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O transporte ferroviário é uma alternativa para reduzir custos de produção e comercialização, bem como, alivia as estradas e o transporte rodoviário. Com o objetivo estratégico e buscando aumentar a competitividade no setor de carnes, Santa Catarina aguarda o início das obras da ferrovia que deverá ligar o Oeste de Santa Catarina ao litoral Catarinense (Porto de Itajaí). Essa obra ferroviária importante para o desenvolvimento regional ficou conhecida como:

A flexibilidade é a capacidade motora responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão. Ainda em relação à flexibilidade podemos afirmar que é extremamente importante que seja aumentada em esportes como ginástica olímpica, ginástica rítmica, patinação, nado sincronizado, bale, e dança, porém o mesmo não ocorre com outras modalidades esportivas, como nos jogos coletivos, em que níveis moderados de flexibilidade já são suficientes. (DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003).

São fatores que afetam os níveis da flexibilidade:

I. Idade.

II. Sexo.

III. Temperatura ambiente.

IV. Hora do dia.

V. Características elásticas dos músculos, tendões e ligamentos.

Assinale a alternativa correta:

Sabemos que o futebol é um esporte que coloca duas equipes, formadas por onze jogadores para se confrontarem, sendo o objetivo do jogo fazer entrar a bola na meta (traves) da equipe adversária, respeitando uma série de regras, entre elas: I. Os jogadores não poderão portar objetos que possam machucar o adversário ou a si. O jogador deve usar equipamentos básicos como a camisa, calções, chuteiras, caneleiras e meias, onde as duas equipes devem ter uniformes diferentes para que possam ser identificados no campo. II. O jogo dura oficialmente 90 minutos, com dois tempos de 45 minutos, com intervalo de 15 minutos. O tempo da partida pode ser prolongado caso ocorram substituições e lesões de jogadores e outras ações que possam retardar o jogo. III. As metas (traves) de um campo de futebol estão situadas no centro da linha de meta. Ela é formada por duas traves (ou postes) verticais, com o tamanho de 2,44 metros de altura e separados por um poste (ou travessão), na horizontal com o tamanho de 7,32 metros. IV. Nenhum jogador, em hipótese alguma pode tocar com as mãos ou braços na bola, sendo que o jogo deve ser realizado preferencialmente com os pés, porém toques com o tronco são aceitos principalmente para defesas e “roubo da bola”. V. O campo deve possuir formato quadrado, com medidas iguais para todos os lados. Em relação às regras do futebol, é correto afirmar que:

A educação infantil quando bem orientada deve proporcionar um espaço em que a criança aprende, brinca, se desenvolve, se relaciona com outras crianças, dialoga, desenvolve seus aspectos cognitivos, sociais, afetivos. E isso é essencial, já que é a primeira experiência educacional da criança fora do ambiente familiar, longe dos pais, que são os meios de proteção. Ainda em relação a educação infantil, é correto afirmar que: I. A educação infantil é uma fase importante para o desenvolvimento total da criança, assegurada por lei ela vai do 0 aos 7 anos de idade, sendo responsabilidade da família, da sociedade e do estado a construção de espaços físicos adequados par a vivência da educação, lazer e interação social. II. Os jogos e as brincadeiras têm uma importância significativa para o ensino infantil, pois é meio de alcançarmos de forma pedagógica o desenvolvimento, crescimento e a aprendizagem das crianças, isto porque estes fazem parte do mundo da criança, para elas a brincadeira não é diferente da realidade. III. Através do brincar a criança explora, experimenta, cria, conhece seu próprio corpo, descobre seus limites, interage com outras crianças, desenvolve capacidades, habilidades, brincando em atividades de movimentação corporal, a criança desenvolverá os seus aspectos cognitivos, sociais, afetivos e, também poderá ser levada a entender que esses movimentos têm significados, pois se manifestam com o objetivo de expressão e comunicação. IV. A lei brasileira determina que as crianças sejam obrigatoriamente matriculadas na escola quando completam 4 anos, também define que é direito da criança a garantia de vaga na rede pública de ensino. Para que possam ocorrer impactos positivos e duradouros, no entanto, não basta garantir vaga, é preciso que seja oferecida educação de qualidade. V. Acredita-se que a educação infantil é a primeira porta de acesso da criança à sociedade, onde ela tem a oportunidade de construir suas hipóteses e aprendizagens sobre o mundo. Por isso é necessário educação de qualidade com diretrizes educacionais claras, guiadas por um planejamento estratégico com metas para curto, médio e longo prazos, além de promover a avaliação periódica de resultados e profissionais preparados. Assinale a alternativa correta:

Aponte a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas abaixo: I. Foi bem na prova _______ havia estudado bastante. II. O ______ das coisas é sempre o ponto crucial dos diálogos. III. Esta é a estrada _________ passo todos os sábados.

Abaixo o mapa de Santa Catarina (limites entre Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina) com destaque para o município de Saudades.

A partir do mapa, referente à localização do Município de Saudades, assinale a alternativa correta.

Quando nos referirmos aos princípios científicos do treinamento desportivo, estamos descrevendo os princípios que norteiam a preparação física dos atletas. Uma vez bem assimilados permitem que o preparador crie seus próprios métodos e técnicas de preparação, baseados nos processos já existentes. (DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003).

Sendo assim, fazem parte dos princípios do treinamento desportivo:

I. Individualidade biológica.

II. Sobrecarga.

III. Especificidade.

IV. Interdependência volume-intensidade.

V. Alongamento

Assinale a alternativa correta:

As regras do voleibol incluem diversas faltas que podem ocorrer no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros. São consideradas faltas durante uma partida: I. Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo. II. Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários. III. Uso dos pés: quando em uma defesa um jogador defender a bola com um dos pés. IV. Bloqueio: se o levantador do time adversário bloquear o saque. V. O bloqueio: quando o bloqueio for realizado por três jogadores, a regra é clara só é permitido bloqueios simples (um jogador) ou duplos (dois jogadores). As alternativas que remetem-se a falta são:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um documento que reúne as leis específicas que asseguram os direitos e deveres de crianças e adolescentes. Desde 1990, com o ECA as crianças e adolescentes são reconhecidos como sujeitos de direitos e estabelece leis que priorizam por seu bem estar físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Assim, são direitos das crianças e adolescentes, segundo o ECA: I. Considera-se criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade. II. É dever unicamente da família, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida e à alimentação sob quaisquer circunstâncias. III. É dever do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à saúde, à educação, e o direito de conviver com a família de crianças e adolescentes de nacionalidade brasileira. IV. É dever da comunidade e da sociedade em geral assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes. V. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Assinale a alternativa correta:

A Lei nº 11.645/08 altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Sendo assim, é correto afirmar que: I. São nos estabelecimentos de ensino médio, oficiais e particulares, que torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. II. São nos estabelecimentos de ensino fundamental (anos inicias), oficiais e particulares, que torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. III. São nos estabelecimentos de ensino fundamental (anos finais), oficiais e particulares, que torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. IV. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. V. Nos estabelecimentos de ensino fundamental (anos iniciais e finais), oficiais e particulares, torna-se facultativo (dependendo da região) o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Assinale a alternativa correta:

Leia os fragmentos retirados das obras de Graciliano Ramos. Em qual alternativa o acento indicador de crase deverá ser retirado?

A Teoria da Complexidade nos remete à ideia de sustentabilidade. Busca reverter o quadro de vulnerabilidade a que todos estamos submetidos, inclusive o Planeta, na sua totalidade complexa. A visão de Sustentabilidade, não no sentido pequeno de adaptação, sobrevivência e de lucro, como às vezes é utilizado no âmbito organizacional, mas no sentido de preocupação com as perspectivas para as gerações futuras. A complexidade e suas implicações são as bases do denominado pensamento complexo que vê o mundo como um todo indissociável e propõe uma abordagem multidisciplinar e multirreferenciada para a construção do conhecimento.

Entre os pensadores abaixo, assinale aquele que pode ser considerado o fundador da ciência da complexidade.

Referente ao Município de Saudades/SC analise as assertivas abaixo. I. Por meio da Lei Municipal n°27/79 de 28 de maio de 1979 foi instituído no município de Saudades o brasão que representa as armas do município. O Brasão constitui-se de um Escudo ibérico. Possui ainda, dois arados, um pé de fumo, um pé de milho e o nome do município "Saudades". II. A Bandeira Municipal foi instituída pela Lei Municipal n° 28/79 de 28 de maio de 1979. É formada por dois campos, sendo o campo superior de cor verde em sentido horizontal e o campo inferior de cor branca, também no sentido horizontal. Ao centro um losango de cor amarela ouro e sobre o losango o brasão do município. III. Em 1950, Saudades foi considerado Distrito de Chapecó; em 1954 fez parte de São Carlos e no dia 30 de dezembro de 1961 foi emancipado. Distante 65 km de Chapecó, limita-se com 4 (quatro) municípios: Pinhalzinho, Maravilha, Cunha Porã e Chapecó. IV. “Muito anos atrás o imigrante; nessas plagas desertas chegou; Com amor e trabalho constante; nossa linda cidade fundou”. Essa é uma das estrofes do Hino Municipal de Saudades que tem com autor e compositor Horácio Nunes Pires. Nas alternativas abaixo, assinale a correta.

Observando-se alguns dos recursos utilizados na construção do texto, verifica-se que

Em todas as frases, os verbos estão na voz ativa, exceto em:

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