Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Analise as informações que se apresentam abaixo.

1) Na educação escolar brasileira, não se costuma enfatizar a contribuição de mulheres que se destacaram em várias áreas.

2) Diversos profissionais, de várias áreas do saber, têm-se engajado na luta por mais representatividade das mulheres.

3) A obra “Extraordinárias mulheres" representa um esforço de pesquisa aprofundada, que envolveu, inclusive, a análise de documentos antigos.

4) Como as autoras da obra “Extraordinárias mulheres" pretendem denunciar os maus-tratos sofridos pelas mulheres, ao longo da História, a obra tem como público-alvo os adultos, de ambos os sexos.

Estão em consonância com as informações do Texto 1:

No que se refere à conjugação de alguns verbos irregulares da língua portuguesa, analise os enunciados abaixo.

1) Não podemos negar que muitas mulheres interviram na história do nosso país.

2) Quando toda mulher vir a ser reconhecida, certamente o mundo será melhor.

3) No rol das mulheres extraordinárias, espero que caibam muitas outras mulheres.

4) Os livros de História contém muitas injustiças em relação às mulheres.

Está(ão) correta(s):

Acerca da proposta temática do Texto 1, é correto afirmar que ela:

Observe o cumprimento das normas de regência, no seguinte trecho do Texto 1:

As normas de regência também estão cumpridas em:

O casal Silva, formado pelo Sr. e Srª Silva, convidaram quatro casais amigos para um jantar. Os casais convidados são formados pelos Sr. e Srª A, B, C e D. Nesses casais, estão um(a) ensaísta, um(a) historiador(a), um(a) dramaturgo(a), um(a) romancista e o respectivo cônjuge. Os anfitriões e os convidados se sentaram em uma mesa redonda, com dez cadeiras, com homens e mulheres em cadeiras alternadas e nenhum marido se sentou ao lado de sua esposa. Os presentes se conheciam, com exceção da Srª A, que não conhecia o(a) historiador(a), e da Srª C, que não conhecia o(a) ensaísta. Admita que a relação de conhecer alguém é simétrica, ou seja, se uma pessoa X conhece a pessoa Y, então Y também conhece X. O arranjo dos assentos atendia às seguintes condições:

1) o Sr. B se sentou entre a Srª C e a romancista.

2) a Srª A sentou ao lado do marido da romancista.

3) a esposa do ensaísta sentou entre o marido da dramaturga e o historiador.

4) a esposa do historiador sentou à esquerda do Sr. Silva.

5) o Sr. A sentou à direita da Srª Silva e à esquerda da Srª B.

Quem sentou à direita do Sr. D?

Analise as relações de sentido apresentadas a seguir.

1) O trecho: “um dos primeiros romances de autoria feminina" significa “um dos primeiros romances escritos por uma mulher".

2) O trecho: “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes se repete em diversas áreas" é o mesmo que “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes recorre em várias áreas".

3) São equivalentes semanticamente os seguintes trechos: “Outras obras que têm o propósito de resgatar a biografia de mulheres" e “Outras obras que têm a finalidade de recuperar a biografia de mulheres".

4) A expressão destacada no trecho: “Entraram para a seleção as que representaram um marco, um divisor de águas em suas respectivas áreas" corresponde semanticamente a “empecilho", “óbice".

Estão corretas:

Releia o seguinte trecho: “Nessas aulas, porém, os alunos ouvem falar pouco ou nada da ativista de ascendência indígena Madalena Caramuru, que viveu no século XVI" (1º §). Com o termo destacado, a autora pretendeu:

Considerando diversos aspectos formais da nossa gramática, analise as proposições

1) Assim como em “extraordinárias", também se grafam com “x" as palavras: “extender" e “explêndido".

2) Assim como em “extraordiárias", também devem receber acento gráfico as palavras “peremptório" e “moratória".

3) No trecho: “O contexto é a reivindicação de representatividade que tem sido pautada por feministas e profissionais das artes, da ciência, da tecnologia, entre outros campos.", as vírgulas são facultativas, já que são marcas estilísticas.

4) O termo “público-alvo" exemplifica casos em que o adjetivo (“alvo") não se flexiona no plural. Assim, o plural desse termo é “públicos-alvo".

Estão corretas:

Em uma mercearia, uma dúzia de laranjas custa o triplo do que custam dez maracujás. Depois de um mês, o preço das laranjas caiu 5% e o dos maracujás subiu 3%. Em relação ao mês passado, quanto se gastaria na compra de uma dúzia de laranjas e de dez maracujás?

Em relação ao gráfico abaixo, criado com a planilha eletrônica Microsoft Excel 2010, analise as proposições a seguir.

1) Ao selecionar o gráfico acima, clique em Ferramentas do gráfico e na guia Layout para alterar o título e a legenda do gráfico.

2) Para modificar os limites mínimo e máximo e a unidade principal do eixo vertical do gráfico acima, deve-se clicar no Eixo vertical, na opção Formatar Eixo Vertical.

3) Para criar o gráfico acima, deve-se selecionar as colunas que contêm os dados, clicar na guia Inserir, no grupo Gráficos, escolher o Gráfico 2D, Coluna Agrupada.

4) O gráfico acima pode ser salvo como modelo para que possa ser usado como base para outros gráficos. Para isso, clique no gráfico que deseja salvar como um modelo. Na guia Design, no grupo Tipo, clique em Salvar como Gráfico Modelo.

5) O estilo do gráfico acima pode ser modificado na guia Design, grupo Estilos de Gráfico.

Estão corretas apenas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282