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Considere as seguintes afirmações: I. Os munícipes de Saudades devem comprar somente os produtos fabricados no município, assim impulsionam o ciclo econômico local. II. Conclui-se que a campanha estimula o consumo de produtos catarinenses, gerando emprego, renda e impostos para o estado. III. O governador Eduardo Pinho Moreira mostra-se insatisfeito com o consumo de produtos catarinense no estado. Em relação ao texto, está correto o que se afirma em:

Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:

O metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metálicos em diversos artigos. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do metal reciclado. No Brasil, os recipientes para receber materiais recicláveis seguem um padrão de cores. Nas alternativas abaixo, assinale aquela cuja cor representa o recipiente coletor para metais.

Na Constituição Federal de 1988, o Estado brasileiro definiu como seus objetivos precípuos a redução das desigualdades sociais e regionais. A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi central para percorrer tais objetivos, em especial por transferir, do nível federal aos municípios, a responsabilidade de programar, atribuir os recursos, gerenciar, coordenar e avaliar os serviços de saúde oferecidos. Nesse contexto, a construção da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) baseou-se no conceito ampliado de saúde e apresenta sua promoção como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo com responsabilidades para os três entes federados. (Adaptado da Fonte: DIAS, Maria Socorro de Araújo et al . Política Nacional de Promoção da Saúde: um estudo de avaliabilidade em uma região de saúde no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 103-114, Jan. 2018. Disponível em: . Acesso em 30 mai. 2018). Sobre a PNPS e conforme a Portaria de Consolidação no 2, de 28/07/2017, analise as assertivas seguintes: I. A institucionalização da PNPS ocorreu em 2006 (Portaria MS/GM no 687), com a proposta de ser uma política transversal, possibilitando o diálogo entre os diversos setores do governo, setores privados e da sociedade, compondo redes de compromisso e de corresponsabilidade quanto à qualidade de vida da população. II. Um dos valores fundantes da PNPS é o respeito às diversidades, que reconhece, respeita e explicita as diferenças entre sujeitos e coletivos, abrangendo as diversidades étnicas, etárias, de capacidade, de gênero, de orientação sexual, entre territórios e regiões geográficas, dentre outras formas e tipos de diferenças que influenciam ou interferem nas condições e determinações da saúde. III. A territorialidade é um dos princípios da PNPS e diz respeito à atuação que considera as singularidades e especificidades dos diferentes territórios no planejamento e desenvolvimento de ações intra e intersetoriais com impacto na situação, nos condicionantes e nos determinantes da saúde neles inseridos, de forma equânime. IV. Dentre os temas prioritários da PNPS está a formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores. Sobre as assertivas anteriores, qual(is) está(ão) correta(s)?

O profissional da saúde não pode entender a criança como um ser isolado, mas sim como parte de seu contexto familiar, com características e funcionamento próprios. Torna-se, então, importante prestar atenção na relação que os membros da família estabelecem com a criança, na maneira como se dispõem a cuidar dela, em seu percurso escolar desde os primeiros anos, enfim, na forma como ela é recebida e “endereçada" ao mundo. (Adaptado das Fontes: BRASIL. Ministério da Saúde. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. Brasília: Editora MS, 2005; e, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento /Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012). Acerca da saúde da criança e do atendimento que deve ser prestado pelos profissionais da saúde, analise as assertivas seguintes:

I. O método canguru consiste em uma iniciativa que integra a Atenção Humanizada a todos os recém-nascidos, buscando melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e a sua família, favorecendo o vínculo afetivo, a estabilidade térmica, o estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê.

II. O recém-nascido grave ou potencialmente grave tem direito ao livre acesso do pai e da mãe durante todo o período de internação, 24 horas por dia, inclusive em Unidades de Terapia Neonatal Intensiva (UTI neonatal).

III. Para a ampliação e o fortalecimento da participação paterna na saúde familiar, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar atentos ao acesso e ao acolhimento de qualidade desses pais, incluindo-os como sujeitos responsáveis pelo bem-estar da criança nas diversas fases da sua vida.

III. Para a ampliação e o fortalecimento da participação paterna na saúde familiar, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar atentos ao acesso e ao acolhimento de qualidade desses pais, incluindo-os como sujeitos responsáveis pelo bem-estar da criança nas diversas fases da sua vida.

IV. A Atenção Básica assume um papel importante para a atenção integral à saúde das crianças e de suas famílias em situações de violência, por ser o serviço responsável pela coordenação das ações de cuidado no território, o que inclui a realização de perícias médicas, pelo Instituto Geral de Perícias, órgão da Atenção Básica, que atestem a ocorrência ou não da violência.

V. O documento "Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências" é um guia a ser percorrido para o alcance da atenção integral. As dimensões da Linha de Cuidado são: o atendimento e a perícia.

VI. A “Ficha de Notificação/ Investigação Individual de Violência Doméstica,Sexual e/ou outras Violências" possibilita a notificação da violência de natureza física, sexual e psicológica, além da negligência, da privação e do abandono e de suas várias formas de manifestação.

Sobre as assertivas anteriores, quais estão incorretas?

A imagem seguinte pode ilustrar um dos momentos da atuação do profissional da Psicologia no contexto Educacional brasileiro. Tal atuação construiu-se, historicamente, com ênfase em atividades de avaliação psicológica da inteligência e da aprendizagem, e de intervenções que objetivavam a adaptação do aluno ao modelo de ensino-aprendizagem vigente.


Nas últimas décadas, a Psicologia iniciou um novo movimento pautado na revisão e ampliação de sua atuação no contexto Educacional com vistas à construção de novos olhares e intervenções. Acerca da atuação contemporânea da Psicologia no contexto Educacional, analise as assertivas seguintes:

I. O fracasso escolar necessita ser compreendido pelo profissional da Psicologia como um fenômeno isolado, que ocorre de modo independente de aspectos sociais, econômicos, psicológicos, pedagógicos, entre outros.

II. Tornou-se fundamental que o profissional da Psicologia instrua professores e técnicos sobre a elaboração de seus diagnósticos no contexto escolar, possibilitando comparações sobre as dificuldades de aprendizagem entre os alunos de um mesmo nível escolar, de modo a possibilitar maior equidade educativa.

III. O profissional da Psicologia deve colaborar com pesquisas que avaliem os procedimentos adotados pela escola e participar, ativamente, do planejamento de políticas educacionais.

IV. A atuação deve abarcar o nível institucional, procurando entender sobre o contexto sociopolítico e as relações da comunidade escolar, visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo.

Sobre as assertivas anteriores, quais estão corretas?

“A Psicologia pode oferecer significativo apoio às políticas de prevenção e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), pois o campo de atuação desta profissão engloba uma diversificada gama de técnicas voltadas para a promoção da saúde, para o diagnóstico precoce e o tratamento de declínios físicos, emocionais e cognitivos. Especificamente, na atenção à saúde mental do idoso, as estratégias preventivas em Psicologia têm como foco a manutenção da autonomia e da funcionalidade cognitiva, mesmo na existência de quadros patológicos já instalados, como a prevenção do suicídio em quadros de depressão; do isolamento social em quadros de perdas da independência, e do estresse, sobrecarga e desestruturação de núcleos familiares ao enfrentar o dia a dia de cuidado do idoso acometido por patologias crônico-degenerativas” ( BE O, 015, p.277). Fonte: RIBEIRO, Pricila Cristina Correa. A psicologia frente aos desafios do envelhecimento populacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de fora, v. 8, n. spe, p. 269-283, dez. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1983-82202015000200009&lng =pt&nrm=iso. Acesso em 04 jun. 2018. As alternativas seguintes apresentam adoecimentos que influem na saúde mental comuns na população idosa. Identifique a única alternativa incorreta:

Para comparar e identificar as diferenças entre a Saúde Pública e a Saúde Coletiva, parte-se do pressuposto teórico de que as necessidades de saúde e as intervenções sociais voltadas para atende-las são determinadas, em última instância, pela estrutura da sociedade, em seus planos socioeconômico e político-ideológico. Seguindo esse pressuposto, a Saúde Pública e a Saúde Coletiva são práticas sociais e podem ser analisadas com base na teoria do processo de trabalho.” (SOUZA, 2014, p. 17). (Fonte: SOUZA, Luis Eugênio Portela Fernandes de. Saúde Pública ou Saúde Coletiva?. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, n. 4, p. 7-21, out-dez. 2014. Disponível em: . Acesso em 30 mai. 2018.). Acerca das noções de Saúde Pública e de Saúde Coletiva, analise se as assertivas seguintes são verdadeiras V ou falsas F: ( ) A Saúde Pública tem como objeto de trabalho as necessidades de saúde, ou seja, todas as condições requeridas não apenas para evitar a doença e prolongar a vida, mas também para melhorar a qualidade de vida e, no limite, permitir o exercício da liberdade humana na busca da felicidade. ( ) A Saúde Coletiva tem como objeto de trabalho os problemas de saúde, definidos em termos de mortes, doenças, agravos e riscos em suas ocorrências no nível da coletividade. Nesse sentido, o conceito de saúde que lhe é próprio é o da ausência de doenças. ( ) A Saúde Pública mobiliza a epidemiologia tradicional, o planejamento normativo e a administração de inspiração taylorista, em abordagens caudatárias da clínica e, portanto, da concepção biológica da saúde. ( ) A Saúde Coletiva se propõe a utilizar como instrumentos de trabalho a epidemiologia social ou crítica que, aliada às ciências sociais, prioriza o estudo da determinação social e das desigualdades em saúde, o planejamento estratégico e comunicativo e a gestão democrática. ( ) O agente da Saúde Coletiva é o trabalhador que desempenha as atividades das vigilâncias tradicionais - epidemiológica e sanitária -, aplica os modelos de transmissão de doenças (controle de riscos). Já, ao agente da Saúde Pública se atribui um papel abrangente e estratégico, tendo a responsabilidade pela direção do processo coletivo de trabalho, tanto na dimensão epidemiológica e social das necessidades de saúde. A sequência correta, de cima para baixo, é:

A Política Nacional de Humanização (PNH), como política transversal ao Sistema Único de Saúde (SUS), perpassa diferentes ações, Políticas Públicas e instâncias gestoras. Foi constituída em 2003 e tem como foco a efetivação dos princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a Saúde Pública no Brasil. Neste sentido, a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores, torna-se uma tarefa primordial, sustentada pelo fomento à autonomia e ao protagonismo dos sujeitos e dos coletivos envolvidos no processo de saúde, visando aumento do grau de co-responsabilização, humanização da gestão e participação dos trabalhadores nos processos de decisão e estabelecimento de vínculos solidários na produção de saúde em rede. (Adaptado da Fonte: Ministério da Saúde. Programa HumanizaSUS. 2018. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/humanizasus. Acesso em 30 mai. 2018). Sobre a PNH, analise se as assertivas seguintes são verdadeiras V ou falsas F: ( ) O SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos, valoriza e incentiva a sua atuação na produção de saúde. ( ) O princípio da indissociabilidade entre a atenção e a gestão orienta para a transformação das relações de trabalho, a partir da ampliação do grau de contato e de comunicação nas políticas e programas do SUS, bem como pelo reconhecimento da importância das diferentes especialidades e práticas em saúde, de modo que os saberes possam produzir saúde de forma mais corresponsável. ( ) O princípio do protagonismo, da corresponsabilidade e da autonomia dos sujeitos e do coletivo orienta que trabalhadores e usuários devem buscar conhecimento sobre como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. ( ) O princípio da transversalidade orienta que, qualquer mudança na gestão e atenção, é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades. ( ) O HumanizaSUS preza pela formação continuada de seus entes, por meio de cursos e oficinas, e a partir da discussão dos processos de trabalho, de modo que as diretrizes e dispositivos da PNH sejam vivenciados e reinventados, técnica e politicamente, no cotidiano dos serviços de saúde. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Um adolescente de 14 anos procura por atendimento psicológico, acompanhado de seus pais, com os sintomas de falta de sono, falta de cuidado consigo e nas tarefas cotidianas, tristeza, dificuldade de estabelecer vínculos sociais, estresse em decisões corriqueiras e ansiedade situacional, especialmente relacionada à ausência de estímulos de natureza tecnológica. O relato dos familiares enfatizou a necessidade do jovem de estar conectado à internet e navegar em redes sociais por um período médio de 8(oito) horas diárias. Também, houve o relato, por parte dos pais, sobre o desconhecimento acerca de outros conteúdos de navegação e sobre o afastamento do adolescente das atividades esportivas, as quais lhe proporcionavam satisfação e entusiasmo. Quanto à alimentação, os pais afirmaram que continua adequada e balanceada. O profissional da Psicologia entende que os sintomas apresentados no caso podem estar relacionados à dependência tecnológica. Porém, no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Saúde Mental (DSM-V) aborda-se de modo vago e restritivo o adoecimento, com a classificação denominada de Transtorno do Jogo pela Internet, no capítulo dos adoecimentos que necessitam de maior aprofundamento por meio de pesquisas. Diante do contexto, nos atendimentos subsequentes, o profissional da Psicologia passa a relacionar aspectos do desenvolvimento humano na adolescência às queixas apresentadas, com vistas a melhor análise do caso e ao estabelecimento de intervenções. Acerca do caso fictício relatado e das teorias sobre o desenvolvimento humano na adolescência, identifique a assertiva incorreta:

“O advento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) inseriu definitivamente a Psicologia no campo da assistência social, já que a presença de profissionais psicólogos é prevista e inclusive obrigatória, em alguns casos, na composição das equipes dos dois principais serviços de proteção social que estruturam essa política: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).” ( E E A GUA ES H , 2017, p. 2). (Fonte: PEREIRA, Vinicius Tonollier; GUARESCHI, Pedrinho A.. A Psicologia no CRAS: um estudo de representações sociais. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 29, e119584, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010271822017000100200&lng=en&nrm=iso. Acesso em 03 Jun. 2018). Especificamente sobre a atuação do profissional da Psicologia no CRAS, analise as assertivas seguintes: I. A Psicologia pode contribuir na elaboração e na execução de políticas públicas de Assistência Social, que objetivem a emancipação social, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania. II. A prática profissional do psicólogo junto às políticas públicas de Assistência Social deve ser diferenciada dos demais profissionais agentes da área social, produzindo seus projetos e intervenções de modo autônomo. III. As atividades do profissional da Psicologia no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção de situações de risco e de vulnerabilidades, bem como para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. IV. No caso da identificação de demandas que necessitem de serviços de acompanhamento clínico de natureza psicoterapêutica, o profissional da Psicologia deverá organizar sua agenda para o efetivo atendimento individual no âmbito do próprio CRAS. V. O profissional da Psicologia tem o papel de fomentar a existência de espaços de formação permanente, buscando a construção de práticas contextualizadas e coletivas. Quais das assertivas anteriores estão corretas?

Em um estudo estatístico, referente às distâncias percorridas por um grupo de 7 alunos que estudam na Unoesc, tem-se a sequência, fora de ordem, igual a: 60 – 60 – 90 – 50 – 40 – 20 – 30. Quais serão sucessivamente (nessa ordem) a Mediana, Moda e Média aritmética simples?

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