Conforme Vasconcellos (2002), analise as afirmativas a seguir sobre o planejamento: I. É o processo contínuo e dinâmico de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento. II. Remete à prática e tem uma relação intrínseca com ela. III. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional. IV. Assemelha-se ao relatório, pois se trata de uma prática já realizada. Em relação às afirmativas acima:
Educação e saúde constituem uma relação a ser considerada especialmente na Educação Infantil. A garantia do direito da criança a uma educação para a saúde deve considerar o disposto de forma correta na alternativa:
Sobre a avaliação na Educação Infantil, com base no Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), analise as afirmações abaixo: I. A avaliação é concebida como momentos específicos, buscando diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e ensino. Pode assumir várias formas, tais como a observação e o registro das atividades dos alunos. II. A avaliação é concebida como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. III. A avaliação constitui um elemento dissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um De acordo com a proposição dada:
Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:
I. Os fundamentos da educação e da instrução.
II. Os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.
III. Os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.
IV. A avaliação.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Conforme o Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, constituem-se em:
O desenvolvimento integral de todas as crianças é uma das funções da educação. Para que isso ocorra, faz-se necessária uma atuação que propicie o item descrito corretamente na alternativa:
A formação pessoal e social é um eixo de trabalho das instituições de Educação Infantil que têm como foco favorecer a construção da identidade e autonomia das crianças. Nessa perspectiva, são estabelecidos objetivos a serem alcançados na faixa etária de 0 a 5 anos. Assinale a afirmativa que não se relaciona a esse eixo de trabalho.
Na educação escolar o planejamento pode ser realizado em diferentes níveis de abrangência. O planejamento que envolve tanto a dimensão pedagógica, quanto a comunitária e administrativa da escola, chamado também de Projeto Político-Pedagógico, pode ser denominado:
As novas concepções de educação e cuidado apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e as instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. Sobre essa afirmativa, é correto afirmar o que está descrito na alternativa:
Os jogos e brincadeiras se constituem uma fonte inesgotável de aprendizagens, significações, estabelecimento de vínculos, construção da identidade, autonomia e conhecimentos, entre outras. Nesse sentido, o brincar deve corresponder ao que está descrito corretamente na alternativa:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a concepção de criança se apresenta da seguinte forma: I. A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico. II. A criança possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio. É marcada por ele, mas também o marca. III. A criança faz parte de uma organização familiar, biológica ou não, que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. Está (estão) correta(s):
Use as letras V e F para indicar a veracidade ou a falsidade das afirmações a seguir sobre o papel do professor e/ou dos adultos no desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil. Após, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo. ( ) Quando as crianças são muito pequenas, até os 2 anos de idade, os adultos têm um papel determinante na definição das experiências que elas devem ter e dos conteúdos a serem construídos. ( ) O professor tem um papel secundário na investigação dos processos de significação das crianças, tanto quanto na escolha de atividades promotoras de desenvolvimento. ( ) O professor deve se responsabilizar por criar bons contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os vários elementos da cultura.
Na Educação Infantil o cuidado com o corpo, os ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos para que elas possam ficar sozinhas se assim o desejarem, dentre outras atividades, são classificadas corretamente de acordo com o item da alternativa:
Conforme Veiga (1995), são princípios do Projeto Político-Pedagógico:
A respeito dos elementos que caracterizam os Projetos de Trabalho, assinale a alternativa incorreta.