Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 34 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As corridas continuas de curta, média e longa duração, com ritmos e intensidade de velocidades variadas, são bastante utilizadas em programas de resistência física dos atletas de alto rendimento esportivo. Este tipo de trabalho é bastante conhecido mundialmente como:

Em um programa de atividades físicas de treinamento de resistência anaeróbia, o objetivo é capacitar o organismo para realizar exercícios de grande intensidade/velocidade. Após as atividades, o sintoma fisiológico mais comum é:

Criar um método de ginástica brasileira era o grande sonho de Inezil Penna Marinho. Para tanto, em 1982, lançou uma pequena publicação justificando sua opção e apresentando as principais características metodológicas a serem implantadas na educação. O núcleo de sua proposta prioriza um importante fenômeno sociocultural brasileiro denominado de

Os métodos de ginásticas transplantados para o Brasil a partir de 1800, provenientes de quatro países da Europa, foram de suma importância para sua obrigatoriedade na escola como, também, no desenvolvimento de políticas sociais higienistas no início da República. Esses países foram:

Buscando modificar o método de ensino da educação física na escola, vários autores, em uma obra bastante conhecida dos educadores, sugerem que se estruture os conteúdos da educação física na forma de quatro ciclos de escolarização. A abordagem que trata desta reestruturação é nominada de

Segundo o conceito ampliado de saúde, previsto pelo SUS e pela PNPS, a responsabilidade do educador físico na oferta de serviços de práticas corporais/atividade física (PCAF) deve partir da compreensão real da população, superando o aprisionamento dos conhecimentos técnicos e clássicos da educação física para construir ações coletivas e integradas de promoção da saúde, tendo como referência a

Para elaborar um plano de trabalho visando o fortalecimento da musculatura abdominal, o educador físico deve conhecer os principais músculos que a compõem, que são:

O conhecimento dos músculos é de fundamental importância para o educador físico na elaboração de qualquer programa de ginástica. Qual é o principal músculo da respiração que separa a cavidade torácica da abdominal no corpo humano?

O músculo sartório, também conhecido como “costureiro", é o mais longo músculo do corpo humano e exerce múltiplas funções, tanto na prática esportiva como na vida cotidiana. O funcionamento deste músculo envolve

A ginástica vem sofrendo mudanças significativas nos conteúdos e métodos de ensino ao longo da história mundial. A ginástica calistênica, originária da Suécia, no século XX, tem como características as formas analíticas, a divisão dos exercícios em grupos associados a ritmos musicais, com mãos livres ou com o uso de pequenos aparelhos (Marinho, 1952). Os dois objetivos principais dessa ginástica no Brasil são:

A construção da área de educação física no Brasil foi permeada, nas últimas décadas, por diferentes concepções que podem ser divididas em abordagens críticas e não críticas. No campo do pensamento crítico, os conteúdos de ensino podem ser tratados como

Para Kunz (1994), o esporte não precisa estar voltado apenas para o alto rendimento, mas ter em conta que o sujeito precisa desenvolver determinadas competências que lhe dê formação emancipatória e livre. Na perspectiva do autor, as competências que vão além dos esportes são:

Dentro da PNPS, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) em articulação com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vem desenvolvendo importante iniciativa de promoção da saúde coletiva, também conhecida como:

Na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, publicada pelo Ministério da Saúde (2017), há indicação para realização de práticas corporais e atividades físicas, uma vez que estas proporcionam mais disposição, bem-estar, autonomia e oportunidade de fazer amizades, bem como diminuem o risco de doenças do coração, osteoporose, diabetes, depressão e certos tipos de câncer. Segundo o documento citado, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece opções para a prática de exercícios regulares

A resistência é considerada a capacidade física mais importante do organismo, possuiu relação direta entre cansaço e fadiga e pode ser considerada como base para as demais capacidades da vida humana. Os dois tipos relacionados ao trabalho do músculo esquelético são:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282