O projeto político‐pedagógico é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a clara definição de procedimentos didático‐metodológicos que serão desenvolvidos por todos os envolvidos com o processo educativo. É o projeto fundante da escola; afirma sua razão de ser, conferindo‐lhe identidade institucional. Seu foco básico é o processo de ensino e aprendizagem.
Lindalva P. Carmo. A escola que queremos: uma construção
coletiva. Curso técnico em secretariado escolar
(módulo 1). Fortaleza, SEDUC/CETREDE, 2003.
Tendo o texto acima apenas como referência inicial, assinale-a alternativa correta acerca do projeto político‐pedagógico.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa que apresenta os eixos curriculares norteadores das práticas pedagógicas.
Os objetivos determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e o aluno e também a gama de habilidades e hábitos a serem construídos.
J.C. Libâneo. Didática. Cortez, 1994 (com adaptações).
Considerando o texto acima e os elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a alternativa que apresenta os níveis de abrangência dos objetivos gerais.
Assinale a alternativa que apresenta os princípios da andragogia.
Assinale a alternativa em que é apresentada proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte período do texto: “Enquanto a chamada tecnologia convencional olha para o mercado e visa lucro, a tecnologia social tem como meta o desenvolvimento humano.” (linhas 3 e 4)
Em primeiro lugar, em Goiás, o conservadorismo parece ser uma característica que une a todos, independentemente da condição ou classe social. Chama a atenção, ao desavisado recém‐chegado às terras goianas, que os mesmos discursos estejam presentes na fala do latifundiário e do meeiro, do trabalhador rural; do empresário ou profissional liberal e dos vendedores da força de trabalho.
Internet: <www.congressohistoriajatai.org> (com adaptações).
Acerca do tema abordado no texto acima e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.
A venda da Companhia Energética de Goiás (Celg) para a empresa italiana Enel foi concluída no dia 14/2/2017, em Goiânia. O presidente da corporação estrangeira no Brasil, Carlo Zorzoli, esteve na capital goiana com o governador do estado, Marconi Perillo (PSDB), e o presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Junior, onde assinaram a privatização da companhia, que foi vendida por R$ 2,187 bilhões.
Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).
No que se refere à questão energética em Goiás, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz do Plano Nacional de Educação 2014‐2024.
Considerando a Educação para a Diversidade, a Cidadania e a Educação em e para os Direitos Humanos, assinale a alternativa que apresenta uma das dimensões das políticas afirmativas.
Vivemos um momento de transformações estruturais como globalização, revolução tecnológica e formação de blocos econômicos. É necessário democratizar essas informações a fim de dar ao homem condições que lhe permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos. Esses pressupostos alicerçam o homem para uma perspectiva de inclusão social, em uma convivência justa, pacífica e de respeito às diferenças.
Vera S. P. Porto. A educação tem uma função de
mudança social. 2017 (com adaptações).
Considerando o texto acima, que trata da relação entre educação e sociedade, assinale alternativa que apresenta o papel da escola na sociedade contemporânea.
Um adulto pode ser analfabeto porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros leem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, se pede a alguém que leia para ele avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita e envolve‐se em práticas sociais de leitura e de escrita."
Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo
Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998 (com adaptações).
Considerando o texto acima e o que dispõem as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa que apresenta as funções da educação de jovens e adultos.
O psicólogo russo Lev Vygotsky, em sua teoria sociointeracionista, apontou que há um espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor. Esse espaço é denominado de
O sociólogo suíço Philippe Perrenoud (2000) afirma que o principal desafio do professor da atualidade é repensar sua própria prática, redimensionando‐a para atuar frente às rápidas e profundas transformações pelas quais passam a sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta à competência mais necessária ao enfrentamento desse desafio.
As Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino Fundamental definem, em sua quarta diretriz, o paradigma curricular que deverá ser articulado, por cada unidade escolar, ao projeto de sociedade que se pretende construir e transformar. Com relação a esse paradigma, assinale a alternativa correta.
A respeito da abordagem interdisciplinar, assinale a alternativa correta.