL (English as a Foreign Language) teacher has prepared for her students in the 8th grade (8o ano do Ensino Fundamental).

Imagem 020.jpg

The following statements express justifications for the inclusion of Activity 2 in an EFL reading class.

I - It can be considered a challenging and, possibly, motivating reading comprehension task since it helps students arrive at a general understanding of a piece of text and a detailed understanding of its sentences and linguistic elements.

II - By guessing the missing words in the blanks during the pre-reading phase, the students will be able to identify the writer’s intent and become more proficient readers.

III - By using their imagination and comparing their guesses with their peers and the original version, the students are learning to resort to their own previous knowledge and confirm or reject expectations in reading a text.

IV - Dynamic activities in which students get involved with the text without actually ‘reading’ it at first can be one way of motivating them to search for the meanings implied in the original version of the passage.

The correct statements are

The fragment in which the word with the ING suffix functions as a noun is

Imagem 006.jpg

This perspective can be linked to the main argument exposed in Text I in that

In the fragments “…a teacher’s judgment of his or her capabilities to bring about desired outcomes…” (lines 1-3) and “… rely on extrinsic motivation or punishment to get students to study.” (lines 54-55), the expressions bring about and rely on mean, respectively,

In terms of meaning,

Nas cidades gregas da Antiguidade, a democracia limitava-se à minoria da população. Os escravos e as mulheres não tinham direitos políticos. Além disso, só aqueles que nasciam na cidade de Atenas podiam ser cidadãos.
De acordo com a Constituição Brasileira de1988, quem NÃO pode votar no Brasil atualmente são os

Imagem 016.jpg

No que se refere à política trabalhista, Getúlio Vargas conjugou com bastante sucesso uma forte repressão ao movimento operário com a criação de um conjunto de leis que representaram avanço para os trabalhadores.
No dia 1o de maio de 1943, foi assinado o Decreto-Lei no 5.452 que instituía a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e unificava toda a legislação trabalhista já existente no país. Desde então, a CLT sofreu alterações, mas, tendo em vista o Decreto de 1943, registra-se que, naquela ocasião, os trabalhadores obtiveram as seguintes conquistas:

I - adoção no território nacional da Carteira Profissional, que passou a ser obrigatória para o exercício de qualquer emprego assalariado;

II - estabelecimento do limite máximo de 8 horas diárias para a jornada de trabalho do empregado;

III - direito a todo empregado de um descanso semanal de 24 horas consecutivas.

IV - aprovação do salário mínimo, pago diretamente pelo empregador a todo trabalhador do sexo masculino.

V - liberação para a formação de mais de um Sindicato representativo da mesma categoria econômica ou profissional, ou profissão liberal, sem restrições por parte do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

Estão corretas APENAS as conquistas apresentadas em

“Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880.
Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.”

REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras.

Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que

Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra Santa.

O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como

Dependendo da necessidade e da relevância que se queira dar a um tema da disciplina de Geografia, o texto referente aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental indica que o tempo de permanência do estudo, em uma das escalas de abordagem, dependerá principalmente de escolha feita pelo(a)

Considerando que ações normativas desse tipo exercem influência na organização do espaço urbano e envolvem a proteção e a preservação do espaço construído, a iniciativa apresentada acima é coerente com a seguinte característica socioespacial da cidade de Salvador:

Levando em conta que há outras combinações possíveis, leia. “Podemos afirmar que, hoje, a divisão territorial/internacional do trabalho, pautada nos níveis tecnológicos da produção e nos correspondentes níveis de qualificação (e de exploração) da força de trabalho, permite diferenciar o espaço mundial identificando
I - espaços que detêm o domínio do capital financeiro e dos investimentos na produção e/ou controle das tecnologias mais avançadas e da difusão de informações;
II - espaços com certa independência financeira, em que predominam atividades econômicas com níveis intermediários de equipamentos modernos;
III - espaços com grande dependência do capital financeiro internacional, em que a produção é de baixo nível tecnológico ou está voltada basicamente para a simples reprodução de tecnologias externas.”
HAESBAERT, Rogério & PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova desordem mundial. São Paulo: UNESP, 2005. (Adaptado)

São elementos que correspondem, respectivamente, aos tipos de configuração espacial indicados acima em I, II e III:

Com base nos dados acima, sobre a dificuldade para o uso racional da água pelas sociedades contemporâneas, afirma-se que, quanto

No contexto apresentado, o autor faz referência à “geografia do professor” e à “geografia dos estados maiores”, numa menção ao trabalho teórico de um geógrafo que na famosa obra “A Geografia – serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”, distingue três tipos para análise: a geografia escolar, a geografia espetáculo e a geografia como instrumento de poder.
Esse geógrafo é

São admitidas como teses de Thomas Hobbes e John Locke:

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