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Para qualificar o processo de ensino aprendizagem, a formação continuada dos docentes, enquanto troca de saberes e experiências educativas, é primordial. Nóvoa (1995) entende que novas competências têm de ser desenvolvidas, mediante proposta reflexiva do professor que pesquisa e reflete sobre sua prática para gerar conhecimento científico no campo da pedagogia. Ao definir as novas competências dos profissionais da educação na dimensão tecnológica Belloni (2001) aponta quatro áreas:

Professora Simone, conversa com a coordenadora pedagógica de sua escola, sobre a prática avaliativa dizendo: “os aspectos da avaliação não são notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes”. A coordenadora Pedagógica contribui afirmando: “a avaliação contínua e cumulativa deve ser praticada por todos os professores e nenhuma avaliação deve ser decidida no bimestre, trimestre ou semestre; deve resultar de acompanhamento processual, negociado, transparente, entre docente e aluno(a), sendo este seu aspecto diagnóstico”. Assim, constatada no processo de avaliação o não domínio de conhecimentos, toma-se a medida de superar a limitação de aprendizagem. Isso significa que: I. Nota verifica, não avalia. II. A avaliação é meio e nunca fim do processo de ensino. III. A nota avalia e propicia estímulo para o(a) aluno(a) continuar estudando. IV. Avaliação processual é fim, fechamento e decisão final. V. Avaliação é algo figurativo, nada que deve preocupar professores e coordenadores pedagógicos. Assinale a alternativa correta:

Qual a lei que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente?

Piaget sempre deixou claro que sua opção metodológica por estudar a criança não era casual, mas sim para elaborar uma teoria geral da origem e evolução da inteligência humana. Então, afirma que a relação sujeito-objeto é dialética, pois na medida em que o sujeito determina o objeto, é também determinado por ele, transformando esta relação numa via de mão dupla e rompendo de vez com a epistemologia clássica. Entretanto, para que essa relação de dupla determinação aconteça, é preciso a ação conjugada de dois esquemas de ação, que são:

À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento (Moreira e Candau, 2008). Assim, diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, para que o currículo venha ser entendido como: I. Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos. II. As experiências de aprendizagens escolares a serem vividas pelos alunos. III. Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. IV. Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino. V. Os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus de escolarização. Assinale a alternativa correta:

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