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Acerca da educação inclusiva, Capellini e Rodrigues afirmam que se trata de um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata‐se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos, inclusive aqueles com deficiência. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta uma ação do professor, em sala de aula, que traz prejuízo ao educando.

A teoria histórico‐cultural busca traduzir para a sala de aula o processo dialético – prática‐teoria‐prática – de elaboração do conhecimento científico. Considerando as contribuições de Vygotsky, assinale a alternativa correta.

A atuação do professor no desempenho de suas funções públicas deve pautar‐se em condutas éticas, sendo que

Suponha‐se que a velocidade de uma partícula seja dada pela seguinte função: V=50-30t + 20t2 , onde t é dado em segundos e v em metros por segundo. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a função da posição (x) em função do tempo, sabendo que a posição inicial é zero.

Uma força , com x em metros, age sobre uma partícula, alterando somente a sua energia cinética.

Com base nesse caso hipotético, o trabalho, em Joule, realizado sobre a partícula quando ela se desloca das coordenadas (3 m, 4 m) para as coordenadas (4 m, 0 m) é igual a

A barra homogênea AB, mostrada na figura abaixo, possui peso de 120 N e comprimento de 100 cm. A barra está apoiada no ponto C a 60 cm de A, que sustenta um corpo D, de peso igual a 20 N. A uma distância x de B, foi colocado um corpo E, de peso igual a 100 N, de tal forma que a barra AB fique em equilíbrio na horizontal.

Com base na figura e no texto apresentados, o valor da distância x, em centímetros, é igual a

Assinale a alternativa correta a respeito do efeito fotoelétrico.

Baseando‐se nos estudos de Michael Faraday, Maxwell unificou, em 1864, os fenômenos elétricos e magnéticos observáveis, em um trabalho que estabeleceu conexões entre as várias teorias da época, derivando uma das mais elegantes teorias já formuladas. Maxwell demonstrou, com essa nova teoria, que vários fenômenos elétricos emagnéticos poderiam ser descritos em apenas quatro

equações, na forma diferencial, conhecidas atualmente como Equações de Maxwell.

Internet: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br> (com adaptações).

Considerem‐se as seguintes afirmativas:

(1) os campos magnéticos são rotacionais, isto é, não existem monopolos magnéticos; e

(2) correntes elétricas ou cargas em movimento geram campos magnéticos.

Tomando o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as equações de Maxwell das quais essas afirmativas são consequências.

A difração da luz pode ser explicada pelo princípio de Huygens, segundo o qual cada ponto de uma fenda se comporta como se fosse um foco emissor secundário de luz. Considerem‐se uma fenda de largura AB na qual incide, perpendicularmente, um feixe de luz monocromática e um segundo anteparo opaco, disposto perpendicularmente aos raios incidentes na fenda, no qual é projetada a imagem da fenda, conforme a figura acima. Suponha‐se ainda que, sobre a fenda estreita, incida uma luz monocromática de 600 nm,

em um anteparo, a 2 m de distância (D), que o afastamento linear (y) entre o segundo mínimo de difração e o máximo central seja de 1,2 cm e que, para pequenos ângulos, tg θ ≅ sen θ . Nesse caso, a largura AB da fenda, em milímetros, é igual a

De acordo com o exposto no texto,

No que diz respeito à pontuação, estariam preservadas a correção gramatical e a coerência do texto caso

Quanto às regiões de planejamento do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.

A Lei n.º 9.394/1996 estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito do direito à educação, do dever de educar, da organização da Educação Nacional e dos níveis e das modalidades de ensino.

Nessa perspectiva, é correto afirmar que o ensino, enquanto objeto de estudo da didática, deve estar focado

A avaliação é parte integrante do processo de ensino‐aprendizagem e desempenha um papel específico em relação ao conjunto de componentes que integram o ensino como um todo (está em um sistema). Nessa perspectiva, em relação às formas de avaliar, é correto afirmar que a avaliação

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