Considere as células A1 até A6 e B1 até B6, de uma planilha eletrônica do Calc, idioma português do Brasil, com valores inseridos conforme representado no esquema a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula correta para o cálculo da média aritmética de consumo de café (kg/ano) de todos os países apresentados no esquema desta questão.
A figura promove uma sátira à evolução humana. No espaço mundial, o capitalismo em sua versão neoliberal procura ampliar seus domínios para os mais diversos países através da globalização. Dar prioridade para as empresas e convencer as sociedades do “caminho único" no que concerne à economia e às relações sociais.
O termo globalização é muito conhecido e, além disso, discutido no dia a dia das pessoas. Quem nunca ouviu que vivemos na era da globalização, na qual tudo converge e os limites vão desaparecendo? No centro do debate está o medo de uma homogeneização.
Dentre as principais características da sociedade de mercado, destacam-se, exceto:
País da América do Sul, a Venezuela, com a queda de investimentos internacionais, tensões e crise humanitária, tem passado por agravamento da crise econômica, política e institucional desde 2013. O fluxo de refugiados econômicos é grande para o Brasil. O Estado que declarou, em dezembro de 2017, situação de emergência social e convive com muitos refugiados é
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a instituição de educação infantil deve ser um espaço acolhedor, acessível a todas as crianças que a frequentam, buscando desenvolvimento das identidades por meio de aprendizagens diversificadas como o cuidar e educar, realizadas em situações de interação. Todas as alternativas definem esse cuidar e educar, exceto:
São atividades que trabalham a linguagem e a alfabetização na educação infantil, exceto:
"A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades para leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem" (TFOUNY, 1997, p.9).
Nesse sentido, a alfabetização é
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil diz que a integração do trabalho musical às outras áreas torna possível a realização de diversos projetos já que a música mantém um contato estreito e direto com as demais linguagens expressivas (movimentos, expressão cênica, artes visuais, etc.). Nesse sentido, podemos dizer que a linguagem musical na educação infantil é, exceto:
São diretrizes que orientam as ações previstas no Plano Nacional pela Primeira Infância, exceto: