A operação ⊗ é definida da seguinte maneira:
X ⊗ Y é igual a soma de X com Y se X ≤ Y
X ⊗ Y é igual a X menos Y se X > Y
Usando essa operação, Elias calculou:
– 10 ⊗ – 12 = A
e em seguida A ⊗ – 10 = B.
Assinale o valor de B:
Considere as seguintes proposições:
I) p ∧ ∼p
II) p → ∼p
III) p ∨ ∼p
IV) p → ∼q
Assinale a alternativa correta.
Sacristán (2000) apresenta a seguinte figura referente a objetivação do currículo no processo de seu desenvolvimento:
A respeito a dessa figura, assinale a alternativa correta.
Considere que as setas representam relações lógicas entre as expressões linguísticas.
Os corruptos depredam o patrimônio de um país e causam revolta no povo.
A = Os corruptos
B = depredam
C = o patrimônio de um país
D = causam
E = revolta no povo
Assinale a alternativa que corresponde à estrutura do período.
A operação lógica descrita pela tabela verdade da função Z, cujos operandos são p e q, é:
Para Vasconcelos, o grande desafio que se coloca em termos de projeto de ensino-aprendizagem é:
“Rouba-se tanto porque a carne não se satisfaz com pouco [...]. Porque a carne é insaciável." No excerto transcrito, é possível substituir o termo carne, sem que se altere o sentido dado pelo autor, por:
Uma pesquisa foi realizada com 450 enfermeiras, sobre a preferência das luvas da marca A e B. O resultado foi o seguinte:
• 213 gostam da marca de luva A.
• 206 gostam da marca de luva B.
• 44 não gostam de nenhuma das duas marcas.
Assinale a alternativa que apresenta o número de enfermeiras que gostam das duas marcas.
Sabe-se que é verdade que:
Todo professor é inteligente.
Algum professor é doutor.
Logo, deduz-se que:
O capítulo IV da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96, atualizada) “da educação superior", Art. 53, considera que, no exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições:
I) Criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior previstos nesta Lei, obedecendo às normas gerais da União e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino.
II) Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.
III) Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.
IV) Elaborar e reformar os seus estatutos e regimentos em consonância com as normas gerais atinentes.
V) Aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições em geral, bem como administrar rendimentos, conforme dispositivos institucionais.
Estão corretas:
De acordo com Libâneo, na base dos sistemas de ensino e das escolas está a relação direta professores-alunos, para a qual devem convergir todas as ações. Ações estas nas quais devem existir conhecimentos especializados e nas quais é imprescindível a atuação do pedagogo escolar, a fim de:
I) ajudar aos professores no aprimoramento do desempenho em sala de aula.
II) avaliar políticas educacionais nacionais e definir se a escola vai aderir ou não a elas.
III) supervisionar e avaliar as metodologias aplicadas nas salas de aula pelos docentes.
IV) analisar e compreender as situações de ensino com base em conhecimentos teóricos.
V) organizar horários e rotinas rígidas de estudos para os alunos da instituição.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Um aluno com matrícula regular é identificado com uma necessidade educacional e requer um apoio especializado. Em relação à tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Em tese, deve contar com: