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Muito do trabalho social no Brasil fundamentou-se na compreensão de que a população mais pobre não tem condições de protagonismo, razão pela qual, em decorrência de suas fragilidades, necessita de alguém que responda por ela. Nessa linha, metodologias do trabalho social foram planejadas a partir da ideia de que os trabalhadores sociais atuam para dar voz à população mais pobre, mas, ao mesmo tempo, trabalham como executores de políticas terminais. Sua atuação, nessa perspectiva, é orientada pela

As avaliações são orientadas para responder a perguntas que devem produzir as informações necessárias para fundamentar o julgamento do valor de alguma coisa. Uma vez selecionadas as perguntas, é necessário, de imediato, pensar em respondê-las, identificando as informações necessárias para se chegar às respostas. O primeiro passo nessa fase é a definição de

É correto compreender o pensamento tutelar como aquele que subestima as capacidades das pessoas, tais como pensar, transitar com autonomia, exercer sua liberdade. O pensamento tutelar, enraizado no fazer público, faz-se presente nas políticas, programas e serviços de assistência social, educação, combate à pobreza, entre outros.
Nessa perspectiva, pode-se afirmar que, contrariamente à noção de direitos, a tutela está diretamente relacionada à ideia de

A realidade brasileira demanda, neste momento da história do país, um posicionamento ético de todos os cidadãos, o que se apresenta para os profissionais do Serviço Social como mais um reforço à necessidade de vinculação entre a vida pública e a privada, entre a ética e a política, entre a vida profissional e a sociedade. A coerência entre a dimensão profissional e a vida social é básica para que os valores detenham amplas possibilidades de realização. É nessa perspectiva que o Código de Ética assume importância vital, pois ele pode se caracterizar como um instrumento legítimo para o estabelecimento de normas que garantam, dentro de seus limites,

A adoção é medida de colocação em família substituta. O procedimento de adoção depende de verificação prévia das condições formais e materiais daquele que pretende adotar. Para tanto, é necessário requerimento à Vara da Infância e Juventude competente; na sequência, entrevistas com o psicólogo e o assistente social, visitas domiciliares, após o que serão apresentadas conclusões sobre o requerente e o perfil do adotando desejado e ainda um parecer do Ministério Público. Conclui esse caminho a decisão do juiz, concedendo ou não a habilitação. Conforme prevê o art. 42 do ECA, podem adotar

Em tempos recentes, as famílias brasileiras vêm se modificando, apresentando novas composições que alteram o padrão tradicional da família composta por um casal com filhos. A Política Nacional de Assistência Social adota a concepção de família em seus novos formatos, atribuindo-lhe maior relevância e entendendo-a como uma unidade complexa e contraditória, remetendo à relação entre esse grupo e suas necessidades. Para que a provisão social prevista na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) seja coerente com as necessidades básicas da família, a Política de Assistência Social precisaria garantir condições de vida em um padrão de

O termo para expressa ideia de finalidade/propósito em:

Em uma instituição de ensino, a nota final de cada aluno RAS C U NHO é calculada pela média aritmética ponderada das notas dos quatro bimestres, com pesos 1, 2, 3 e 4, para os bimestres de 1 a 4, respectivamente. Para ser aprovado, o aluno tem que atingir nota final 5. Sendo assim, um aluno que tirou no primeiro, segundo e terceiro bimestres notas 4, 6 e 3, respectivamente, precisa tirar, no quarto bimestre para ser aprovado, no mínimo, uma nota igual a

Uma chácara em formato retangular, com perímetro de

3400 metros, tem um dos lados medindo 700 metros

mais que o outro. Logo, a área dessa chácara, em metros

quadrados, é

Trata-se da primeira capital da Europa a ter um prefeito muçulmano. Sadiq Khan, de 46 anos, venceu as eleições municipais da cidade e é filho de um motorista de ônibus que saiu do Paquistão em 1947, durante o conflito com a Índia, para morar na Europa.
(Época, 06.05.2016 Disponível em: Adaptado) O texto trata da cidade de

Um usuário está elaborando um documento por meio do MS-Word 2010, em sua configuração padrão, para servir de relatório de atividades e precisa adicionar um gráfico em formato pizza ao documento.
Assinale a alternativa que contém o ícone Gráfico, do grupo Ilustrações, localizado na guia Inserir.

É correto compreender que as políticas socioassistenciais dirigidas às classes subalternas constituem uma estratégia bastante complexa por exprimir, em sua efetivação, de um lado o controle e o enquadramento dos excluídos, e de outro, a luta por direitos de cidadania e de acesso a serviços que essa população não alcança por outros meios. Nessa perspectiva de abordagem, o Serviço Social participa tanto da criação de condições para a sobrevivência material da classe subalterna quanto do desenvolvimento de uma ação socioeducativa influenciada por interesses, que podem ser compreendidos como em permanente

Avaliação é processo contínuo que alcança um programa nas etapas de sua concepção, implementação e resultados.
O tipo e a natureza da avaliação são definidos em um campo complexo de alternativas, referentes a distintas dimensões, momentos e etapas do que se pretende avaliar. No ciclo avaliativo, vale destacar a importância da avaliação identificada como marco zero ou linha de base. Essa metodologia é comumente identificada como avaliação

A ética preconiza a necessidade da reflexão e da crítica, destacando que nem a moral nem a lei são dados a-históricos, naturais e imutáveis. Ela integra os diferentes campos que estruturam a sociedade, uma vez que estes são tanto produto quanto produtores das ações dos sujeitos. A ética interroga as leis, as competências e qualificações profissionais e conforma uma deontologia profissional. Em se tratando das relações do Assistente Social com as instituições empregadoras, o Código de Ética de 1993 define como um dos seus direitos

Dentre os direitos fundamentais elencados no ECA, está previsto que a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Conforme expressa o art. 16, do ECA, o direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

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