Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 50 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O projeto político‐pedagógico é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a clara definição de procedimentos didático‐metodológicos que serão desenvolvidos por todos os envolvidos com o processo educativo. É o projeto fundante da escola; afirma sua razão de ser, conferindo‐lhe identidade institucional. Seu foco básico é o processo de ensino e aprendizagem.

Lindalva P. Carmo. A escola que queremos: uma construção

coletiva. Curso técnico em secretariado escolar

(módulo 1). Fortaleza, SEDUC/CETREDE, 2003.

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, assinale-a alternativa correta acerca do projeto político‐pedagógico.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa que apresenta os eixos curriculares norteadores das práticas pedagógicas.

Os objetivos determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e o aluno e também a gama de habilidades e hábitos a serem construídos.

J.C. Libâneo. Didática. Cortez, 1994 (com adaptações).

Considerando o texto acima e os elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a alternativa que apresenta os níveis de abrangência dos objetivos gerais.

Assinale a alternativa que apresenta os princípios da andragogia.

Assinale a alternativa em que é apresentada proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte período do texto: “Enquanto a chamada tecnologia convencional olha para o mercado e visa lucro, a tecnologia social tem como meta o desenvolvimento humano.” (linhas 3 e 4)

Em primeiro lugar, em Goiás, o conservadorismo parece ser uma característica que une a todos, independentemente da condição ou classe social. Chama a atenção, ao desavisado recém‐chegado às terras goianas, que os mesmos discursos estejam presentes na fala do latifundiário e do meeiro, do trabalhador rural; do empresário ou profissional liberal e dos vendedores da força de trabalho.

Internet: <www.congressohistoriajatai.org> (com adaptações).

Acerca do tema abordado no texto acima e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

A venda da Companhia Energética de Goiás (Celg) para a empresa italiana Enel foi concluída no dia 14/2/2017, em Goiânia. O presidente da corporação estrangeira no Brasil, Carlo Zorzoli, esteve na capital goiana com o governador do estado, Marconi Perillo (PSDB), e o presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Junior, onde assinaram a privatização da companhia, que foi vendida por R$ 2,187 bilhões.

Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

No que se refere à questão energética em Goiás, assinale a alternativa correta.


Vivemos um momento de transformações estruturais como globalização, revolução tecnológica e formação de blocos econômicos. É necessário democratizar essas informações a fim de dar ao homem condições que lhe permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos. Esses pressupostos alicerçam o homem para uma perspectiva de inclusão social, em uma convivência justa, pacífica e de respeito às diferenças.

Vera S. P. Porto. A educação tem uma função de

mudança social. 2017 (com adaptações).

Considerando o texto acima, que trata da relação entre educação e sociedade, assinale alternativa que apresenta o papel da escola na sociedade contemporânea.

Um adulto pode ser analfabeto porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros leem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, se pede a alguém que leia para ele avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita e envolve‐se em práticas sociais de leitura e de escrita."

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo

Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o que dispõem as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa que apresenta as funções da educação de jovens e adultos.

O psicólogo russo Lev Vygotsky, em sua teoria sociointeracionista, apontou que há um espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor. Esse espaço é denominado de

O sociólogo suíço Philippe Perrenoud (2000) afirma que o principal desafio do professor da atualidade é repensar sua própria prática, redimensionando‐a para atuar frente às rápidas e profundas transformações pelas quais passam a sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta à competência mais necessária ao enfrentamento desse desafio.

As Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino Fundamental definem, em sua quarta diretriz, o paradigma curricular que deverá ser articulado, por cada unidade escolar, ao projeto de sociedade que se pretende construir e transformar. Com relação a esse paradigma, assinale a alternativa correta.

A respeito da abordagem interdisciplinar, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282